SóProvas


ID
1172116
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pode-se perguntar o quê, no trabalho, é fonte específica de nocividade para a vida mental. A luta pela saúde do corpo conduzia à denúncia das condições de trabalho. Quanto ao sofrimento mental, ele resulta da organização do trabalho.

DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho. São Paulo: Cortez, 2012. p. 25.

O setor que mais cresce, atualmente, é o setor terciário, e, com isso, o modelo taylorista perdeu relevância. Novas questões surgiram para aqueles que lidam com a relação entre saúde e trabalho. No trecho citado, encontra-se uma importante distinção imposta por essas transformações do mundo do trabalho.

De acordo com a abordagem representada, um exemplo de problema relacionado à organização do trabalho seria a

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica essa?


  • Augusto, Dejours fala (e o próprio enunciado já diz) que a organização do trabalho é a responsável pelas consequências penosas ou favoráveis para o funcionamento psíquico do trabalhador. Já as condições de trabalho prejudicam a saúde do trabalhador, isto é, estão atreladas ao aspectos físico (corpo). Portanto,lendo as alternativas, você vai perceber que todas estão se referindo a problemas relacionados às condições de trabalho, com exceção da letra C - assunção da responsabilidade pela vida de outras pessoas - associada à organização do trabalho, ou seja, no nível do funcionamento psíquico. 


    Espero ter ajudado!

  • Essa é tipo "nenhuma das outras têm a ver com o que estão perguntando então vai essa mesmo" - apesar de quê não existe muita ligação direta entre a resposta e o trecho do livro destacado, exceto o fato de que ali se fala sobre algo da ordem do "sofrimento psíquico"... Vai entender esse povo que elabora questão de concurso (a ideia parece ser fazer qualquer coisa pra te pegar num deslize, numa confusão ou numa insegurança qualquer, porque provar conhecimento mesmo está aí uma coisa que concurso nenhum prova)...