SóProvas


ID
1169674
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política de Educação é o alicerce de uma sociedade mais igualitária para a construção de uma nova ordem social, o que se evidencia em discursos ufanistas sobre o alcance das mudanças que podem ser realizadas na vida das pessoas.

                           PORQUE

essa política constitui um direito social que deve ser ampliado e universalizado, a fim de contribuir para as possíveis mudanças individuais, coletivas e para o estabelecimento dessa nova ordem social.

É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da proposição A esta na palavra  UFANISMO ( vaidoso, orgulho por si). 

  • a primeira questão é a retórica da sociedade como se apenas por meio da educação escolarizada se promovesse mudanças.

    contudo, defendemos uma educação emancipadora que promova mudanças substantivas na coletividade.

    Gabarito B

  • O erro da questão está dizer que a Politica de Educação é  o alicerce para essa mudança, de uma nova ordem social. É necessário pensar em uma ampliação no campo dos direitos sociais. E a politica de educação deve ser vista como meio e não como finalidade de realização da nova ordem social.

     

  • Ufanismo é o orgulho exagerado de algo, comumente utilizado no Brasil para se referir ao patriotismo excessivo, ou seja, um grande orgulho que determinado indivíduo possui de seu país, pátria e nação.

     

    A palavra ufanismo é um neologismo da língua portuguesa brasileira, criada em alusão a obra “Porque me Ufano do Meu País” (1900), de autoria do Conde Afonso Celso. O termo ufano provém da língua espanhola, significando a característica de um grupo que se auto vangloria.

     

    Ao contrário do patriotismo e nacionalismo, que podem ser interpretados como conceitos positivos até certo nível, o ufanismo é visto como um exagero desmedido do “amor pela pátria”. Neste caso, o ufanismo é comparado a ideias pejorativas, como de vaidade, jactância e arrogância.

     

    Uma das frases mais famosas do ufanismo brasileiro foi: “Brasil, ame-o ou deixe-o”, que representava a ideia de obrigatoriedade do cidadão de aceitar as normas institucionalizadas pelo regime ditatorial ou ter que abandonar o país, caso não concordasse com o regime militar.

     

    Alguns dos principais sinônimos de ufanismo são: nacionalismo exagerado e patriotismo exacerbado.