SóProvas


ID
1169677
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A questão refere-se ao documento “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”.


Quanto à atuação do assistente social na Política de Educação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A compreensão de uma educação emancipadora possibilita aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano.

( ) O assistente social, no campo educacional, deve priorizar o segmento estudantil, as abordagens individuais e as ações prioritárias junto às famílias.

( ) O assistente social deve trabalhar termos conceituais e ideológicos, tais como educação inclusiva e democratização da educação, contribuindo para a construção da cidadania dos estudantes.

( ) O assistente social deve atender às demandas institucionais, por meio de procedimentos técnico-instrumentais, articulando-os com as lutas sociais, para que seja assegurada a permanência dos estudantes nas instituições de ensino.

A sequência correta encontrada é

Alternativas
Comentários
  • "[...] exige-se do/a profissional de serviço social uma competência teórica e política que se traduza em estratégias e procedimentos de ação em diferentes níveis (individual e coletivo), capaz de desvelar as contradições que determinam a Política de Educação. Assim como ultrapassar os limites conceituais e ideológicos em torno de expressões como “educação para a cidadania”, “educação inclusiva” e “democratização da educação”, que sugerem a ideia de “compromisso social”, mas sem as condições objetivas de sua realização, na medida em que não situa concretamente o componente de classe ao qual elas se vinculam." p.41

  • Genó, sempre contribuindo maravilhosamente bem! Valeu queridaaa! tava na duvida nessa... ;)

  • Achei as duas ultimas alternativas mal elaboradas.

  • O campo da educação apesar de não ser novo enquanto espaço para atuação de assistentes sociais apresenta ainda números tímidos desses profissionais. Conforme o documento "Subsidios para a atuação de Assistentes Sociais na Política Educacional" (CFESS/Brasília: 2013) o trabalho do assistente social junto a Política de Educação deve ser pautado na perspectiva de educação enquanto uma possibilidade de desenvolvimento dos indivíduos em todos os sentidos, seja física, afetiva e mentalmente. Ou seja, deve-se pensar na educação para além das exigências do mundo do trabalho, que requer somente que os indivíduos se qualifiquem minimamente. Assim, apesar do assistente social ser demandado na educação para atuar através de políticas e programas institucionalizados, esse profissional é competente para forjar estratégias que fortaleçam os estudantes e a classe trabalhadora. Afinal, a luta pelo acesso e permanência na educação é também uma luta histórica da classe trabalhadora. Ademais, o trabalho do assistente social na educação não é focado somente nos estudantes, ele abrange todos os envolvidos no processo educacional, desde a família dos estudantes até os funcionários da instituição de ensino. Portanto, é importante o profissional, a partir de uma análise crítica da Política Educacional, compreender a ideologia que envolve termos como "educação inclusiva" e "democratização da educação", muitos deles inerentes aos discursos da classe dominante. Afinal, nota-se uma expansão da educação na atualidade, sobretudo no ensino privado e a distância, sem se preocupar com a qualidade dessa formação bem como das condições de permanência dos estudantes nas instituições. Também tem-se preterido uma educação que permita capacidade crítica e emancipação dos sujeitos a um ensino ligeiro e técnico, de formação básica para o mercado de trabalho.


    RESPOSTA: C


  • As preocupações sociais e institucionais com a garantia do acesso à educação escolarizada, destarte, encontra-se longe de ser um consenso, do ponto de vista de seu significado político, de sua dimensão ideológica, das estratégias de enfrentamento e das bases conceituais de sua compreensão. Isto impõe aos/às assistentes sociais o desafio de sua elucidação numa perspectiva de totalidade, apreendendo na dinâmica contraditória dos processos societários de luta as particularidades da Política de Educação, não reduzindo aquela dimensão de sua inserção e atuação profissional aos procedimentos técnicos e operacionais que manuseia no cotidiano institucional.

  • Comentários: Vamos analisar as alternativas dessa questão:

     

    (V) Verdadeira - Importante no campo da educação à construção de uma educação emancipadora pressupõe a possibilidade aos indivíduos sociais o desenvolvimento humano e às suas potencialidades.

     

    (F) Falsa - Esse aspecto merece uma reflexão. As abordagens individuais e a atuação junto às famílias são bastante necessárias e estratégicas ao trabalho profissional, mas, no entanto, não devem constituir na única modalidade de intervenção profissional, visto que restringe significativamente o alcance de seu trabalho. Contudo, vale a compreensão que o trabalho profissional, no campo da educação, não deve só priorizar  de caráter individual, mas também coletivo, administrativo-organizacional, de investigação, às redes que compõem as demais políticas sociais, às instâncias de controle social e aos movimentos sociais.

     

    (F) Falsa - Ao contrário do que afirma o quesito na sua atuação profissional, o assistente social deve ultrapassar os limites conceituais e ideológicos.

     

    (V) Verdadeira – O documento deixa claro que a atuação de assistentes sociais na Política de Educação se realiza a partir da combinação entre os procedimentos técnico-instrumentais, articulando-os com as lutas sociais,  para que sejam asseguradas as condições de permanência dos estudantes na educação escolarizada, ou seja, busca-se um trabalho profissional que mobilize para além dos procedimentos técnico-instrumentais.

     

    GABARITO: C

     

    ✔️ Apostila de Questões Comentadas

    ✔️Mapas mentais

    ✔️Dicas de estudo para concursos e muito mais!!!

     

    Em: www.euassistentesocial.com.br

     

    Siga-nos nas redes sociais!

    Instagram: @euassistentesocial

    Facebook: facebook.com/euassistentesocial/

    Twitter: @Euassistenteso1

    Acompanhe o blog: euassistentesocial01.blogspot.com.br/