SóProvas


ID
1171558
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Resolução nº 1.111/2007 do Conselho Federal de Contabilidade trata da interpretação dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público. A resolução define que a autonomia patrimonial tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos agentes públicos.

Essa definição refere-se ao Princípio da:

Alternativas
Comentários
  • 1.1. O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

    1.1.1. O enunciado do Princípio da Entidade

    “Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a uma instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    Parágrafo único. O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou a agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil”.

    Perspectivas do Setor Público

    O Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente.
    A autonomia patrimonial tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos agentes públicos.

  • A) Princípio da Continuidade:- estrito cumprimento da DESTINAÇÃO SOCIAL do seu patrimônio;

    B) Princípio da Competência: Aplica-se INTEGRALMENTE ao Setor Público.

    C) Princípio da EntidadeAUTONOMIA (destinação social) e RESPONSABILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO(obrigação de prestação de contas;

    D) Princípio da Oportunidade é base indispensável à INTEGRIDADE E À FIDEDIGNIDADE dos processos de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil.

  • Entidade - Autonomia e responsabilização

    Continuidade - Destinação social do patrimônio

    Oportunidade - Integridade e Tempestividade, fidedignidade

    Valor Original - Registro pelo valor Original

    Competência - Reconhecidos no período que se referem

    Prudência - Montantes menores para ativos e maiores para passivos.