-
a) Correto = Competencia e oportunidade
b) Errado = Transparência não é princípio
c) Errado = Prudencia é o principio que adota o menor valor para o passivo
d) Errado = Transparência não é princípio
e) Errado = Houve apenas uma previsão, não entrou dinheiro no caixa.
-
Letra A)
Resolução CFC 1.111/07
Art. 9º O Princípio daCompetência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que sereferem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Art. 6º O Princípio daOportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentespatrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
B) transparência e publicidade. - PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
C) prudência e oportunidade. - O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior paraos do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para aquantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
d) transparência e competência. - PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
e) competência e caixa. - NÃO EXISTE PRINCÍPIO DE CAIXA - NO ENFOQUE ORÇAMENTÁRIO O RECONHECIMENTO DA RECEITA PELO REGIME DE CAIXA.
-
Princípio da Entidade – AUTONOMIA (destinação social) e RESPONSABILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO(obrigação de prestação de contas);
Princípio da Competência – O Princípio da Competência é aquele que reconhece as transações e os eventos na ocorrência dos respectivos fatos geradores, independentemente do seu pagamento ou recebimento, aplicando-se integralmente ao Setor Público.
-
Letra A.
Princípio da Competência e da Oportunidade. Que guardam uma íntima relação, já que a tempestividade que integra o princípio da oportunidade, é fundamental no da comprtência, uma vez que independe do pagamento ou recebimento para o registro das operações.
-
Competência - Reconhece que os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos no momento em que se referem , ainda que não receba o pagamento . O contador registrou a receita mesmo ainda não tendo sido arrecadada .
Oportunidade -O contador reconheceu de forma integra e imediata a receita.
-
Importante destacar que a questão menciona que o registro contábil da receita ocorreu sob o enfoque patrimonial, que reconhece receitas e despesas pelo regime de competência; caso se fizesse a apropriação pelo enfoque orçamentário, a receita só poderia ser contabilizada quando da sua arrecadação, uma vez que esse enfoque determina Regime Misto (Caixa para as receitas e Competência para as despesas), o que atende, inclusive, ao princípio da prudência no setor público.
-
Corrigindo o comentário anterior : Prudência é o principio que determina a adoção do menor valor para o ATIVO.