SóProvas



Questões de Organizações na Psicologia


ID
58036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

Segundo Taylor, o trabalho de cada operário é planejado pela direção.

Alternativas
Comentários
  • Objetivando a racionalização do trabalho, Taylor concluiu que deveria ser estabelecido um sistema de organizacional com aplicação de métodos científicos à administração. Desenvolve, então, a idéia de Gerência Científica calcada na idéia que ao trabalhador compete apenas executar o que a gerência define. Esta, por sua vez, deve definir antecipadamente quais as atividades serão desenvolvidase quais equipamentos serão utilizados na tarefa. A gerência também deverá estabelecer os tempos e métodos para cada tarefa com vista a uma produção que obtenha a máxima produtividade a custo mínimo. (Cristiana Duran. Disponível em http://www.euvoupassar.com.br/visao/admin/artigos/acervo/ADM_Aula_2_Duran.pdf
  • Basta lembrarmos que para Taylor o operário NÃO precisava pensar, era meramente um complemento da máquina, pois quem pensava eram só os superiores que definiam tempo e movimentos padrões.
  • CORRETO. Divisão de trabalhos, administração científica

  • Administração Científica

    Princípio da Administração Científica de Taylor em 1911. Ele estudou todos os movimentos executados pelos empregados, os tempos que levavam cada tarefa , para determinar a melhor maneira de executar cada atividade. Isso ficou conhecido como o estudo de tempos e movimentos.

    Como recebiam valor fixo por hora de trabalho, podiam não se esforçar, portanto Taylor passou a pagar por produtividade.

    Criava uma padronização, buscando eficiência e produtividade.

    Criou a divisão do trabalho, onde cada trabalhador seria responsável apenas por uma pequena etapa do trabalho global. Possibilitou a linha de montagem

    Principais Conceitos:

    • Estudo de Tempos e Movimentos
    • Padronização da “melhor maneira”
    • Divisão do trabalho / especialização
    • Incentivos materiais / pagamento por produtividade
    • “Homo Economicus” (O que motiva é a remuneração) – Sistema Fechado

    Principais Críticas:

    • Mecanismo - organização é uma máquina e o funcionário as engrenagens que devem funcionar no máximo de sua eficiência
    • Superespecialização do trabalhador
    • Visão microscópica do homem - foco no trabalho manual e de que a sua motivação é por incentivos manuais
    • Abordagem de sistema fechado - Não se preocupa com o ambiente externo, como concorrentes, fornecedores, mercado de trabalho.
    • A exploração dos empregados


ID
58039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

Fayol relacionou princípios básicos da administração, entre os quais estão decisão de trabalho, disciplina e unidade de comando.

Alternativas
Comentários
  • Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar ao de Taylor:
    1. Divisão do Trabalho;
    2. Autoridade e Responsabilidade;
    3. Unidade de Comando;
    4. Unidade de Direção;
    5. Disciplina;
    6. Prevalência dos interesses gerais;
    7. Remuneração;
    8. Centralização;
    9. Hierarquia;
    10. Ordem;
    11. Equidade;
    12. Estabilidade dos funcionário;
    13. Iniciativa;
    14. Espírito de Corpo


  • Princípios de Fayol. Bons estudos.

  • Boa Tarde Só uma dúvida se me permite. Acho que esta questão esta com um erro de digitação: No lugar de "decisão de trabalho", não deveria estar:"divisão de trabalho"?

    Se for o caso a questão poderia ser reescrita para evitar maiores transtornos?

    Por favor comentem.

    Espero ter Ajudado!

    Até mais! shalom.
  • Me caiu os butiá dos bolsos: "Decisão de trabalho"
  • Errei ela pelo erro de digitação, aí complica...
  • Pessoal, tb achei que tivessem digitado errado, mas na prova estava assim mesmo. E o gabarito se manteve, pelo que eu vi.

  • Decisão de trabalho? :(


ID
58042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

Para Max Weber, a burocracia é caracterizada por comunicações impessoais, informalidade nas comunicações interpessoais e caráter legal das normas.

Alternativas
Comentários
  •  Caráter formal nas comunicações e não informal.


ID
58045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

A abordagem de relações humanas explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em "abordagem de relações humanas", pois na realidade se refere à abordagem contigencial.

    "A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. "

    Disponível em: www.valentim.pro.br/Slides/TGA/Abordagem_Contingencial.ppt

  • Complementando,

    Quando eu fui responder a esta questão eu pensei na variável independente (VI) como aquela que eu controlo e que causa algo na variável dependente (VD). Aí ficava difícil eu julgar o item como CERTO porque as condições do ambiente não causam técnicas administrativa. Foi então que eu vi uma explicação bastante esclarecedora na http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia  Eu então aprendi que relação funcional é diferente de relação causal!

    Abaixo segue o texto na íntegra:
    "A 
    Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objectivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objectivos da organização. wi
    relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa-e-efeito, pois a gestão é activa e não passivamente dependente na prática da gestão contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionais entre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas."

    Um abraço!


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia 
  •  

    Falou em "condições ambientais", falou em condições situacionais, ou seja, variáveis independentes que todos estamos sujeitos.

    Isso é a mesma coisa que contingências.

    Logo, a questão faz referência à aborgdagem contingencial.

     

    Já a abordagem humanista não foca o ambiente. Ela foca as pessoas e suas relações no grupo.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Variáveis independetes: Ambiente  >>>>> >>>>>>   variáveis dependentes: técnicas de administração

                                                         (relação funcional)


ID
58048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e de
teoria das organizações.

A mecanização flexível, a multifuncionalidade, o sistema just in time e a implantação de sistemas de controle de qualidade total são exemplos de importantes características do toyotismo.

Alternativas
Comentários

  • CERTO - O sistema pode ser teoricamente caracterizado por seis aspectos:
    1. Mecanização flexível, uma dinâmica oposta à rígida automação fordista decorrente da inexistência de escalas que viabilizassem a rigidez. A mecanização flexível consiste em produzir somente o necessário, contrariando o fordismo, que produzia o máximo possível e estocava o excedente. A produção toyotista é flexível à demanda do mercado.
    2. Processo de multifuncionalização de sua mão-de-obra, uma vez que por se basear na mecanização flexível e na produção para mercados muito segmentados, a mão-de-obra não podia ser especializada em funções únicas e restritas como a fordista. Para atingir esse objetivo os japoneses investiram na educação e qualificação de seu povo e o toyotismo, em lugar de avançar na tradicional divisão do trabalho, seguiu também um caminho inverso, incentivando uma atuação voltada para o enriquecimento do trabalho.
    3. Implantação de sistemas de controle de qualidade total, onde através da promoção de palestras de grandes especialistas norte-americanos, difundiu-se um aprimoramento do modelo norte-americano, onde, ao se trabalhar com pequenos lotes e com matérias-primas muito caras, os japoneses de fato buscaram a qualidade total. Se, no sistema fordista de produção em massa, a qualidade era assegurada através de controles amostrais em apenas pontos do processo produtivo, no toyotismo, o controle de qualidade se desenvolve por meio de todos os trabalhadores em todos os pontos do processo produtivo.
    4. Sistema just in time: Esta técnica de produção foi originalmente elaborada nos EUA,no início do século XX, por iniciativa de Henry Ford mas não foi posta em prática. Só no Japão, destruído pela II Guerra Mundial, é que ela encontrou condições favoráveis para ser aplicada pela primeira vez. Em visita às indústrias automobilísticas americanas, na década de 1950, o engenheiro japonês Eiji Toyoda passou alguns meses em Detroit para conhecê-las e analisar o sistema dirigido pela linha fordista atual. Seu especialista em produção Taiichi Ohno, iniciou um processo de pesquisa no desenvolvimento de mudanças na produção através de controles estatísticos de processo. Sendo assim, foi feita uma certa sistematização das antigas idéias de Henry Ford e por sua viabilização nessa fábrica de veículos. Surge daí o sistema just in time, que visa envolver a produção como um todo. Seu objetivo é "produzir o necessário, na quantidade necessária e no momento necessário", o que foi vital numa fase de crise econômica onde a disputa pelo mercado exigiu uma produção ágil e diversificada.
    5. Personalização dos produtos: Fabricar o produto de acordo com o gosto do cliente.
    6. Controle visual: Havia alguém responsável por supervisionar as etapas produtivas.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyotismo
  • Toyotismo  é o modelo japonês de produção, criado pelo japonês Taiichi Ohno e implantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenário japonês, ou seja, um mercado menor, bem diferente dos mercados americano e europeu, que utilizavam os modelos de produção Fordista e Taylorista.

    Na década de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. A ideia principal era produzir somente o necessário, reduzindo os estoques (flexibilização da produção), produzindo em pequenos lotes, com a máxima qualidade, trocando a padronização pela diversificação e produtividade. As relações de trabalho também foram modificadas, pois agora o trabalhador deveria ser mais qualificado, participativo e polivalente, ou seja, deveria estar apto a trabalhar em mais de uma função.

    (...)

    As principais características do modelo toyotista são:

    • Flexibilização da produção – produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.
    • Automatização – utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal.
    • Just in time (na hora certa) – sem espaço para armazenar matéria-prima e mesmo a produção, criou-se um sistema para detectar a demanda e produzir os bens, que só são produzidos após a venda.
    • Kanban (etiqueta ou cartão) – método para programar a produção, de modo que o just in time se efetive.
    • Team work ( trabalho em equipe) – os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma líder. O objetivo é de ganhar tempo, ou eliminar os “tempos mortos”.
    • Controle da qualidade total – todos os trabalhadores, em todas as etapas da produção são responsáveis pela qualidade do produto e a mercadoria só é liberada para o mercado após uma inspeção minuciosa de qualidade. A idéia de qualidade total também atinge diretamente os trabalhadores, que devem ser “qualificados” para serem contratados. Dessa lógica nasceram os certificados de qualidade, ou ISO.
    Fonte: http://www.infoescola.com/industria/toyotismo/

  • ELEMENTOS DO TOYOTISMO

    Kanban: Estoque mínimo

    Just in time: Otimização do tempo para produção

    Flexibilização: da produção e da contratação

    Terceirização: Força de Trabalho e Empresas

    Subcontratação: Temporário ou Definido

    CCQ (Círculos de Controle de Qualidade):

    Gerência Participativa: Presença do trabalhador além da produção, ou seja na elaboração.

    Sindicalismo de empresa: Sindicato voltado para empresa, efeito negativo para luta de classe.

    # O Toyotismo é uma resposta à crise do fordismo de 70. O operário torna-se polivalente e integra uma equipe. A fabricação é voltada para satisfação da equipe que esta em sua linha. Não é mais produção em massa.

    Prof° Welber Gontran – Aula de Reestruturação Produtiva


ID
63088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.

Burocracia funcional é a que se observa em grandes empresas que produzem múltiplos bens ou serviços e que utilizam como critério de divisão interna os produtos ou os mercados em que atuam.

Alternativas
Comentários
  • Está errado em afirmar que a burocracia funcional utiliza como critério de divisão interna os produtos. O correto seria dizer que ela utiliza como critério de divisão as atividades ou funções principais.

  •  A burocracia funcional caracteriza-se por definir as unidades e posições da organização a partir das atividades desempenhadas. Além disso, existe uma clara definição de responsabilidade. 

  • Parece-me que o tema, aqui, é estrutura organizacional, na qual a 

     

    BUROCRACIA FUNCIONAL é própria da organização caracterizada pela estrutura linear, em que se observa uma cadeia de comando, ou seja, um indivíduo responde a um único chefe e seu chefe a um único chefe, e assim vai...

     

    ESTRUTURA FUNCIONAL é própria da organização caracterizada pela departamentalização, em que cada serviço ou bem corresponderia a um departamento.

     

    Carece confirmação.

     

    Abçs.


ID
63091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.

Os pioneiros da abordagem contingencial distinguiram dois tipos de estruturas organizacionais: a mecânica e a orgânica. A orgânica é mais efetiva em ambientes estáveis, enquanto a mecânica é mais efetiva em ambientes instáveis, de alta incerteza.

