-
Gostaria de saber qual o erro das alternativas B e D.
-
Olha, o único erro que achei na letra b) foi: "As formas verbais vangloriava e acelerar, pretérito perfeito do indicativo e infinito, respectivamente, poderiam ser substituídas, sem prejuízo de sentido, por ufanava e apressar". Não sei se a banca seria capaz de colocar uma "casca de banana" dessas, mas é assim que está escrito na prova - não é erro do site, como comumente encontramos em algumas questões.
Quanto à letra d), a forma verbal que poderia ser substituída por "renunciara" seria tinha renunciado, que é a forma composta do Pretérito Mais-que-perfeito (Pret. Imp. do Indicativo + Particípio). O caso de "tenha renunciado" (Presente do Subjuntivo + Particípio) corresponde à forma composta do Pretérito Perfeito do Subjuntivo.
-
Já eu gostaria de saber o comentário de todas, por favor.
-
Os erros que acredito ter encontrado são:
A questão pede para assinalar a afirmativa correta, então
LETRA B- As palavras podem ser alteradas sem perder o sentido como sugerido na alternativa B porem, faz uma afirmação incorreta ao caracterizar a palavra "vangloriava" como um verbo conjugado no pretérito perfeito, e na verdade ela está conjugada no pretérito imperfeito.
LETRA C- A expressão "tempos antes" acrescenta circunstância de tempo, não de modo.
LETRA D- a forma verbal "renunciara" está no pretérito mais que perfeito (passado do passado) e a expressão "quer dizer" e "tenha renunciado" estão no presente.
LETRA E- o adverbio "provavelmente" indica sobre o fato dela SABER sobre a queda da popularidade e não sobre o fato de cair.
Gab LETRA A
-