-
Coligadas são empresas com participação = > 20% das ações ordinárias
Controlada são empresas com participação > 50% das ações ordinárias
Nos dois casos serão usados o método MEP
a) não é custo
b) não é coligada
c) ok
d) é coligada é MEP
e) não é coligada
-
Acredito que a resposta certa seria letra "e", pois a Cia. Acionaria possui 30% das ações ordinárias da Cia. Aberta. Para a Cia. Acionaria ser controladora não deveria possuir 50% ou mais das ações ???
-
Altanir, repare no que diz o item III: Aquisição de 30% do total das ações da Cia. Aberta, adquirindo apenas ações ordinárias. Sabe-se que o controle é exercido pelo acionista com maior quantidade de ações com direito a voto.
As principais características das ações ordinárias são: prioridade no recebimento de dividendos e direito a voto nas Assembleias Gerais de Acionistas. Já nas ações preferenciais esse direito a voto é restrito e específico.
Sabendo que as Cias. Votante, Preferencial e Aberta possuem o Capital Social formado por 50% de ações preferenciais e 50% de ações ordinárias, é correto afirmar que a participação na Cia...
Suponhamos que a Cia Aberta tenha um total de 200 ações (100 preferenciais e 100 ordinárias). A Cia Acionária comprou 30% do total dessas ações, isto é, 60 ações.
O controle é exercido pelo acionista com maior quantidade de ações com direito a voto, ou seja, a Cia. Acionária é controladora da Cia. Aberta, pois detém 60% das ações ordinárias desta.
Lei 6.404/76
Art. 243. [...]
§ 1o São coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa.
§2º Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
§ 4º Considera-se que há influência significativa quando a investidora detém ou exerce o poder de participar nas decisões das políticas financeira ou operacional da investida, sem controlá-la.
§ 5o É presumida influência significativa quando a investidora for titular de 20% (vinte por cento) ou mais do capital votante da investida, sem controlá-la.
CPC 18
Aplicação do método da equivalência patrimonial
16. A entidade com o controle individual ou conjunto (compartilhado), ou com influência significativa sobre uma investida, deve contabilizar esse investimento utilizando o método da equivalência patrimonial, a menos que o investimento se enquadre nas exceções previstas nos itens 17 a 19 deste Pronunciamento.
-
votante => investimento permanente em outras atividade => avaliada pelo custo
preferencial => investimento permanente em outras atividades => avaliadas pelo custo
aberta => investimento em sociedades coligadas, controladas e outras => equivalência patrimonial
por isso, resposta letra c
-
Eu sempre esqueço como responder hehe, mas aí vejo minhas anotações e relembro!
Vamos lá, o enunciado da questão diz que o capital das cias analisadas são formados por 50% ordinário e 50% preferencial.
Logo, (atribuindo valor) se elas têm 100 ações, 50 serão ord. e 50 preferenciais.
100 > 50 ordin.--------------------- para ser controlada teria que adquirir pelo menos 50+1% = 25,5 mais ou menos
_____________ para ser coligada, os 20% = 20%x50 = 10
> 50 pref.
Logo,
Vontante = 15% x 100 = 15 (é coligada , por ter mais que 10, mensura-se pelo MEP)
Referencial = 30% x 100 = 30, mas são preferenciais, não dão direito a voto, então, mensura-se pelo custo.
Aberta = 30% x 100 = 30 (é controlada, por ter mais que os 50+1 ações ord. , MEP)
Fé em Deus e Sorte na Caminhada.
-
A dúvida paira sobre a alternativa D, pois nãose pode dizer q a Cia Votante é uma coligada. A participação nela é de 30% (em relação a 100%), mas o item I não afirma que existe INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA. Apenas menciona que o objetivo da participação em suas ações ordinárias é o de assegurar o fornecimento de matéria prima. (isso por si só induz que se possua INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA ???)
Marquei a letra C pela força da alternativa, mas não saberia explicar a letra D em razão dos fatos acima descritos.