Alternativas
Comentários
  • organizações mecanicistas (burocrática, permanente, rígida, definitiva e baseada na hierarquia e no comando) e organizações orgânicas (flexível, mutável, adaptativa, transitória e baseada no conhecimento e na consulta).
  • ERRADO - estrutura mecânica é mais efetiva em ambientes estáveis e vice versa.

    Para complementar o assunto: "A Abordagem Contingencial apresenta como princípio base o facto de que as organizações não actuam isoladamente, estando sujeitas a diversos tipos de contingências (contingência significa algo cuja ocorrência é incerta ou eventual sendo a sua confirmação possível apenas pela experiência e pela evidência e não pela razão). Tudo o que acontece na sua envolvente externa, quer a nível sociológico, tecnológico político ou demográfico poderá condicionar a sua actividade, a sua estrutura organizacional, a sua gestão e as decisões dos seus gestores. Por isso, segundo a Abordagem Contingencial, não é possível estabelecer uma única forma óptima de gerir as organizações: cada situação específica requer um tipo de gestão específica."

    Fontehttp://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/abordagemcontingencial.htm

     

     

  • Organizações Mecanicistas (burocrática, permanente, rígida, definitiva e baseada na hierarquia e no comando) AMBIENTE ESTÁVEL

    Organizações Orgânicas (flexível, mutável, adaptativa, transitória e baseada no conhecimento e na consulta). AMBIENTE INSTÁVEL


ID
78712
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um sistema fechado de comunicação é aquele em que as respostas são

Alternativas
Comentários
  • não entendi, alguem por favor, explique
  •  Sistemas abertos vs sistemas fechados

     “Os sistemas orgânicos são abertos, tal significa que permutam materiais, energias ou informação com os seus meios. Um sistema é fechado se não existe importação ou exportação de energias,em qualquer das suas formas, como informação, calor, materiais físicos, etc. e, portanto, nenhuma troca de componentes, sendo um exemplo a reacção química que tem lugar num recipiente isolado e estanque”.

     

     

    http://www.bocc.ubi.pt/pag/silva-jose-manuel-teoria-educativa-teoria-geral-dos-sistemas.pdf

  • Mesmo com a explicação da colega acima, não entendi a questão :S
  • Pelo que entendi de acordo com o que o colega postou acima:
    Os sistemas abertos - fazem uma troca de
    informação com os seus meios. 
    Já o sistema é fechado - não existe importação ou exportação informação

    Sendo assim, a única alternativa que fala de não haver troca de informação é a:
    E) escolhidas num alfabeto finito e a probabilidade de cada resposta é calculável.
    ou seja, não são 
    modificadas, nem escolhidas num alfabeto infinito, nem advindas de um sistema anterior, nem escolhidas aleatoriamente.

ID
164689
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação do psicólogo nas organizações exige a adoção de novas práticas.
Assinale a alternativa que caracteriza essa inovação na atuação do psicólogo:

Alternativas

ID
164695
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O mundo corporativo está cada vez mais competitivo e agressivo, o que preocupa e ao mesmo tempo provoca uma discussão sobre as formas de condução dos negócios e sobre os objetivos a serem alcançados. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Kaplan; Norton (2006, p.295) são autores que tratam com muita clareza a relação entre estratégia e o alinhamento de valores: “A estratégia é formulada no topo da organização, mas deve ser executada pela base [...]. O alinhamento do capital humano é alcançado quando os objetivos individuais [...] estiverem alinhados com a estratégia [...]”. Estratégias organizacionais de sucesso são, para Porter (2000) e Zanelli (2004, p.159), fazer escolhas e desenvolver atividades que sejam estruturadas e integradas.

    http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg7/anais/T11_0328_1611.pdf



ID
164716
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A andragogia define que a educação de adultos deve ser diferenciada da educação das crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento das técnicas vivenciais de dinâmica de grupo. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:

Alternativas
Comentários
  •  

    Registro os sguintes comentários:

    As questões estão  elaboradas com pouco grau de dificuldade, assim o candidato que leu textos referentes  ao tema Andragogia conseguirá resultados positivos nos certames.

    Agradeço a colaboração do envio das questões.

    Obrigada

    Gloria Lerback

  • Gabarito: A 

     

    Vou explicar como cheguei nessa alternativa.  :)

    b) Para mim, o erro dessa alternativa está em afirmar que  "os participantes são mais dependentes", pelo contrário eles tem mais autonomia no processo e aprendizagem e possuem, inclusive, maior liberdade de escolha.

     

    c) Para mim, o erro está em afirmar que: " o grupo aprende temas ligados diretamente ao que foi programado pelo instrutor" , quando, na verdade, os planos de aprendizagem são múltiplos e resultantes da mediação do aprendente com o auxiliador de aprendizagem.

     

    d) Para mim, o erro está na palavra "somente". É bem verdade que as experiências dos aprendentes são fundamentais no processo de aprendizagem e devem ser valorizados pelos auxiliadores de aprendizagem, mas não se resume a isso. Se não, qual seria o sentido de irem à escola se já soubessem tudo previamente?

     

    e) Para mim, o erro está na palavra "transmissor" que acaba por concluir que o aprendente tem uma função passiva diante da aprendizagem, portanto, acredito que a palavra mais apropriada seria mediador ou incentivador. 

     


ID
164719
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Liderança e poder são temas mutuamente dependentes, pois o poder para o líder é um meio de facilitar a realização das metas do grupo. Avalie as assertivas abaixo:

I. A liderança não requer compatibilidade entre as metas e sim uma relação de dependência entre o líder e os liderados.

II. A especialização tornou-se uma das mais poderosas fontes de poder à medida que a tecnologia foi crescendo nas organizações.

III. A relação de dependência que mantém o poder é aumentada quando o recurso que é controlado é importante, escasso e insubstituível.

IV. No poder de referência, o grupo concorda com as orientações, pois tratará benefícios positivos.

Alternativas

ID
164722
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os estudos sobre cultura organizacional receberam contribuição da antropologia, da psicologia social e da administração de empresas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a importância desse tema para a atuação do psicólogo nas organizações:

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    O conceito de cultura foi objeto inicial de estudo na área da antropologia social, no final do século XIX, posteriormente passou a ser abordado pela sociologia e psicologia. Apesar da abordagem social ter observado a influência da cultura nas organizações, foi somente no final do século XX, mais especificamente na década de 80, que o conceito de cultura sob a ótica das organizações passou a ser objeto de estudo da área administrativa, recebendo à época diversas denominações, tais como cultura corporativa, empresarial ou organizacional (SÁ; ENDERS, 2002).

    ..os aspectos culturais são hoje vistos como imprescindíveis em qualquer tipo de análise e prática organizacional e continua despertando grande interesse” (FREITAS, 1997b. p. 38).

    Segundo Stahl & Bounds (1991), transformações organizacionais efetivas são, na verdade, transformações culturais, pois a mudança só será efetiva se os sistemas organizacionais mais significativos se mantiverem alterados, mesmo que seus implantadores e maiores defensores não estejam mais atuantes na organização. A transformação estará então incorporada à nova cultura da corporação.

  • Porque não poderia ser a letra e?

  • Por que a mais correta é a letra A - um administrador que toma uma decisão sem verificar a cultura da empresa pode estar correndo o perigo dela não ser eficaz e tendo uma recepção ruim .

    Eu marquei letra B que não esta errada por que a cultura organizacional também esta relacionada ao ambiente externo , se vc abre uma fabrica devesse olha o que esta em volta , pois provavelmente os operários daquela fabrica serão com moradores daquele ambiente e o administrador tem que olhar ambiente externo para poder já imaginar qual será a cultura daquela organização .


ID
164725
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Cultura Organizacional atua como um quadro de referências podendo ter alguns efeitos. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. Canaliza a percepção e a interpretação das diversas experiências vividas, da forma como elas são interpretadas pelos seus membros

II. Define a imagem que a organização tem de si, recebendo principalmente influência externa nesta construção.

III. Estrutura e orienta os comportamentos desejáveis no trabalho, as formas de relacionamento, a comunicação entre os empregados e até mesmo a maneira de vestir.

IV. Fornece perspectivas para lidar com os problemas e necessidades de adaptação a mudanças externas de mercado, legais etc.

Alternativas
Comentários
  • A II está incorreta pelo fato de que as influências principais são as internas.
     
  • Letra a

    A analogia de um Iceberg ajuda a conceituar os diferentes níveis de cultura (Sathe 1985). Certos aspectos de cultura são mais aparentes, como a ponta do Iceberg. Estes aspectos são a cultura manifestada, a qual contém os elementos mais facilmente observáveis como, comportamentos, linguagem, música, alimentos e tecnologia. A cultura manifestada representa o primeiro contato com a nova cultura, por exemplo, conversa das pessoas, roupas, interações com os outros e bens. Embora o nível manifesto seja facilmente acessível, ele somente proporciona um entendimento parcial de uma cultura particular. Ao se observar somente este nível, não se consegue entender claramente uma cultura. Um significado mais profundo da cultura é obtido a partir da observação do Iceberg mais abaixo. O nível dos valores expressos representa o como as pessoas daquela cultura explicam o nível manifestado. Em outras palavras, é a explicação da cultura por ela mesma. A base do Iceberg representa o nível das premissas básicas. Estes são os fundamentos da cultura: idéias compartilhadas e crenças sobre o mundo e a sociedade como um todo que guiam os pensamentos e ações das pessoas.

    Fonte: Artigo - “A Influência da Cultura Organizacional nos Processos de Mudança”


ID
164728
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um adequado levantamento de cultura necessita levar em conta vários aspectos da organização e cuidados técnicos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. O profissional responsável pelas informações deve utilizar instrumentos padronizados e disponíveis no mercado.

II. É importante obter das lideranças da organização informações sobre como a organização está no momento atual e sobre quais as perspectivas de futuro.

III. Ao obter as informações, o profissional deverá ajustar as técnicas à realidade de cada organização. Entrevista, questionário, observação direta, análise de documentos, reuniões e dinâmica de grupo são exemplos de técnicas a serem utilizadas.

IV. Na análise dos dados devem ser comparadas as opiniões segundo diferentes critérios, como posição hierárquica, nível de qualificação, área funcional, idade, tempo no cargo e outros.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I está incorreta porque, ao invés de se valer de instrumentos padronizados, o profissional deve ajustar as técnicas à realidade de cada organização (como está exposto na alternativa III).


ID
164731
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda sobre o tema cultura organizacional, marque abaixo a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Em um processo de diagnóstico, é fundamental a análise atenta da cultura organizacional, considerando-se que ela é expressa essencialmente pelos dirigentes da organização e apoia-se em fatos concretos e mensuráveis.  (ERRADA) 

    Letra C: A cultura organizacional é flexível; pode modificar-se face às necessidades internas e externas. Ela é composta de crenças e valores facilmente identificáveis e, uma vez que são conhecidos, basta promover as mudanças necessárias. (ERRADA)

    Letra E: A análise de cultura descobre aquelas características mais conhecidas da organização; pode ser levantada rapidamente com o uso de questionários já desenvolvidos e comercializados para esse fim. (ERRADA)


  • Um conjunto complexo de crenças, valores, pressupostos,

    símbolos, artefatos, conhecimentos e normas,

    frequentemente personificado em heróis, que é difundido na empresa pelos sistemas

    de comunicação e pela utilização de mitos, estórias, rituais, além de

    processos de endoculturação. Essa coleção de elementos culturais

    reflete as escolhas ou preferências da liderança empresarial e é

    compartilhada pelos demais membros da empresa, tendo o

    propósito de orientar o comportamento desejado, tanto em termos

    de integração interna, como de adaptação ao ambiente”. (ALVES,1997, p.10)


ID
164734
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atuação estratégica inicia com um bom diagnóstico, e o psicólogo deve estar atento ao utilizar as ferramentas de levantamento de informações. Além de conhecer a cultura organizacional, é importante que se acompanhe a satisfação dos empregados em relação ao tratamento que eles recebem da organização.
Assinale abaixo a alternativa CORRETA a respeito de pesquisa de clima organizacional:

Alternativas
Comentários
  • Embora o gabarito seja "B", não se pode dizer que será feita uma pesquisa de clima somente quanto se tiver certeza que serão sanados os problemas identificados. Isso porque não temos como garantir que todos os aspectos levantados pela pesquisa de clima serão solucionados. Eles serão, sim, amenizados e deve-se trabalhar para isso. Mas não dá para garantir que para tudo será dada a resposta. Entretanto, dentre todas as alternativas, essa é a menos incorreta.


