-
É preciso estar bem atento ao enunciado. O objetivo da pesquisa (apesar de estar um pouco confuso) está voltado para variáveis externas "políticas econômicas, mudanças ecológicas e informações da concorrência direta". Dessa forma, a cultura não seria o objetivo da pesquisa, tornando errado o item III.
-
Em relação ao item II, penso que as variáveis politicas econômicas e mudanças ecológicas são variáveis do macroambiente. Já as informações da concorrência direta seria uma variável do ambiente de tarefa.
Classificação, segundo Chiavenato:
O ambiente geral (macro ambiente) é constituído de um conjunto amplo e complexo de variáveis externas que envolve e influencia difusamente todas as empresas. Não é uma entidade concreta com a qual a empresa possa interagir diretamente, mas um conjunto difuso de condições genéricas e externas às empresas e que contribui de um modo geral para tudo aquilo que ocorre dentro de cada empresa, para as estratégias adotadas e para as conseqüências das ações empresariais. O ambiente geral é constituído das seguintes variáveis: tecnológicas, políticas, econômicas, legislativas, sociais, demográficas e ecológicas.
O ambiente de tarefa é o contexto ambiental mais próximo da organização que lhe fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados. O ambiente de tarefa é constituído pelas partes do ambiente que são relevantes ou potencialmente relevantes para a organização poder estabelecer e alcançar seus objetivos. Geralmente constituído de agentes com quem a organização tem uma relação direta no seu dia-a-dia como os consumidores, clientes, usuários, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores.
-
Eu acho que a III está certa porque se foi feita uma pesquisa de clima organizacional, a intenção era extrair informações sobre a cultura organizacional. Questão muito subjetiva! A gente tem que adivinhar o pensamento do examinador da banca.
-
Se está confuso, não compromete a interpretação?
-
Pelo que encontrei nos materiais de estudo, a Pesquisa de Clima oferece informações sobre cultura, porém, a cultura organizacional, segundo MEGGINSON MOSLEY e PIETRI JR. (1998) apud ARAUJO (2006, p. 308) é o conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento que formam o núcleo de identidade de uma organização.
A cultura refere-se à situação dentro do ambiente interno da empresa. A questão cita fatores externos. Acredito que este seja o erro.
---------------------
Após feito um diagnóstico, fruto de pesquisa de clima organizacional, uma determinada consultoria recomendou, entre outras ações, que os gestores da empresa contratante adotassem práticas de reuniões periódicas com seus subordinados com o objetivo de informá-los sobre as mudanças externas que vêm ocorrendo e que são variáveis que afetam a organização, como por exemplo: políticas econômicas, mudanças ecológicas e informações da concorrência direta.
Sobre o enunciado considere: III. A pesquisa trouxe informações sobre a cultura organizacional, que é um dos seus objetivos. ERRADA
---------------------(...) Neste contexto, o clima organizacional busca retratar o estado de satisfação dos colaboradores em relação a diversos itens, dentre os quais podemos mencionar: ao seu trabalho, a empresa; a ele mesmo; aos colegas de trabalho, às condições de trabalho; à sua chefia/gerência, etc, bem como visualizar e identificar o grau de alinhamento entre a cultura definida pela organização e as ações realizadas no dia-a-dia.
Dentre as principais contribuições da Pesquisa de Clima Organizacional, podemos destacar:
- buscar o alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
- promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;
(...)
http://www.guiarh.com.br/pp128.htm
-
A questão cobrou conhecimento de Clima e Cultura Organizacional voltado a Ambientes Empresariais.
Assim sendo, acho que se aplicou o quadro de níveis de análise do ambiente empresarial, em Narayanan e Fahey (1999)De acordo com o quadro, há 4 níveis, listados abaixo do maior para o menor:
1. Macroambiente (geral) - Aspectos políticos, econômicos, legal, tecnológico e social
2. Operacional - Fornecedor, clientes, mão de obra, concorrência (direta e indireta)
3. Organizacional - Estratégia, objetivos, metas
4. Interno - Financeiro, pessoal, marketing, produção
Portanto, acredito que o erro está em incluir "concorrência" em macroambiente, quando seria OPERACIONAL.
Espero ter ajudado !Abs.
-
Resposta correta: A
Erro da II: "Concorrência direta" faz parte do microambiente ou ambiente de tarefa.
Erro da III: O enunciado é taxativo ao dizer que foi realizada uma pesquisa de CLIMA ORGANIZACIONAL, o que não implica que tal pesquisa tenha trazido informações sobre a cultura organizacional (como propõe a alternativa), já que esta última é muito mais ampla e complexa do que o clima organizacional.
-
FCC safada sempre com a pegadinha do "CONCORRENTES" no ambiente GERAL! Concorrentes = ambiente DE TAREFA!
Fonte: Chiavenato
-
I- correto
II- errado. concorrência é ambiente de tarefa (operacional)
III- errado. As informações são sobre um momento em questão, uma percepção de momento, clima. Em nenhum momento a questão aponta para cultura ou intenção de mudá-la
-
Vão direto ao comentário do Marcos M., bem objetivo!
-
Ambiente geral -> macro -> políticas econômicas, mudanças ecológicas, demográficas, sociais
Ambiente de tarefa -> micro -> concorrência, clientes, usuários, fornecedores
-
-
Macroambiente (ambiente contextual) afetam TODAS as organizações. Como políticas, economia, etc.
Microambiente (ambiente relacional) influencia diretamente a organização; com quem mantém relações, próximo, imediato... podendo incluir fornecedores, concorrência, compradores, etc.