-
Gabarito D.
Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo (vide esquema mnemônico no 2, abaixo
Fonte: Renato Valentini
-
letra D
Sempre que os direitos e obrigações dos documentos prescrevem mas continuam a ter valor como testemunho e fonte de informação, passam a assumir um valor secundário.Enquanto que todos os documentos têm um valor primário que dura mais ou menos tempo, conforme os casos, nem todos têm ou adquirem necessariamente um valor secundário. Este valor só é atribuído a posteriori.
Valor probatório = passar por um tempo de avaliação.
http://clips-e-postits.blogspot.com.br/2007/07/o-valor-primrio-e-secundrio-do.html
-
Alguém pode me explicar pq a alternativa "E" está errada?
-
LETRA C
O processo de avaliação de documentos de arquivo é feito através de pré-requisitos estabelecidos, com análise e seleção de documentos, indicando com precisão o prazo de guarda nas fases corrente, intermediária e permanente, com identificação de seus valores primário e secundário, devendo ser executado por uma equipe técnica, composta por profissionais de diversas áreas, como: arquivistas, historiadores, pesquisadores, profissionais das unidades organizacionais as quais os documentos serão avaliados, economistas e etc.
-
Colega Arquivista Concurseira, sobre a sua dúvida da letra E:
A comissão permanente é uma comissão multidisciplinar. Entretanto, não necessariamente deverá contar com representantes da área jurídica e tecnológica. Se necessário, deve contar mas isso não é uma regra.
-
QUESTÃO LETRA D
A) Art. 9º - A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
Poder Executivo Federal, é o Arquivo Nacional a instituição arquivística competente para autorizar a eliminação de documentos.
Os órgãos e entidades devem elaborar listagens de eliminação e encaminhá-las ao Arquivo Nacional para apreciação.
B) O valor primário refere-se ao uso administrativo, fiscal, legal e operacional.
C) Schellenberg (1956, 1965) desenvolveu toda uma teoria de valor, pela qual se tornou conhecido, de acordo com Cook (1997), como o pai da avaliação arquivística. Essa teoria propõe dois tipos de valores aplicáveis ao contexto dos arquivos: valor primário e valor secundário
D) O valor secundário pode ser probatório ou informativo. (Valor histórico ou documental (probatório e informativo)
E) A Comissão Permanente de Avaliação compõe-se de um grupo multidisciplinar, formado por membros permanentes