ID
164737
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A complexidade de se lidar com pessoas hoje nas organizações é muito maior que poucos anos atrás. Este é um grande desafio para os psicólogos que estão sendo chamados para contribuir neste cenário. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação às contribuições no psicólogo:

Alternativas
Comentários
  • Múltiplas respostas corretas. O critério de certo e errado foi absurdamente subjetivo já que o autor da questão não cita um autor ou abordagem que defende essa ideia, e nem se quer o contexto.

    É tipo perguntar: O ambiente tem muitas cores. Em relação a cores qual a resposta correta:
    a) branco
    b) preto
    c) cinza
    d) marrom
    e) rosa

    Eu acertei mais por sorte que por conhecimento.
  • Concordo com o Rodrigo, múltiplas questões corretas. Também acertei no chute.


ID
164743
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista de desligamento é uma ferramenta que subsidia a prática do psicólogo nas organizações, fornecendo informações importantes para desenvolver intervenções em várias atividades. Assinale a alternativa CORRETA em relação a esse tema:

Alternativas
Comentários
  • a) A entrevista de desligamento é um bom momento para orientar o ex-empregado e para dar o feedback a respeito dos problemas que ele apresentou no seu desempenho. ERRADO - o momento é de apoio, caso o funcionário tenha sido demitido e, se pediu demissão, trata-se de investigação dos motivos para um diagnóstico da organização

    b) A qualidade do trabalho do psicólogo, no processo de recrutamento e seleção, poderá ser avaliada por meio das informações obtidas na entrevista de desligamento. CORRETO - pois o papel do psicólogo é fundamental na entrevista de desligamento, que deverá conduzir a situação de forma a obter não somete a visão pessoal do ex-funcionário, mas de diagnosticar os fatores importantes para a organização.

    c) O momento da entrevista deve ser aproveitado somente para buscar as informações pertinentes ao objetivo, não permitindo que o ex-empregado aproveite esse momento para desabafos etc. ERRADO - inevitavelmente será um momento de desabafos, pois o ex-funcionário está sob forte impacto emocional.

    d) As informações obtidas na entrevista devem ser levadas ao chefe imediato, logo em seguida ao seu término, para informar ao gestor quais os seus problemas de relacionamento ou de gestão. ERRADO - as informações são utilizadas como ferramenta estratégica para avaliar as falhas dos processos internos.

    e) O motivo do desligamento não é objeto da entrevista, pois essa informação já foi apresentada pelo gestor. Investigar essa informação com o ex-empregado somente levaria a questões que não interessam à organização.ERRADO - o objetivo da entrevista de desligamento é identificar, tanto quanto possível, as causas da demissão, bem como obter informações que o ex-funcionário não teve oportunidade de manifestar


ID
164746
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de avaliação para seleção de pessoal, utilizam-se várias técnicas, sendo que a mais comum e importante é a entrevista.
Assinale a alternativa CORRETA em relação aos cuidados que o psicólogo deve ter ao utilizar essa técnica:

Alternativas

ID
164758
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestão por Competências tem sido adotada por muitas organizações atuais como sistema gerencial. Avalie, a seguir, as assertivas sobre esse tema:

I. A premissa básica da gestão por competências é que o empregado sabe ou pode aprender a identificar suas próprias competências, necessidades, pontos fortes, pontos a melhorar e metas.

II. O papel dos gestores e da área de RH passa, na gestão de competências, a ser o de ajudar o empregado a adequar-se às necessidades e à realidade da organização.

III. Uma das principais características das competências pessoais é que elas devem ser refletidas em condutas concretas e em atitudes; também devem estar alinhadas com a estratégia da organização.

IV. As competências organizacionais devem refletir a capacidade administrativa, tecnológica e humana da organização, pois o que ela faz bem a difere dos seus concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Não é possével!!! Estou achando que esses gabaritos estão errados!!!
    Alguém poderia me ajudar???
  • Penso a mesma coisa!
    se alguém puder aju.dar
    ..
  • tODAS estão corretas!


ID
164761
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de Desempenho é um processo de gestão organizacional que está num momento de retomada importante, dado que as organizações estão revendo sua prática e sistema. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:

Alternativas
Comentários
  • Letra a

    cultura organizacional constitui um dos vários factores que influenciam os Sistemas de avaliação de desempenho nas empresas. Causa, por exemplo, resistência à mudança o que impossibilita a adopção de novas técnicas e métodos mais eficazes de avaliação.

    Fonte: http://bdigital.unipiaget.cv:8080/dspace/bitstream/123456789/231/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20de%20Desempenho%20nas%20Empresas.pdf

  • As alternativas B, C, D e E estão erradas.

    B- muitas vezes quem aplica a avaliação é o chefe imediato, e nem sempre o feedback é dado por alguém dos recursos humanos. Em algumas situações isto seria impraticável para o psicólogo/administrador- imagine uma empresa de grande porte.

    C- "360 graus" ainda não é um método muito utilizado.

    D- Nem toda e qualquer informação obtida deve constar na pasta individual do funcionário, pois há aquelas que se forem para as mãos erradas podem expor desnecessariamente um funcionário. Há também que sempre se lembrar da importância do sigilo.

    E- Não é precisso que aja um formulário propriamente dito, pode ser apenas um questionário,  por exemplo. A avaliação é um processo contínuo e não um instrumento para o "gestor agendar uma reunião com o empregado para lhe informar como está o desenvolvimento desse funcionário"!
  • Para mim o erro da C é dizer que independe das características culturais da organização.

  • Na verdade o método 360 graus é um dos métodos mais utilizados nas organizações e é comum em textos apontar tal popularidade do método. Mas, a afirmativa cita que ele é o mais popular e sinceramente nunca vi pesquisas que demonstrassem de forma unânime um "ranking de popularidade". Desta forma, a letra C tem dois erros, afirmar que é o mais popular e ainda completar dizendo que independe das características culturais da organização, já que tal método exige um certo grau de maturidade dos participantes.

ID
164764
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos processos de avaliação de desempenho são utilizados alguns métodos:

I. O método de escalas gráficas, ou também denominado de sistema de gráficos analíticos, tem como vantagem facilitar a elaboração, permitindo uma compreensão rápida do método. Apresenta uma visão geral dos vários fatores de avaliação, comparativamente ao desempenho individual do avaliado. Sua execução é bem mais rápida que a de outros métodos.

II. O método de incidentes críticos apresenta como vantagem maior facilidade para adaptar-se às necessidades específicas e permite uma maior identificação das diferenças individuais na execução do trabalho.

III. O método de pesquisa de campo é um sistema fundamentado em entrevistas padronizadas, mantidas com a gerência imediata do avaliado e de um técnico da área de RH. Durante a entrevista padronizada, podem ser levantadas informações importantes em relação à carreira e a necessidades de treinamento.

IV. O método de incidentes críticos consiste no registro, pelo avaliador, do chamado "comportamento crítico do avaliado". O gestor registra, em meio próprio, todos os comportamentos e situações negativas apresentadas no desempenho do empregado.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  RESPOSTA: LETRA C

    Escala gráfica: é um formulário de dupla entrada em que as colunas são representadas pelos níveis e as linhas pelas dimensões.

    Pesquisa de campo: gestor sai dentro da empresa perguntando do funcionário.

    Incidentes críticos: gestor avalia os extremos do colaborador.

     

    • Pesquisa de campo: baseado na realização de reuniões entre um especialista em avaliação de desempenho da área de Recursos Humanos com cada líder, para avaliação do desempenho de cada um dos subordinados, levantando-se os motivos de tal desempenho por meio de análise de fatos e situações. Este método permite um diagnóstico padronizado do desempenho, minimizando a subjetividade da avaliação. Ainda possibilita o planejamento, conjuntamente com o líder, do desenvolvimento profissional de cada um.
    •  Incidentes críticos: enfoca as atitudes que representam desempenhos altamente positivos (sucesso), que devem ser realçados e estimulados, ou altamente negativos (fracasso), que devem ser corrigidos através de orientação constante. O método não se preocupa em avaliar as situações normais. No entanto, para haver sucesso na utilização desse método, é necessário o registro constante dos fatos para que estes não passem despercebidos.
    • Escalas gráficas de classificação: é o método mais utilizado nas empresas. Avalia o desempenho por meio de indicadores definidos, graduados através da descrição de desempenho numa variação de ruim a excepcional. Para cada graduação pode haver exemplos de comportamentos esperados para facilitar a observação da existência ou não do indicador. Permite a elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação e acompanhamento do desempenho histórico do avaliado.

    Fonte: site Wikipédia

  • O ERRO da IV está em afirmar que "O método de incidentes críticos avalia situações negativas apresentadas no desempenho do empregado", quando na verdade avalia tanto situações extremamente positivas quanto situações extremamente negativas.


ID
164767
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação 360 graus tem características bem definidas que a diferenciam de outros métodos de avaliação de desempenho. Assinale abaixo a alternativa CORRETA que corresponde a esse método:

Alternativas
Comentários
  • Letra a

    A avaliação do desempenho 360º refere-se ao contexto geral que envolve cada pessoa. Trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de integração com o avaliado. Assim, participam da avaliação superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado, com uma abrangência de 360º. É uma forma mais rica de avaliação, pelo fato de produzir diferentes informações vindas de todos os lados. A avaliação 360ª proporciona condições para que o funcionário se adapte e se ajuste às várias e diferentes demandas que recebe de seu contexto de trabalho ou de seus diferentes parceiros. O avaliado, contudo, fica na passarela sob os olhos de todos, o que não é nada fácil. Ele pode tornar-se vulnerável, se não for bem preparado ou não tiver a mente aberta e receptiva para esse tipo de avaliação ampla e envolvente. (CHIAVENATO, 2004, p. 262)

    Fonte: http://www.mp.ro.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=60668&folderId=111752&name=DLFE-39125.pdf


ID
164782
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a OMS, qualidade de vida diz respeito a um conjunto de percepções, metas, expectativas, preocupações individuais no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que as pessoas vivem. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA em relação aos benefícios que um programa de qualidade de vida pode trazer às organizações:

I. Resolve os problemas de estresse, depressão e afastamentos de empregados por outros motivos.

II. Melhora a capacidade de desempenho das atividades do dia a dia e da produtividade.

III. Melhora o clima organizacional, o ambiente, as relações e ações saudáveis.

IV. Aumenta os níveis de satisfação e saúde dos empregados, afetando também a imagem externa da organização.

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    Zelar pelo bem-estar e segurança dos indivíduos é de suma importância para assegurar uma maior produtividade e qualidade no trabalho e maior satisfação na vida familiar e pessoal.
    Os primeiros estudos voltados para diminuir os esforços e melhorar a capacidade produtiva foram desenvolvidos por Frederick Taylor no final do século XIX, surgia então a administração científica que visava o estudo da melhor forma de se executar um trabalho. Os estudos desenvolvidos por Taylor contribuíram para que as organizações obtivessem um aumento na produtividade.

    Para Davis e Newstrom (2001), a proposta de QVT é desenvolver um ambiente de trabalho que seja tão bom para as pessoas como para saúde econômica da organização. Para tanto, é necessário que haja um enriquecimento no trabalho, de forma a deixá-lo mais desafiador.

    Segundo Levering (1986), um bom lugar para se trabalhar possibilita, entre outras coisas, que as pessoas tenham, além do trabalho, outros compromissos em suas vidas, como família, os amigos entre outras atividades. A importância da QVT é mais que mera política de redução de custos, pois a mesma possibilita o bom convívio do indivíduo com a organização em que trabalha. Ter um bom ambiente e benefícios que satisfaçam seus anseios podem garantir um clima de confiança entre empresa e empregado.