"Bem aventurados os concurseiros, porque alcançaram vitórias!""
-
I - Votante é coligada, pois se adquiriu 15% do total e só adquiriu ordinárias, tem 30% das ordinárias ( 15 de 50). Avaliada pelo MEP
II - A Cia Preferencial só adquiriu ações preferenciais, logo, é avaliada pelo custo
III - A Cia Aberta é controlada, pois se adquiriu 30% do total e só adquiriu ordinária, tem 60% das ordinárias (30 de 50). Avaliada pelo MEP
a) Votante é avaliada pelo MEP e é coligada
b) Preferencial é avaliada pelo Custo, não é controla e nem coligada
c) Aberta é controlada e é avaliada pelo MEP (correta)
d) Votante é avaliada pelo MEP e é coligada
e) Aberta é avaliada pelo MEP e é controlada
Gabarito: Letra C
-
Vimos que os investimentos permanentes em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial.
Vamos analisar as afirmativas, lembrando que as Cias. Votante, Preferencial e Aberta possuem o Capital Social formado por 50% de ações preferenciais e 50% de ações ordinárias!
I. Aquisição de 15% do total das ações da Cia. Votante, adquirindo somente ações ordinárias, com o objetivo de assegurar fornecimento de matéria-prima (o acionista controlador possui 60% do poder de voto).
Trata-se de uma coligada, pois a aquisição de 15% do total das ações, sendo todas elas com direito a voto (ordinárias) representa 30% do total das ações com direito a voto. Se não entendeu este raciocínio imagine que existem 100 ações. O enunciado disse que o Capital Social das empresas é formado por 50% de ações preferenciais e 50% de ações ordinárias.
Assim, no exemplo dado teríamos:
· 50 ações ordinárias (direito a voto);
· 50 ações preferenciais.
Como a Cia. Acionária S.A. adquiriu 15 ações (15% do total de ações), sendo que todas são ordinárias, conclui-se que tais ações representam 30% das ações com direito a voto (15/50).
Assim, trata-se de uma coligada, pois a influência significativa é presumida quando a investidora for titular de 20% ou mais do capital votante da investida, sem controlá-la.
II. Aquisição de 30% de ações preferenciais da Cia. Preferencial, com o objetivo de diversificar suas operações e não possuindo influência significativa na administração da mesma.
Como a ação preferencial não dá direito a voto, tal investimento será avaliado pelo custo.
III. Aquisição de 30% do total das ações da Cia. Aberta, adquirindo apenas ações ordinárias. Sabe-se que o controle é exercido pelo acionista com maior quantidade de ações com direito a voto.
Perceba que agora se trata de uma controlada, pois a Cia. Acionária S.A. comprou 30% do total de ações, sendo todas com direito a voto. Isso representa 60% das ações com direito a voto. O controle é adquirido se a investidora tem, direta ou indiretamente, mais de 50% das ações com direito a voto da investida.
Então resumidamente temos que:
-
Gabarito (C)
PRÉ-ANÁLISE DO CAPUT DO ENUNCIADO.
A Cia. Acionária S.A. realizou as seguintes transações:
I. Aquisição de 15% do total das ações da Cia. Votante, adquirindo somente ações ordinárias, com o objetivo de assegurar fornecimento de matéria-prima (o acionista controlador possui 60% do poder de voto).
Supondo que o total de ações seja 100. 15% de 100 = 15.
Porém, as ações são divididas em 50% preferenciais e 50% ordinárias. Então temos 50 de cada. Se a aquisição foi de 15 num universo de 50 ordinárias, então ele tem 30% das ações ordinárias. Assim, trata-se de uma coligada, pois a influência significativa é presumida quando a investidora for titular de 20% ou mais do capital votante da investida, sem controlá-la.
II. Aquisição de 30% de ações preferenciais da Cia. Preferencial, com o objetivo de diversificar suas operações e não possuindo influência significativa na administração da mesma.
Como a ação preferencial não dá direito a voto, tal investimento será avaliado pelo custo.
