SóProvas


ID
1169680
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A questão refere-se ao documento “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”.


O conjunto de competências específicas do assistente social traduz-se por ações que devem articular as diversas dimensões de sua atuação profissional. Dentre essas, a que NÃO caracteriza a inserção e a atuação do assistente social na política educacional é

Alternativas
Comentários
  • A gestão democrática não propõe a inclusão particularizada do assistente social na educação para executar unicamente o trabalho que lhe é demandado pelos seus empregadores, como, por exemplo, a execução e desenvolvimento de políticas institucionalizadas, dentre as quais se sobressaem a concessão de bolsas. Para efetivar e garantir a gestão democrática, consoante com o Projeto ético-político da categoria profissional, o assistente social deve ir além das demandas institucionais, compreendendo a educação enquanto campo de tensão e de intensas lutas políticas por hegemonia nesta área, e que expressa também em seu interior as expressões da sociedade classista e burguesa. Assim, a gestão democrática pressupõe a construção de estratégia de fortalecimento dos movimentos populares e atores sociais, do movimento estudantil, de inserção dos alunos, das famílias e dos trabalhadores nos espaços de deliberação relacionados a educação. Portanto, o trabalho do assistente social na educação pode e deve ir além do lhe é demandado institucionalmente, visando a universalização e democratização do acesso a educação e das decisões afetas a essa política.
    Conforme o documento indicado no enunciado da questão, o qual encontra-se disponível online, a letra "b" está incorreta. 

    RESPOSTA: B
  • Gabarito---B

     

    " No que diz respeito à atuação profissional voltada para a garantia da gestão democrática da escola e da Política de Educação, trata-se de uma dimensão cuja construção depende, essencialmente, da afirmação dos pressupostos éticos e políticos que orientam o projeto profissional do serviço social. A eleição de estratégias de atuação profissional neste âmbito está plenamente sintonizada à compreensão do significado da educação no bojo das lutas sociais. Não se identifica aqui uma dimensão que particulariza a inserção e atuação de assistentes sociais na Política de Educação demandada por programas e projetos governamentais, ou inscritas nas rotinas institucionais de estabelecimentos públicos ou privados a pedido dos/as gestores/a.Depende sobremaneira de uma escolha ancorada numa construção coletiva da categoria profissional, de vinculação a um determinado projeto de sociedade ."

     

    (página 47)

  • O trabalho do assistente social na educação pode e deve ir além do lhe é demandado institucionalmente, visando a universalização e democratização do acesso a educação e das decisões afetas a essa política.