    Fonte: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/784.pdf

  • I. Resolve os problemas de estresse, depressão e afastamentos de empregados por outros motivos. (ERRADA) : Não resolve, melhora! E não vai melhorar outros motivos, mas os motivos relacionados com o trabalho e Qualidade de vida.


ID
164785
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As organizações têm uma grande capacidade de influenciar o comportamento das pessoas. Suas decisões levam muitas vezes a sociedade a repensar seus comportamentos e conceitos. Como exemplo temos as práticas de inclusão social. A participação de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho, além de ser uma exigência legal, também tem sido uma constante no nosso dia a dia. Analise as assertivas abaixo a respeito dos benefícios dessa questão e assinale a alternativa CORRETA:

I. As organizações que adotam programas de contratação e de integração de trabalhadores portadores de necessidades especiais se beneficiam com um reforço de sua imagem na sociedade.

II. Os trabalhadores com necessidades especiais acabam integrando-se melhor no âmbito social, adquirem maior autonomia, desenvolvem competências e melhoram sua qualidade de vida.

III. Os grupos sociais internos adquirem maior sensibilidade, atenuando o preconceito, o que proporciona maior equidade e coesão cultural.

IV. As organizações também são beneficiadas com um clima mais positivo e com a motivação dos outros empregados.

Alternativas

ID
164788
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda a respeito do tema sobre empregados portadores de necessidades especiais, a integração desses indivíduos à organização deve atender a alguns cuidados.
Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação a esse tema:

Alternativas
Comentários
  • O plano de carreira não muda, as tarefas é que são adaptadas para melhor atender às necessidades de uma dada deficiência


ID
164797
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As organizações vêm repensando suas estruturas e formas de funcionamento para atender às necessidades de sobrevivência num mercado competitivo. Encontramos, nesse contexto, organizações chamadas mecanicistas e orgânicas. Assinale abaixo a alternativa CORRETA sobre algumas das características de uma organização mecanicista:

Alternativas
Comentários
  • Letra b

     

    As organizações mecanicistas são caracterizadas por um alto nível de formalização, estrutura
    hierárquica de controle, autoridade e comunicação, definição precisa de direitos e obrigações dos
    membros da organização e uma preocupação maior com os meios, do que com os fins.

    O modelo mecânico tem como características a maior ênfase na especialização, coordenação
    entre sucessivos níveis hierárquicos por parte de um escalão superior, escala hierárquica no
    que diz respeito ao controle, autoridade e comunicação, reforçada por um fluxo de
    informações que caminha dos níveis inferiores para o topo da hierarquia onde a coordenação
    final é realizada.

    Seria basicamente hierárquica dentro dos padrões da escola clássica, sendo
    adequada às organizações tradicionais, inseridas em ambiente estável, com tarefas
    relativamente rotineiras e definidas, onde o elemento humano, por pressuposto, prefere
    executar tarefas previamente programadas a aquelas que exijam maior criatividade.

     

    Fonte: Dissertação - ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS: O PAPEL DO GESTOR DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO


ID
164800
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda em relação à estrutura organizacional, assinale a alternativa CORRETA a respeito de algumas características de uma organização orgânica:

Alternativas
Comentários
  • Letra a

    As organizações orgânicas se caracterizam por um controle menos baseado
    no contrato de trabalho entre indivíduo e organização e mais no consenso do que é melhor
    para o grupo. A comunicação, além de vertical, é também horizontal, sendo que a tarefa
    individual muda constantemente, havendo maior interação entre os membros da empresa e a
    autoridade, variando de acordo com a capacidade para a realização da tarefa. Uma boa
    adaptação da organização ao meio depende da habilidade da alta administração em
    interpretar as condições enfrentadas pela empresa e suas necessidades diante do ambiente.
    (BURNS e STALKER, 1961)

    O modelo orgânico ajusta-se melhor a empresas inseridas em um ambiente dinâmico, onde as
    tarefas não podem ser programadas com muita antecedência, exigindo por parte dos dirigentes
    maior flexibilidade e criatividade no processo de administração da empresa. (SOUZA, 1982)

     

    Fonte: Dissertação - ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS: O PAPEL DO GESTOR DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO


ID
165982
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao processo ético nas organizações, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
166846
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A estrutura organizacional que propõe que os empregados sejam designados para um departamento funcional básico e, ao mesmo tempo, são indicados para trabalhar em um determinado produto ou para um determinado cliente é denominada organização

Alternativas
Comentários
  • A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.


    Fonte: Rodrigo Rennó - Administração Geral para Concursos


ID
168094
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos seus estudos, Likert verificou que os estímulos administrativos predominantes nas empresas podem ser representados num contínuo que vai desde o Sistema 1 até o Sistema 4. No Sistema 1, a administração

Alternativas
Comentários
  • Likert propôs 4 perfis organizacionais:

     

    1) Autoritário-Coercitivo

    Processo decisorial totalmente centralizado na cúpula da organização;

    - Somente comunicações verticais e descendentes;

    - A organização informal é vedada;

    - Utilização de medidas disciplinares e raras recompensas (estritamente salariais).

     

    2) Autoritário-Benevolente

    - Processo decisorial centrado na cúpula, mas permite alguma delegação;

    - Prevalecem comunicações descendentes sobre as ascendentes;

    - Relações interpessoais são toleradas com condescendência;

    - Utilização de punições e medidas disciplinares, mas com menor arbitrariedade.

     

    3) Consultivo

    - No processo decisorial, há uma consulta aos níveis inferiores, permitindo participação de delegação;

    - Comunicações no sentido vertical e horizontal;

    - Certa confiança nas pessoas e nas relações;

    - Utilização de recompensas materiais. Raras punições e castigos.

     

    4) Participativo

    - Processo decisorial totalmente descentralizado;

    - Sistemas de comunicação eficientes são fundamentais para o sucesso da empresa;

    - Confiança mútua, participação e envolvimento grupal intenso;

    - Utilização de recompensas sociais e materiais.

     


ID
201742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A análise de variáveis macro-organizacionais, como a cultura
organizacional e o poder nas organizações, é elemento central para
a atividade do psicólogo do trabalho e das organizações. Acerca
desse assunto, julgue os itens seguintes.

A estrutura, as relações da organização com seu ambiente e as estratégias organizacionais são dimensões básicas de uma análise organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Questão CORRETA 

     

    Ambiente Organizacional

    Organização

    Estrutura Organizacional: Tecnologias - Pessoas - Tarefas 


ID
201745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A análise de variáveis macro-organizacionais, como a cultura
organizacional e o poder nas organizações, é elemento central para
a atividade do psicólogo do trabalho e das organizações. Acerca
desse assunto, julgue os itens seguintes.

O poder da informação é uma base de poder nas organizações e diz respeito ao resultado da aplicação de conhecimentos, habilidades ou perícia de um indivíduo em uma área de conhecimento relevante para a organização.

Alternativas
Comentários
  • Muito difundida em Psicologia Social, a classificação de French e Raven (1959) indica seis bases principais de poder:
    a) legítimo (autoridade);
    b) de coerção;
    c) de recompensa;
    d) de referência (de identificação ou "carismático");
    e) de conhecimento (de perito);
    f) de informação. 


    O poder de informação constitui um modo de influenciar os outros através de retenção total ou transmissão parcial de informações às quais os outros não têm acesso. Este poder é especialmente importante nas análises, reflexões e decisões do presente com repercussão no futuro. 
  • A questão confundiu o poder de especialização com o poder de informação

ID
201757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A análise de variáveis macro-organizacionais, como a cultura
organizacional e o poder nas organizações, é elemento central para
a atividade do psicólogo do trabalho e das organizações. Acerca
desse assunto, julgue os itens seguintes.

Dependência é um conceito-chave no que concerne ao poder nas organizações e está associada à importância e à escassez de recursos nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • As bases de poder  são compostas  vários elementos: 

    a) corpo de conhecimento crítico para a organização

    b) competência ou habilidade técnica 

    c) acesso aos poderosos

    d) prerrogativas legais

    e) controle de recursos - recursos são insumos básicos (dinheiro, materiais, tecnologia, pessoal) e são transformados em base de poder quando um influenciador passa a controlá-los. Organização eficiente, em época de crise, passa a depender menos dos influenciadores que sabem utilizar bem essa base de poder.


ID
207817
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A fim de demonstrar que, para desgrudar do poder é necessário ser dotado de certas características, Galbraith (1999) propôs três fontes de poder: personalidade, propriedade ou riqueza e organização. A organização é considerada a fonte de poder mais importante para este autor, pois ela consiste em

Alternativas
Comentários
  • Olá,

    O “poder” pode causar grandes transformações na vida das pessoas e, em especial, nas organizações.

    As fontes de poder, (GALBRAITH, 1999):

    Personalidade: engloba “qualquer característica pessoal que dá acesso a um ou mais instrumentos de poder”, tais atributos se   encontram enraizados nas pessoas, não podendo ser adquiridos, pois são natos

    Propriedade ou riqueza: podem provocar a submissão daquelas pessoas desprovidas de tais atributos, ou seja, “confere um aspecto de autoridade, uma firmeza de propósito, e isto pode induzir à    submissão condicionada”;

    Organização: consiste em um grupo de pessoas que se encontram unidas em prol de um objetivo comum, refere-se ao    “poder para fazer”, podendo ser modificado de acordo com os interesses em jogo, como é o caso dos partidos políticos.

    Bons estudos.


ID
221260
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Mintzberg, existem cinco categorias de bases de poder nas organizações. Além do controle de recursos, da competência ou habilidade técnica e do corpo de conhecimentos críticos de que a organização necessita, identificam-se a(s)

Alternativas
Comentários
  •  

    As cinco bases de poder sugeridas por Mintzberg (1983) são:
    (1) recursos;
    (2) habilidade técnica;
    (3) conhecimento crítico;
    (4) prerrogativas legais;
    (5) acesso privilegiado às outras bases.

  • O examinador tenta confundir os demais ítens com outras bases de poder segundo outros teóricos como Robbins ou como French e Raven.

  • O influenciador é poderoso na medida que usa de forma eficaz as bases do poder:

    1.     Controle de recursos (insumos, apoio, dinheiro,tecnologia, materiais, etc).

    2.     Competência ou habilidade técnica (especialista).

    3.     Conhecimentos de interesse da organização (advêm da circulação de informação).

    4.     Prerrogativa (benefício, direito) legal.

    5.     Acesso aos poderosos (aqueles que controlam bases de poder na organização através de ligações formais e informais). 


ID
231244
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a abordagem que discrimina diversas modalidades de liderança, um líder focado apenas nas tarefas, que toma decisões individuais e desconsidera a opinião dos liderados é consideradoumlíder:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    É possível verificar na dicotomia dos estilos autocrático e democrático, onde o primeiro encontra-se direcionado para a tarefa e o segundo para as relações, existindo ainda, o estilo de liderança inoperante, que é o laissezfaire, ou seja, a abdicação da posição de líder. 

  • Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

ID
233107
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na literatura científica, há um razoável consenso sobre as transformações que o mundo do trabalho atravessa no limiar do século XXI. Tais transformações caracterizam-se por: interdependência dos mercados; aceleração das inovações tecnológicas; redução do ciclo de vida dos produtos; mundialização da produção, distribuição e comercialização; redes globais de comunicação e informação; crescente conhecimento agregado na produção; redimensionamento das corporações, empresas lights, enxutas; incremento da terceirização de serviços e do trabalho autônomo. Acerca de outros aspectos que também caracterizam o processo contemporâneo de transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    "Além destes traços característicos do processo de mudanças, a reestruturação produtiva vem reconfigurando as relações de produção, distribuição e consumo, merecendo mencionar também (Antunes, & Alves 2011): a mundialização da produção, da distribuição e do consumo; as redes globais de comunicação e informação; a interdependência dos mercados; as inovações tecnológicas nos âmbitos da microeletrônica, da microbiologia e das energias nuclear e ecológica; o crescente conhecimento científico e tecnológico agregados à produção; a redução do ciclo de vida das mercadorias; o aumento da terceirização de serviços; a redução do contingente tradicional dos trabalhadores na indústria, cedendo espaço para o crescimento das relações informais e precárias de trabalho (terceirizados, subcontratados, part-time) e da terceirização da economia; o crescimento do trabalho autônomo; a expansão do trabalho em domicílio e do teletrabalho; o aumento do trabalho feminino, especialmente nas modalidades de trabalho part-time, precarizado e desregulamentado; e a escolarização clássica amplia-se para o paradigma da qualificação contínua e a ultra-especialização vem evoluindo para a multiqualificação e a especialização flexível na execução das tarefas.

    Além destas características, cabe ressaltar ainda que o mundo das corporações vem se tornando cada vez mais transnacional e, em certa medida mais volátil no tempo e no espaço, devido às empresas que migram de regiões e países.

    Por fim, cabe mencionar que neste cenário de transformações o paradigma da flexibilização vem se afirmando como ferramenta gerencial para operacionalizar as mudanças produzidas pelo processo em curso de reestruturação produtiva. Na prática, ela tem se tornado uma diretriz no campo de gestão de processos produtivos voltada para tornar organizações e trabalhadores mais resilientes quanto às exigências de todas as ordens, impostas pela atual estágio histórico do capitalismo."

    http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-52372015000200003


ID
233113
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As condições, a organização e as relações sociais de trabalho constituem dimensões fundamentais para a análise da gênese, da ocorrência e das consequências de indicadores críticos no trabalho: retrabalho, erros, panes, insatisfação, mal-estar, doenças ocupacionais. A adaptação dos ambientes organizacionais aos seus usuários, visando ao conforto, à segurança e à produtividade, requer respeitar e aplicar orientações básicas acerca das características do funcionamento psicofisiológico do ser humano. Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • "Quanto às características psicofisiológicas dos trabalhadores, é extremamente complicado, pois o ser humano é único, porém as características de um grupo variam de região para região. Algumas características são comuns à maioria das pessoas. O Manual de Ergonomia do MTE lista algumas características psicofisiológicas do ser humano:

    · prefere escolher livremente sua postura, dependendo das exigências da tarefa e do estado de seu meio interno;

    · prefere utilizar alternadamente toda a musculatura corporal e não apenas deter-minados segmentos corporais;

    · tolera mal tarefas fragmentadas com tempo exíguo para execução e, pior ainda, quando esse tempo é imposto por uma máquina, pela gerência, pelos clientes ou colegas de trabalho, ou seja, prefere impor sua própria cadência ao trabalho;

    · é compelido a acelerar sua cadência quando estimulado pecuniariamente ou por outros meios, não levando em conta os limites de resistência de seu sistema musculoesquelético;

    · sente-se bem quando solicitado a resolver problemas ligados à execução das tarefas, logo, não pode ser encarado como uma mera máquina, mas sim como um ser que pensa e age;

    · tem capacidades sensitivas e motoras que funcionam dentro de certos limites, que variam de um indivíduo a outro e ao longo do tempo para um mesmo indivíduo;

    · suas capacidades sensório-motoras modificam-se com o processo de envelhecimento, mas perdas eventuais são amplamente compensadas por melhores estratégias de percepção e resolução de problemas desde que possa acumular e trocar experiência;

    · organiza-se coletivamente para gerenciar a carga de trabalho, ou seja, nas atividades humanas a cooperação tem um papel importante, muito mais que a competitividade. O sucesso da raça humana no processo evolutivo deve-se, em grande parte, a sua capacidade de agir em conjunto, conduta observada em várias outras espécies. A extrema divisão do trabalho e a imposição de uma carga de trabalho individual impedem os mecanismos de regulação dos grupamentos humanos, levando ao adoecimento."

    https://livros-e-revistas.vlex.com.br/vid/interpretacao-dos-itens-da-641549809


ID
233122
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Ela tem um papel hierárquico importante no processo saúde-doença dos trabalhadores. Acerca da temática organização do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
233158
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante as décadas de 60 e 70 do século XX, ocorreram alterações significativas na compreensão de variáveis individuais capazes de influenciar resultados da organização. Atualmente, estudos de comportamento organizacional dão grande ênfase à questão do comprometimento no trabalho.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o conceito cognitivo utilizado para representar o pensamento do empregado acerca de sua relação de permuta econômica com a empresa, uma vez que tal conceito compreende crenças relativas a perdas ou custos associados ao rompimento da relação de troca com a organização.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    o Comprometimento Calculativo ou instrumental: comprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.

  • A questão fala sobre o Comprometimento Organizacional, são eles:
    1. Comprometimento Calculativo:  Comprometimento com a empresa em aspectos como: salários, status, recompensas...
    2. Comprometimento  Afetivo: associado à ideia de lealdade, desejo de contribuir, consideração pela empresa.
    3. Comprometimento  Normativo: Internalização de pressões normativas de comportamento.
    4. Comprometimento  Comportamental: As pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas proprias ações
    5. Comprometimento  Sociologico: Relações de autoridade e subordinação.

ID
233161
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A cultura organizacional pode ser estudada por meio de diversas abordagens; entre elas, destacam-se as teorias interpretacionistas, estruturalistas e funcionalistas. Com bases nos pressupostos de cada uma delas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cultura Organizacional e a Abordagem Funcionalista



    Um dos autores mais citados a respeito de Cultura Organizacional é Edgar Schein. Ele define a Cultura Organizacional como “o modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e adaptação interna”. (SCHEIN, 1992, p. 7). Trompenaars (1994) utiliza a definição de Schein como um passo inicial no entendimento da Cultura Organizacional. Entre outras contribuições, ele acrescenta que os valores e as normas inseridos na semiconsciência variam em diferentes regiões do mundo. 



    Kotter e Heskett (1994) adotam uma abordagem mais simples ao tratar dos níveis da Cultura Organizacional. Eles definem dois níveis: os valores compartilhados, considerados mais essenciais e difíceis de mudar e as normas de comportamento do grupo, que constituem um nível 

    mais superficial. Os teóricos citados neste tópico, ao entenderem que a empresa possui uma cultura e que esta é uma variável independente que influencia outros aspectos organizacionais, adotam um entendimento funcionalista da Cultura (SMIRCICH, 1983, p. 342).



  • Cultura Organizacional: Abordagem Interpretativista 



    O conceito proposto por Schein (1992), é distinto do proposto por Cavedon (1999). Para esta, e para os demais autores sob a perspectiva interpretativista, a organização é uma Cultura. Uma vez entendida como uma metáfora raiz para entender uma organização, a Cultura não pode ser vista como uma variável, mas como um ente. Cavedon (2004, p. 4) define Cultura Organizacional como “a rede de significações que circulam dentro e fora do espaço Organizacional, sendo simultaneamente ambíguas, contraditórias, complementares, díspares e 

    análogas, implicando ressemantizações que revelam a homogeneidade e a heterogeneidade organizacional”. 



    A complexidade aqui revelada impede que a Cultura seja explicada por meio dos níveis sugeridos por Schein (1992), Hostede (1991) e Trompenaars (1994). As expressões “rede” e “teia de significados”, comumente usadas por teóricos interpretativos, indicam que a complexidade proposta neste paradigma não pode ser comportada nos medelos citados pelos referidos autores. 


  • Cultura Organizacional: Abordagem Crítica



    Em geral, autores deste paradigma científico acrescentam a dimensão das relações de poder e as consequentes considerações sobre aspectos de manipulação em seus conceitos. Por exemplo, Fleury (2006) afirma que “Cultura Organizacional é concebida como um conjunto de valores e pressupostos básicos expressos em elementos simbólicos, que em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir a identidade organizacional, tanto age como elemento de comunicação e consenso, como resultam e instrumentalizam as relações de dominação”.


ID
240109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da gestão estratégica de pessoas e dos modelos de gestão de
pessoas, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico das condições e do ambiente de negócios ajuda a definir as estratégias de gestão de pessoas a serem adotadas pelo núcleo de planejamento estratégico de pessoas da organização.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Alguém pode me ajudar?
  • Também não entendi o porquê desta questão estar errada!
  • Acho que o problema da questão está em "adotadas pelo núcleo de planejamento estratégico de pessoas da organização".
    Em gestão de pessoas, nunca houvi falar de tal núcleo.

    Se alguém puder ajudar....
  • O diagnóstico das condições do ambiente é realizado por meio da pesquisa de clima e subsidiará os elementos que definirão as estratégias a serem adotadas pelos gestores e não pela gestão estratégica, como colocado na questão.
  • Questão péssimamente elaborada!
  • Concordo com a LYDIANA, foi mal elaborada. Dizer "ambiente de negócios" nos remete ao ambiente externo a empresa e não ao clima da empresa. Além do que o enunciado não diz que essa é uma pergunta sobre clima.

  • Gente, eu interpretei da seguinte forma:

    As estratégias de gestão de pessoas precisam ser definidas de forma prioritária. Só assim, será possivel elaborar o diagnóstico. Neste sentido a ordem da quetsão estaria invertida.

    Não sei se faz sentido..Fiquem à vontade para comentar..

  •  

    É isso aí, Kesya! Bela sacada.

     

  • O diagnóstico das condições e do ambiente de negócios ajuda a definir o planejamento estratégico da organização como um todo, elaborado pela cúpula do organização. O planejamento de gestão de pessoas é um planejamento tático, pois trata-se de um plano para uma área específica, um departamento, indicando como contribuir com o planejamento estratégico.

    Dessa forma acredito que é errada tendo em vista que o planejamento de gestão de pessoas será baseado no planejamento estratégico e não diretamente no diagnóstico do ambiente de negócios da organização.

  • O diagnóstico realmente vem antes do planejamento. O problema é que condições e ambiente de negócio são insumos para o planejamento tático de pessoas


ID
240295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos processos organizacionais e de métodos e técnicas
utilizados em pesquisa organizacional, julgue os itens a seguir.

Estudos de avaliação de características do ambiente organizacional beneficiam-se, especialmente, dos métodos qualitativos de pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Características refere-se a qualitativos na questão, portando questão correta.
  • Certo

    ...Nos utilizamos do método qualitativo para podermos detectar a influência da cultura organizacional no programa de Qualidade de Vida no Trabalhos, por entender que nos fornece subsídios para compreender e explicar a subjetividade nas relações sociais encontradas nas crenças, valores, atitudes e hábitos. “Ela se preocupa, nas ciências sociais, com o nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, crenças, valores, atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos, que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. (...) Enquanto cientistas sociais que trabalham com estatística apreendem dos fenômenos apenas a região visível, ecológica, morfológica e concreta, a abordagem qualitativa aprofunda-se no mundo dos significados, das ações e relações humanas, um lado não perceptível e não captável em equações, medidas e estatísticas” (Minayo, 1996:22).

    Texto: http://www.ead.fea.usp.br/semead/5semead/RH/QVT%20NATURA.pdf

     

  • Os métodos qualitativos têm um papel importante no campo dos estudos organizacionais (DOWNEY e IRELAND, 1979, p. 635). Segundo os autores, estudos de avaliação de características do ambiente organizacional são especialmente beneficiados por métodos qualitativos, embora estes não sirvam só para essa finalidade. Por outro lado, ainda segundo os autores, enfoque qualitativo presta-se menos para questões em que eliminar o viés do observador seja fundamental para a análise do fenômeno.


ID
240298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos processos organizacionais e de métodos e técnicas
utilizados em pesquisa organizacional, julgue os itens a seguir.

Ao reproduzir as condições e a complexidade de problemas do mundo real, a dinâmica de grupo oferece a seus participantes a oportunidade de praticar suas habilidades, testar seus conhecimentos e inferir, antecipadamente, os efeitos indesejáveis desses problemas sobre a realidade.

Alternativas
Comentários
  • Boa questão, vamos pensar um pouco, veja que no início da questão fala-se em: "Ao reproduzir as condições e a complexidade de problemas do mundo real..."  em seguida, diz que a dinâmica de grupo oferece..., ou seja, a dinâmica de grupo com o objetivo de representar a vida real no ambiente de trabalho, cria oportunidades para os funcionário praticarem, testarem suas habilidades, além de inferir sobre os efeitos indesejáveis na vida funcional.
  • Uma coisa que pode levar ao erro nesta questão é a pessoa confundir dinâmica de grupo com técnicas de simulação como o role-playing e o psicodrama que são coisas diferentes.