III. Aquisição de 30% do total das ações da Cia. Aberta, adquirindo apenas ações ordinárias. Sabe-se que o controle é exercido pelo acionista com maior quantidade de ações com direito a voto.
30% do total (100 no exemplo) = 30 ações. Só que foi somente de ações ordinárias, ou seja 30 ações num universo de 50, representando 60%. Se é 60% das ações com direito a voto (pois são ações ordinárias e não preferenciais), então há controle.
Sabendo que as Cias. Votante, Preferencial e Aberta possuem o Capital Social formado por 50% de ações preferenciais e 50% de ações ordinárias, é correto afirmar que a participação na Cia.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
RESOLVENDO ASSERTIVA POR ASSERTIVA
A) Votante é avaliada pelo custo por ser considerada coligada. Comentário: errado, realmente ela é uma coligada e como o investimento não é especulativo, deve ser pelo Método da Equivalência Patrimonial e não pelo custo.
B) Preferencial é avaliada por equivalência patrimonial por ser considerada coligada. Comentário: para ser coligada precisa ter uma influência significativa sem controlá-la, ações preferenciais, diferentemente das ordinárias, não dão direito a voto, portanto são calculadas pelo método do custo.
C) Aberta é avaliada por equivalência patrimonial por ser considerada controlada. Comentário: certo, observe que a Cia. Acionária detém 60% das ações com direito à voto, controlando a Cia. Aberta.
D) Votante é avaliada pelo custo por não ser considerada coligada ou controlada. Comentário: Ela vai ser avaliada pelo método de equivalência patrimonial e é sim uma coligada.
E) Aberta é avaliada por equivalência patrimonial por ser considerada coligada. Comentário: É controlada, pois possui 60% das ações ordinárias! Para ser uma coligada não pode ter controle, somente influência significativa.
Pessoal, esse é meu primeiro comentário mais "complexo" nessa matéria, Erros? Notifique-me.
-
Vimos que os investimentos permanentes em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial.
Vamos analisar as afirmativas, lembrando que as Cias. Votante, Preferencial e Aberta possuem o Capital Social formado por 50% de ações preferenciais e 50% de ações ordinárias!
I. Aquisição de 15% do total das ações da Cia. Votante, adquirindo somente ações ordinárias, com o objetivo de assegurar fornecimento de matéria-prima (o acionista controlador possui 60% do poder de voto).
Trata-se de uma coligada, pois a aquisição de 15% do total das ações, sendo todas elas com direito a voto (ordinárias) representa 30% do total das ações com direito a voto. Se não entendeu este raciocínio imagine que existem 100 ações. O enunciado disse que o Capital Social das empresas é formado por 50% de ações preferenciais e 50% de ações ordinárias.
Assim, no exemplo dado teríamos:
· 50 ações ordinárias (direito a voto);
· 50 ações preferenciais.
Como a Cia. Acionária S.A. adquiriu 15 ações (15% do total de ações), sendo que todas são ordinárias, conclui-se que tais ações representam 30% das ações com direito a voto (15/50).
Assim, trata-se de uma coligada, pois a influência significativa é presumida quando a investidora for titular de 20% ou mais do capital votante da investida, sem controlá-la.
II. Aquisição de 30% de ações preferenciais da Cia. Preferencial, com o objetivo de diversificar suas operações e não possuindo influência significativa na administração da mesma.
Como a ação preferencial não dá direito a voto, tal investimento será avaliado pelo custo.
III. Aquisição de 30% do total das ações da Cia. Aberta, adquirindo apenas ações ordinárias. Sabe-se que o controle é exercido pelo acionista com maior quantidade de ações com direito a voto.
Perceba que agora se trata de uma controlada, pois a Cia. Acionária S.A. comprou 30% do total de ações, sendo todas com direito a voto. Isso representa 60% das ações com direito a voto. O controle é adquirido se a investidora tem, direta ou indiretamente, mais de 50% das ações com direito a voto da investida.
Então resumidamente temos que: