SóProvas


ID
1168891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Acerca dos recentes desenvolvimentos no Oriente Médio, no Irã e no Iraque e das suas implicações para a política externa brasileira, julgue (C ou E) os itens seguintes.


A Declaração de Teerã e o Plano de Ação Conjunto de Genebra são semelhantes no que diz respeito ao tratamento da questão nuclear iraniana, por proporem essencialmente os mesmos passos para a sua solução, mas se diferenciam pelos contextos políticos distintos em que surgiram e por seus artífices, o que explica o fracasso da primeira e o êxito do segundo.

Alternativas
Comentários
  • Artigo que trata com detalhes desse assunto:

    http://contextointernacional.iri.puc-rio.br/media/v36n2a11.pdf

    Pela leitura do texto, acredito que o único erro da questão encontra-se no fato de que não é possível afirmar que o Plano de Ação Conjunto de Genebra obteve êxito, já que o mesmo ainda está com sua implementação em curso.

  • Kamenei descarta congelar programa nuclear do Irã por longo período:

    http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN0P32BL20150623

    Notícia atual que pode significar o fracasso do Plano de Ação Conjunto de Genebra...

  • Os passos para a solução da questão nuclear iraniana são distintos nos dois acordos. Um exemplo é que na Declaração de Teerã o Irã se compromete a depositar 1200 quilos de urânio enriquecido na Turquia, já o Plano de Ação de Genebra não prevê a retirada de urânio enriquecido do Irã.

  • O excelente artigo trazido pelo colega (http://contextointernacional.iri.puc-rio.br/media/v36n2a11.pdf) afirma que "embora formulados para atender ao mesmo objetivo, os dois acordos diferem em vários aspectos. Pelo menos três merecem atenção especial: o método de negociação e os atores envolvidos; a amplitude; e a essência formal dos acordos firmados".