  • certo

     


ID
240301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos processos organizacionais e de métodos e técnicas
utilizados em pesquisa organizacional, julgue os itens a seguir.

As empresas, com a finalidade de promover efetiva qualidade de vida no ambiente de trabalho, devem priorizar investimentos em ações de natureza compensatória, para, dessa forma, eliminar os agravos de saúde e promover vivências de bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, pensemos juntos, compensar algo, não é eliminar o problema.
  • Errado. Ações de natureza preventiva.
  • Basta interpretação de texto.

     

    O que é compensatório jamais poderá ser efetivo.

    Compensar é fazer remendos.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • As vivências de bem-estar e eliminação de agravos à saúde são proporcionadas pela abordagem PREVENTIVA (antes de acontecer o problema ou minimizando problemas maiores). Adaptando tarefas, contexto e componentes do trabalho ao trabalhador.

    Entretanto, a questão fala em investimento em ações de natureza compensatórias, essas têm PAPEL "CURATIVO" (paliativas). Tais ações visam aumentar a resiliência do indivíduo para enfrentar a fadiga e estresse do trabalho e estão embasadas numa PERSPECTIVA DE CARÁTER ASSISTENCIAL (ex. ginástica laboral).

    Fonte: Ferreira apud Curso de Psicologia Organizacional (módulo QVT) por Luciana Castro. Editora Concursos Psi.

  • Segundo Julião (2001), a QVT, como modelo de investigação científica no âmbito do trabalho, surgiu em 1950 com os estudos de Eric Trist. O objetivo era analisar reformular as formas de estruturação das tarefas, a fim de tornar a vida dos trabalhadores menos penosa.

    ERRADO

  • paliativos nunca serão mais eficazes!!!!!!

  • Ações de natureza COMPENSATÓRIA não se relacionam com o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).


ID
240304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos processos organizacionais e de métodos e técnicas
utilizados em pesquisa organizacional, julgue os itens a seguir.

Entre as técnicas de intervenção indicadas para a viabilização das mudanças organizacionais incluem-se o mapeamento cognitivo, a dinâmica de sistemas e os diagramas de afinidades.

Alternativas
Comentários
  • O Mapeamento Cognitivo e a Dinâmica de Sistemas servem para identificar problemas e buscar soluções em processos.
  • Talvez o erro esteja em "indicadas para a viabilização das mudanças". Mapeamento cognitivo e diagrama de afinidades são úteis para o diagnóstico e análise dos resultados, mas não as melhores para viabilizar mudanças organizacionais efetivas.

ID
240307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos processos organizacionais e de métodos e técnicas
utilizados em pesquisa organizacional, julgue os itens a seguir.

O processo de crescimento pessoal, incentivado, entre outros fatores, por um clima organizacional estimulador, propicia aos indivíduos a execução de suas tarefas e o desempenho de suas funções mediante a utilização do máximo de suas competências cognitivas e afetivas.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, é evidente que em um ambiente que estimula o crescimento e procura sempre motivar o funcionário terá maiores condições de que seus funcionários procurem utilizar ao máximo suas competências cognitivas e afetivas.
  • O Clima organizacional afeta de maneira muito significativa a motivação e a satisfação dos trabalhadores para com o trabalho, e os efeitos dessa relação funcionam como importantes reguladores da produtividade dos funcionários e da organização como um todo.

     

    by neto..

  • Pegadinha


ID
269812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das
organizações e do trabalho.

Na visão culturalista, a organização constitui um sistema de comportamento cooperativo orientado pelo planejamento, o qual tem a função de tornar os comportamentos previsíveis em sua estrutura.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Aqueles que tomam a organização como consntrução social destam apenas 3 visões: cognitivista, culturalista e institucionalista.

    O que vem a tratar na questão não é visão culturalista e sim visão Cognitivista.

    Fonte: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado//tde_arquivos/1/TDE-2006-11-22T090652Z-401/Publico/KaremFSSO.pdf



  • V. CULTURALISTA: a cultura assume um papel central, absorvendo a ideia de que as org são minissociedades que têm seus próprios padrões de cultura e subcultura. 
    V. INSTITUCIONALISTA: revela que as instituições equivalem a árvores de decisões lógicas que regulam as atividades humanas, indicando o que é proibido, o que é permitido e o que é indiferente fazer.
    V. COGNITIVISTA: o homem é um homem admnistrativo (que opõe-se ao homem econômico) , portador de racionalidade compreensiva, dotado de racionalidade processual ou limitada e que pode perseguir objetivos de satisfação. Em virtude desses limites de racionalidade, a decisão tomada representa somente a melhor solução encontrada mediante aquela determinada situação. Põe em evidência a importância do planejamento das ações e dos padrões de comportamento para o trabalho nas organizações.
  • sintetizando

    CULTURALISTA: minissociedades 


     INSTITUCIONALISTA: árvores de decisões lógicas : o que é proibido, o que é permitido e o que é indiferente fazer.


     COGNITIVISTA:  racionalidade compreensiva,  decisão, planejamento, padrões de comportamento para o trabalho nas organizações.


ID
269815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das
organizações e do trabalho.

A estrutura organizacional representa uma cadeia relativamente estável de ligação entre as pessoas e o trabalho, que constituem a organização.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Entende-se estrutura organizacional como a cadeia relativamente estável de ligações entre as pessoas e o trabalho que constituem a organização. A formação de uma estrutura organizacional envolve dois mecanismos, descritos por Robbins (1988): (a) a divisão ou diferenciação, que são os processos de especialização e as decisões relativas à departamentalização e (b) a coordenação ou integração, que especifica a hierarquia, a esfera de controle, a centralização e a formalização. Os formatos organizacionais são, portanto, resultantes de como os decisores definem esse complexo conjunto de elementos organizadores das relações entre pessoas, grupos, direção, tarefas e atribuições.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/prc/v20n1/a20v20n1.pdf



ID
269818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das
organizações e do trabalho.

A descrição da dimensão concreta do trabalho refere-se ao modo pelo qual o trabalho é gerido e realizado por seu executor, principalmente em termos de funções como planejar, organizar, dirigir e controlar.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    ..o trabalho é medido pela sua dimensão concreta, ou seja, pelo que é realizado e não pelo esforço aplicado na tentativa de mover um objeto. Esse é um conceito Newtoniano, praticado pelos cientistas e pelos engenheiros. O conceito de mundo do trabalho é mais amplo que a função laboral no sentido estrito. Incluem-se nele tanto as atividades materiais, produtivas, como os processos sociais que lhe dão forma e sentido no tempo e no espaço.


    Fonte: http://www.gestiopolis.com/recursos/documentos/fulldocs/rrhh/trabalho.htm

    Obs: assunto difícil esse! Quem tiver material, por favor postar.

  • Dimensoes do trabalho:
    1- Concreta: tecnologia, condições anbientais e materiais
    2- Gerencial: modo pelo qual o trabalho é gerido....
    3- Socioeconômica
    4- ideológica
    5- Simbólica

    Livro: Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 
  • Complementando o que ficou faltando na colocação da colega acima:

    Dimensões do trabalho:

     

    1. Concreta: Condições ambientais e Materiais.
    2. Gerencial: Modo pelo qual o trabalho é gerido. ( Esta é a dimensão que a questão aborda)
    3. Socio-Economico: Articulação entre o modo de realizar o trabalho e as estruturas sociais, econômicas e políticas.
    4. Ideológica: São os discursos elaborados e articulados sobre o trabalho.
    5. Simbólica: Relacionada aos aspectos subjetivos.
  • •Dimensão concreta: tecnologia, condições ambientais e materiais;

    •Dimensão gerencial: modo pelo qual o trabalho é gerido

    •Dimensão socioeconômica: modo de realizar o trabalho e as estruturas sociais, econômicas e políticas em plano macro da sociedade

    •Dimensão ideológica: discurso elaborado e articulado sobre o trabalho

    •Dimensão simbólica: aspectos subjetivos


ID
269821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das
organizações e do trabalho.

As organizações são vistas como entidade quando elas constituem processos de interação social em que as pessoas são os únicos agentes causais.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    As trê visões - cognitivista, culturalista e institucional - não assumem a organização como uma entidadade que existe independente das pessoas que a constituem. Na verdade, a organização é vista como um processo e não como uma entidade, uma vez que ela fluída e resulta de processos de interação social, tendo os indivíduos como único agentes causais, já que deles dependem os fenômenos organizacionais, como é o caso dos indivíduos com maior autoridade, que definem as características mais permanentes, como decisões estratégicas, das organizações, como a sua estrutura, normas, rotinas, entre outras, além de exercerem influência ao modelar decisões estratégicas. (OLIVEIRA, 2004, p. 17)

    Fonte: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado//tde_arquivos/1/TDE-2006-11-22T090652Z-401/Publico/KaremFSSO.pdf
  • O erro da questão está em dizer que as organizações são entidades, quando na verdade são vistas como PROCESSO.

    Bons estudos!

    Au, au.


ID
313900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo a concepção tradicional de organização competitiva, o
objetivo maior da organização deve ser maximizar o retorno dos
investimentos dos acionistas; de acordo com a concepção
transformadora, deve ser atender aos diversos interesses e
necessidades de todos os envolvidos (stakeholders) com a
organização. Com relação à influência dessas concepções nas
relações de trabalho e políticas de gestão de pessoas, julgue os itens
a seguir.

Conforme orientação da concepção transformadora, a política de treinamento adotada pela organização deve limitar-se à preparação do funcionário para o exercício da função que ele já ocupa.

Alternativas
Comentários
  • Se é transformadora pode ocorrer o treinamento em outras áreas.Há uma intervenção mais ampla, e não restrita (LIMITAR-SE)


ID
313903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo a concepção tradicional de organização competitiva, o
objetivo maior da organização deve ser maximizar o retorno dos
investimentos dos acionistas; de acordo com a concepção
transformadora, deve ser atender aos diversos interesses e
necessidades de todos os envolvidos (stakeholders) com a
organização. Com relação à influência dessas concepções nas
relações de trabalho e políticas de gestão de pessoas, julgue os itens
a seguir.

A concepção tradicional de organização pressupõe relações de confronto com os sindicatos, que resultam de divergências entre os interesses da empresa e os dos sindicatos.

Alternativas

ID
313906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo a concepção tradicional de organização competitiva, o
objetivo maior da organização deve ser maximizar o retorno dos
investimentos dos acionistas; de acordo com a concepção
transformadora, deve ser atender aos diversos interesses e
necessidades de todos os envolvidos (stakeholders) com a
organização. Com relação à influência dessas concepções nas
relações de trabalho e políticas de gestão de pessoas, julgue os itens
a seguir.

Em organizações geridas conforme a concepção transformadora, a tomada de decisão procede do nível hierárquico superior para o inferior.

Alternativas
Comentários
  • A concepção transformadora, tal como descrita no enunciado, leva em conta os diversos interessados, não é uma tomada de decisão unilateral. Gabarito: Errado

ID
314128
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O treinamento na empresa pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local. Quanto à finalidade, o treinamento pode voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza-se a

Alternativas
Comentários
  • e ) aquisição de conhecimento. As outras opções fazem referência ao processo.
  • conteúdo -  enfatiza AQUISIÇÃO  de conhecimento
    processo - enfatiza a MUDANÇA de atitudes
  • Exemplos de técnicas de treinamento:

    1. Orientadas para o conteúdo -  leitura, instrução programada, instrução assistida por computador.

    2. Orientadas para o processo - dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos.

    3. Mistas (conteúdo e processo) - estudos de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas on-the-job.

    (Chiavenato, 2004)
  • Para Gil (1994, p. 71), o treinamento na empresa "pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local". 

    a) Quanto à clientela: o treinamento pode ser dirigido a todos os segmentos ocupacionais da empresa ou voltado para os empregados da hierarquia mais elevada. Gil (1994, p. 71) diz que se o treinamento for voltado para os executivos, pode ser chamado de desenvolvimento gerencial. Para os empregados de nível hierárquico inferior ao gerencial, pode ser designado de treinamento técnico, treinamento técnico-administrativo ou treinamento operacional, dependendo do grau de escolaridade e do setor de trabalho; 

    b) Quanto à finalidade: para Gil (1994, p. 72), o treinamento pode "voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza a aquisição de conhecimentos. No segundo, volta-se para a mudança de atitudes e o desenvolvimento das relações interpessoais".Também há treinamentos mistos, com os objetivos visando tanto o conteúdo quanto o processo; 

    c) Quanto ao momento: pode ser realizado o treinamento antes do ingresso no trabalho, ou treinamento de integração, ou após o inicio do trabalho, para suprir necessidades detectadas; e, 

    d) Quanto ao local: o treinamento pode ser realizado no ambiente de trabalho ou em um outro local mais apropriado.



  • Para Gil (1994, p. 71), o treinamento na empresa "pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local". 

    a) Quanto à clientela: o treinamento pode ser dirigido a todos os segmentos ocupacionais da empresa ou voltado para os empregados da hierarquia mais elevada. Gil (1994, p. 71) diz que se o treinamento for voltado para os executivos, pode ser chamado de desenvolvimento gerencial. Para os empregados de nível hierárquico inferior ao gerencial, pode ser designado de treinamento técnico, treinamento técnico-administrativo ou treinamento operacional, dependendo do grau de escolaridade e do setor de trabalho; 

    b) Quanto à finalidade: para Gil (1994, p. 72), o treinamento pode "voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza a aquisição de conhecimentos. No segundo, volta-se para a mudança de atitudes e o desenvolvimento das relações interpessoais".Também há treinamentos mistos, com os objetivos visando tanto o conteúdo quanto o processo; 

    c) Quanto ao momento: pode ser realizado o treinamento antes do ingresso no trabalho, ou treinamento de integração, ou após o inicio do trabalho, para suprir necessidades detectadas; e, 

    d) Quanto ao local: o treinamento pode ser realizado no ambiente de trabalho ou em um outro local mais apropriado.

    Técnicas de Treinamento

    1. Orientadas para o conteúdo (enfatiza aquisição de conhecimento) - leitura, instrução programada, instrução assistida por computador.

    2. Orientadas para o processo  (enfatiza a mudança de atitudes)- dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos.

    3. Mistas (conteúdo e processo) - estudos de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas on-the-job.

    (Chiavenato, 2004)


ID
318034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A relação de dependência interpessoal entre dois indivíduos é um elemento importante para a compreensão do poder e da liderança nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O poder é um processo de influências entre as partes envolvidas, sem com isso excluir o nível de interdependência entre os indivíduos, do contexto social, as características da personalidade de cada um, que possibilitará a estes a opção da escolha, em decidir a aceitar ou não tais atos de influências. Com base nisto, as pessoas poderão escolher seu próprio estilo de liderança, determinando com isso qual o tipo de poder empregar.

    http://www.lemp.ufsc.br/Arquivos/Emp014.pdf

     

  • oooopaaa!!! NÃO ENTENDI!!!

    A meu ver era obviamente errado pois Robbins afirma que a dependência eh uma característica básica em se tratando do poder, mas da Liderança não!!!!

    Segundo Robbins,

    o PODER exige:

    DEPENDÊNCIA - característica CHAVE PARA O PODER
    NÃO EXIGE INFLUÊNCIA DESCENDENTE
    ESTUDA TÁTICA DE SUBMISSÃO

    enquanto a LIDERANÇA exige:
    COMPATIBILIDADE DE OBJETIVOS E NÃO DEPENDÊNCIA
    INFLUÊNCIA DESCENDENTE LIDER-LIDERADOS
    PESQUISAS ESTUDAM ESTILOS DE LIDERANÇA

    Alguém pode me expliucar por que então na questão considera-se que a dependência interpessoal explica a Liderança???  Pois para haver liderança não deve haver dependência entre as pessoas lideradas e lider e sim o desejo de seguir um propósito,  uma visão, uma compatibilidade de objetivos!!
  • "A relação de dependência interpessoal entre dois indivíduos é um elemento importante para a compreensão do poder e da liderança nas organizações."


    Isis Mendonça, a questão explicita que a relação de dependência é um fator para se entender "poder" e "liderança" e não que dependência faça parte de liderança. 


    Estudar a relação de dependência pode ser um elemento decisivo para justamente se diferenciar, por exemplo, chefe de líder.
  • Dependencia não estaria relacionado ao poder? Chefias!?


ID
327823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a teoria do poder organizacional, há, nas organizações, um jogo de poder no qual vários jogadores tentam controlar as ações organizacionais. Com relação a esses jogadores, denominados influenciadores, e de sua atuação nas organizações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    Conforme a teoria de Mintzberg (1983), "para ser influenciador, o indivíduo precisa mais do que saber usar as bases de poder, controlar recursos, apresentar habilidade técnica, ser dono de um corpo de conhecimento crítico para a organização, ter acesso a prerrogativas legais e dispor de fácil acesso aos poderosos. Além de ser hábil para utilizar as bases de poder, o influenciador deve investir eneriga, ter vontade de influenciar e apresentar habilidade política" (p. 457).

    Livro: Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil - 2ª Ed.

    Autores: Zanelli, Borges-Andrede, Bastos.

     

    Já errei três vezes esta questão, marcando a letra C.

    Possivelmente, o erro está em afirmar que é possível identificar a atuação dos influenciadores nos resultados das ações políticas desenvolvidas, pois isso nem sempre é possível.

     


ID
327826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O estágio de poder grupal caracterizado pelo fortalecimento do desempenho grupal, com produtividade e sem comprometimento das agendas pessoais, bem como pelo desenvolvimento de estratégias de análise e crítica, pela admissão de falibilidade do grupo e pelo estabelecimento de direitos, deveres e limites dos membros é denominado

Alternativas

ID
327832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um contexto de produção de bens e serviços é formado por múltiplas e diversificadas variáveis, constituindo uma totalidade integrada e articulada. Acerca desse assunto e suas implicações, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
468076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A política organizacional envolve aquelas atividades
realizadas na organização com o objetivo de adquirir,
desenvolver e usar o poder e outros recursos para obter
resultados preferidos, em uma situação em que haja
incerteza ou dissenso das escolhas. Acerca do poder, dos
conflitos e dos jogos de poder nas organizações, julgue os
itens que se seguem.



Nos jogos de poder, os jogadores ou influenciadores tentam controlar as ações organizacionais; logo, podem pertencer ou não à estrutura organizacional.

Alternativas

ID
468079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A política organizacional envolve aquelas atividades
realizadas na organização com o objetivo de adquirir,
desenvolver e usar o poder e outros recursos para obter
resultados preferidos, em uma situação em que haja
incerteza ou dissenso das escolhas. Acerca do poder, dos
conflitos e dos jogos de poder nas organizações, julgue os
itens que se seguem.



Para serem considerados jogadores, os influenciadores externos devem compor uma coalizão ativa.

Alternativas

ID
468082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A política organizacional envolve aquelas atividades
realizadas na organização com o objetivo de adquirir,
desenvolver e usar o poder e outros recursos para obter
resultados preferidos, em uma situação em que haja
incerteza ou dissenso das escolhas. Acerca do poder, dos
conflitos e dos jogos de poder nas organizações, julgue os
itens que se seguem.



A base do poder dos especialistas faz que eles possuam maior autonomia, ainda que seu trabalho dependa da distribuição do poder formal.

Alternativas

ID
468085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A política organizacional envolve aquelas atividades
realizadas na organização com o objetivo de adquirir,
desenvolver e usar o poder e outros recursos para obter
resultados preferidos, em uma situação em que haja
incerteza ou dissenso das escolhas. Acerca do poder, dos
conflitos e dos jogos de poder nas organizações, julgue os
itens que se seguem.



Nas organizações cuja configuração de poder é missionária, a identificação dos membros com as metas e objetivos ideológicos da organização ocorre apesar da socialização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    MISSIONÁRIA: a ideologia é o influenciador mais poderos, que matém a colizão externa de forma passiva.

    Presença de líder carismático que exerce grande influência sobre os demais membros. A doutrinação e a socialização garantem forte identificação dos membros com as metas e os objetivos ideológicos da organização. 


ID
468088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A política organizacional envolve aquelas atividades
realizadas na organização com o objetivo de adquirir,
desenvolver e usar o poder e outros recursos para obter
resultados preferidos, em uma situação em que haja
incerteza ou dissenso das escolhas. Acerca do poder, dos
conflitos e dos jogos de poder nas organizações, julgue os
itens que se seguem.



As organizações meritocráticas e os sistemas autônomos são aqueles que possuem as configurações de poder mais maduras em virtude da possibilidade de jogarem todos os tipos de jogos políticos.

Alternativas

ID
481945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os discursos organizacionais modulam o comportamento do
sujeito de forma a adaptá-lo à aspiração da empresa. Com relação
a esse assunto, julgue os próximos itens.

O discurso da participação no processo de tomada de decisão propõe envolver o empregado nas decisões mais significativas e estratégicas da empresa, visando ao aumento da produtividade e à distribuição de poder.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão é afirmar que o discurso da participação visa a "distribuição do poder".

    O discurso da participação envolve a motivação do indivíduo, que participando, estará mais motivado em cumprir suas tarefas cotidianas e alcançar suas metas. discurso da participação mostra ainda que, freqüentemente, as empresas desejam que seus empregados do núcleo operacional participem de alguma forma das decisões da empresa.

    No entanto, não significa que por meio da participação nas decisões da empresa ocorra a distribuição de poder.


ID
565120
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para analisar a estrutura organizacional de uma empresa, deve-se tomar para análise seis elementos básicos: a departamentalização, a especialização do trabalho, a cadeia de comando, a centralização, a descentralização e a formalização. A partir das distinções estabelecidas entre esses elementos, constata-se que a formalização é a (o)

Alternativas
Comentários
  • __LETRA D______

    TODA E QUALQUER ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DEVE, OBRIGATORIAMENTE, LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS SEGUINTES ELEMENTOS:

     

    SÃO OS 6 ELEMENTOS BÁSICOS

       - ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO

       - CADEIA DE COMANDO

       - AMPLITUDE DE CONTROLE

       - CENTRALIZAÇÃO ou DESCENTRALIZAÇÃO

       - FORMALIZAÇÃO

       - DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

    EXERCÍCIOS >  Q571598 

    Estratégia organizacional e, na sua definição, devem-se tomar em consideração seus seis elementos básicos:


    1. A especialização do trabalho;


    2. A departamentalização;


    3. A cadeia de comando;


    4. A amplitude de controle;


    5. A centralização e descentralização;


    6. A formalização.

     __________________________________________________________

    . A formalização.

    Regras e procedimentos de uma organização. Delimitador de comportamento por meio

    da normatização e da padronização dos procedimentos.

    Alto grau de formalização pode causar o engessamento da organização. No entanto,

    deve haver formalização nas organizações em graus aceitáveis.

     

    Conceito de staff = é a soma dos modelos de organização linear e organização funcional.

     

    Conceito de linha (linear) = existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade. É uma organização simples e de conformação piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se passa na sua área, uma vez que as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas.

     

    Conceito de setores = O setor representa uma ala, podendo conter vários departamentos. Exemplo: SETOR de Finanças e Orçamento de uma empresa.

     

    Conceito de departamentos = é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente.

     

    Conceito de horizontalizarão = os funcionários são amplamente autorizados a fazer os seus próprios dia-a-dia de decisões operacionais.

     

    CUIDADO >> ESPECIALIZAÇÃO HORIZONTAL É DETARTAMENLIZAÇÃO

                                                           X

    >> ESPECIALIZAÇÃO vertiCal é > amplitude de Controle

     


ID
565123
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma determinada empresa é uma organização pequena que terceiriza a maior parte dos seus negócios, sendo, além disso, altamente centralizada com pouca departamentalização. Considerando essas características, qual estrutura organizacional define o perfil dessa empresa?

Alternativas

ID
565129
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Teoria dos Sistemas de Katz e Kahn é um modelo de organização amplo e complexo. Ao entender a organização como um sistema aberto, este modelo sustenta a existência de diferentes características que constituem a organização como tal. Dentre elas, está a diferenciação que consiste em um

Alternativas
Comentários
  • Segundo Motta e Vasconcelos (2006, p. 189),

    Características das organizações como sistemas abertos

    • Importação de energia --> Recebe insumos do meio ambiente.

    • Processamento --> Processamento de insumos para transformá-los em produtos.

    • Exportação de Energia --> A organização coloca produtos no ambiente.

    • Ciclo de Eventos --> Energia retorna à organização para o reprocessamento.

    • Entropia Negativa --> Fuga da "morte"

    • Informação e Retroalimentação --> Permite à organização corrigir os seus desvios em reação ao ambiente 

    • Estado Estável e Homeostase Dinâmica --> Estabilidade e Expansão 

    • Diferenciação --> Multiplicação e elaboração de funções 

    • Equifinalidade --> Crítica da one best way. Existem diversas formas de atingir um estado estável

     

    MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. São Paulo: CENGAGE, 2006.


ID
565237
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A estrutura organizacional é a especificação dos elementos básicos em que qualquer organização pode ser analisada. Essa estrutura definirá como as tarefas e funções são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Relacione os elementos da estrutura organizacional da coluna da esquerda à função que eles regem na estrutura organizacional da coluna da direita.

Elemento

I – Cadeia de comando.
II – Amplitude do controle.
III – Centralização e descentralização.

Função
P – Limitar quantos funcionários um executivo consegue dirigir com eficiência.
Q – Decidir quão regrados e regulamentados serão os processos dentro da empresa.
R – Definir quem se reporta a quem na empresa.
S – Localizar onde está concentrada a autoridade no processo decisório.

Estão corretas as associações

Alternativas

ID
565240
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem diferentes modelos organizacionais e diferentes aspectos nos quais as organizações diferem entre si. Entendê-los permite não apenas explicar o funcionamento das organizações existentes, mas também planejar mudanças nessas organizações. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.

I – Uma estrutura simples é caracterizada pelo alto grau de departamentalização, baixa amplitude de controle, pouca centralização e muita formalização.

II – A estrutura matricial rompe com o conceito de unidade de comando e utiliza uma departamentalização dupla: funcional e por produto.

III – Uma organização virtual é caracterizada pela terceirização da maioria de suas atividades, pela alta centralização e pouca ou nenhuma departamentalização.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
565276
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em virtude de sua crítica aos limites organizacionais, impostos por hierarquias de poder e pela departamentalização fragmentada, as organizações que aprendem sustentam a importância de uma estrutura organizacional que busca

Alternativas
Comentários
  • Acho amplitude ILIMITADA de controle erradíssimo!


ID
621112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.

Uma das características de estruturas burocráticas é a pouca utilização do ajuste mútuo como mecanismo de coordenação.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    É o que prega o modelo burocrático, utilizando-se de mecanismos de coordenação priorizando processos em detrimento dos resultados.


ID
621115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.

Segundo a abordagem contingencial, em ambientes com elevado nível de mudança tecnológica de mercado a estrutura orgânica é mais efetiva.

Alternativas
Comentários
  • Certa.

    Na teoria da contigência ( que se preocupa com o ambiente) são enfatizados modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como a estrutura em redes. 

  • Desenho/Estrutura Horizontal (Modelo Orgânico) - Mais achatadas e flexíveis, denotando a descentralização de decisões. Downsizing - estratégia administrativa para reduzir número de níveis e aspectos burocráticos da empresa. Adhocráticos, adaptativos, mais horizontais, poucas regras e procedimentos, pouca divisão de trabalho, amplitudes administrativas maiores e mais meios pessoais de coordenação.

    DESENHO/ESTRUTURA HORIZONTAL (MODELO ORGÂNICO) - Proporcionam autoridade descentralizada, poucas regras e procedimentos, pouca divisão de trabalho, amplitudes administrativas maiores e mais pessoas como meios de coordenação. As organizações orgânicas ou adaptativas operam com um mínimo possível de características burocráticas e com culturas que encorajam a participação das pessoas e o empoderamento (empowerment). Mais achatadas e flexíveis, downsizing – estratégia administrativa para reduzir número de níveis e aspectos burocráticos da empresa. Adhocráticos, adaptativos e mais horizontais.

    Fontes: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


ID
621118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.

Estruturas pré-burocráticas caracterizam-se por baixa padronização, enquanto estruturas burocráticas caracterizam-se por alta padronização.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.

    As Pré-burocráticas são caracterizadas pela falta de maior padronização e  formalização, mas exibem considerável grau de especialização. Se adequam melhor a organizações de pequeno porte, com objetivos tão simples que uma supervisão direta fornece coordenação suficiente para manter uma boa interdependência entre os setores e pessoas.

    As organizações dotadas de estruturas burocráticas lidam melhor com atividades complexas. Neste tipo de estruturas, a supervisão direta e o ajuste mútuo são utilizados como mecanismos secundários quando a padronização não satisfaz as necessidades de coordenação. Os mecanismos de coordenação integram a diversidade de cargos necessários para a execução de atividades complexos. As Estruturas Burocráticas podem ser divididas em estrutura funcional, estrutura divisional e estrutura matricial.


ID
621121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.

Os estudos sobre a relação entre estruturas organizacionais e satisfação demonstram que as pessoas preferem a liberdade e a flexibilidade das estruturas organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Uma revisão da evidência que vincula as estruturas organizacionais com o desempenho e satisfação dos trabalhadores, conduz a uma clara conclusão: não se pode generalizar! Não todos preferem a liberdade e flexibilidade das estruturas organizacionais. Algumas pessoas são mais produtivas e estão mais satisfeitas quando as tarefas no trabalho estão padronizadas e se minimiza a ambigüidade, quando trabalham em estruturas mecanizadas, de maneira que qualquer discussão sobre o efeito que possui o desenho organizacional sobre o comportamento dos empregados deve centrar-se nas diferenças individuais. Para visualizar este ponto, vamos considerar as preferências dos trabalhadores em relação à especialização no trabalho, escala de controle e a centralização.

    Em geral, a evidência indica que a especialização no trabalho contribui a uma maior produtividade do empregado, mas ao preço de uma menor satisfação com o posto. Entretanto, esta conclusão ultrapassa as diferenças individuais e o tipo de tarefas efetuadas pelas pessoas no posto


ID
621124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.

A preferência por estruturas organizacionais é influenciada pela cultura nacional.

Alternativas
Comentários
  • resposta é : CORRETA

    Pois influi na moralidade de cada região fator cultural interfere


ID
621127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.

Os funcionários respondem aos elementos implícitos da estrutura organizacional da mesma forma que respondem aos elementos objetivos da estrutura organizacional.

Alternativas

ID
680260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das variáveis de comportamento macroorganizacional,
julgue os itens subseqüentes.

Em organizações em que a base de poder é a competência ou a habilidade técnica, os especialistas possuem maior autonomia e seu trabalho independe da distribuição do poder formal.

Alternativas
Comentários
  • Quando a habilidade técnica é algo mais pessoal, é provável que o poder formal tenha menos influência.


ID
680263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das variáveis de comportamento macroorganizacional,
julgue os itens subseqüentes.

Em uma organização que possui uma configuração de poder do tipo arena política, a organização serve de instrumento para o alcance dos objetivos claramente estabelecidos pelo influenciador ou pelo grupo de influenciadores dominantes e que estão fora da organização.

Alternativas
Comentários
  • Configuração de Poder Arena Política. A arena política é caracterizada por conflito, tanto na coalizão externa, que é dividida, quanto na coalizão interna, que é politizada. Algumas arenas políticas são caracterizadas por intenso conflito, o qual dura pouco tempo (senão a organização não sobrevive), enquanto outras são caracterizadas por um tipo de conflito mais moderado. Embora a arena política pareça uma disfunção - a harmonia permite melhor que as organizações atinjam as suas missões do que o conflito - ela não é, necessariamente, uma aberração. A arena política pode servir como estágio funcional e, na verdade, necessário na transição de uma configuração de poder para outra. Ela emerge quando uma organização vivencia um desafio à sua ordem de poder existente, ou aquela existente entre os seus influenciadores e, também, quando há forças equilibradas e irreconciliáveis dentro da organização.

  • arena política é uma mudança de poder, um conflito


ID
698806
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O clima organizacional refere-se às interpretações

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Clima organizacional consiste na percepção temporária do indivíduo sobre determinada característica da organização. Ao contrário de cultura organizacional, que consiste nas características construídas a longo prazo.

  • A letra A aparentemente fala sobre a visão da organização. É uma opção que pode causar confusão com o clima organizacional.


  • O Clima Organizacional dentro de uma empresa não é algo simples de ser analisado, porque ele se apresenta difuso, nebuloso e sem contornos bem definidos, dificilmente se mostrando claro aos olhos dos administradores que procuram avaliá-lo e entendê-lo. Até por isso, pouca coisa existe sobre o assunto na literatura administrativa ou de Recursos Humanos. Entretanto, são encontradas algumas definições desenvolvidas por estudiosos e pesquisadores, não só nacionais, mas também internacionais que procuram explicar o significado de Clima Organizacional. 

    Dentre as definições de Clima Organizacional mais conhecida, destacamos as seguintes: 

    Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização. 

    Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização. 

    Clima Organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização. 

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/24244/conceito-de-clima-organizacional#ixzz3hJFHDQ1l

  • O clima organizacional é, de certa forma, o reflexo da cultura da organização,
    ou melhor dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização
    como um todo.

     

    Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas

  • Soares (2002), diz que “o clima mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes. Aprende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações pessoais”. Como mudanças na cultura organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer. Já o clima é mais fácil de ser percebido e apresentando uma natureza mais transitória, podendo ser administrado tanto à curto quanto à médio prazo.

  • O clima organizacional refere-se às interpretações  do indivíduo e do grupo de certas características ou eventos.


ID
891553
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rousseau (1995) sustenta que as intenções da organização são transmitidas a todo o tempo através de politicas e práticas organizacionais, documentos escritos, como também de forma implícita, além dos fatores externos e internos.

O trecho acima se refere ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Os contratos psicológicos lidam com as questões subjacentes aos relacionamentos interpessoais, sejam eles díades ou grupos. Configuram-se em acordos implícitos entre empregador e empregado, baseados em crenças compartilhadas, nos quais cada parte se compromete a tratar a outra de maneira justa (Shein, 1980).

    A cultura organizacional pode ser compreendida como o conjunto de significados e formas de perceber a realidade compartilhados pelos membros da organização (Morgan, 1986).
  • Gabarito: c)contrato psicológico


ID
891559
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando o individuo é admitido na empresa,traz consigo tipos de conduta,valores e pensamentos que podem ser contrários às ações da empresa,ocasionando divergências, que podem ser solucionadas. Considerando a relação indivíduo e organização,marque a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
902977
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A exigência atual de uma busca permanente de conhecimento intrínseca à nossa sociedade impulsionou o questionamento sobre as formas tradicionais de estratégias organizacionais.

Em resposta a isso, se formalizou a ideia de organizações que aprendem, caracterizadas por

Alternativas

ID
903034
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em sua entrada na sociedade do conhecimento, as empresas passaram a se preocupar com os ativos intangíveis, representados principalmente pelo capital humano da organização. A partir desse problema, alguns modelos de mensuração dos ativos intangíveis foram criados.

Um desses modelos é a balanced scorecard (BSC) que consiste no(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de uma maneira muito clara, por intermédio das quatro perspectivas: financeira; clientes, processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos interligam-se entre si, formando uma relação de causa e efeito.

    Prof. Vinícius Ribeiro - Ponto dos Concursos

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Marcos Janderson

    A - balanceamento entre três indicadores de ativos intangíveis: crescimento e renovação, eficiência e eficácia e estabilidade, analisados a partir da demanda organizacional.

    • INCORRETA
    • Na verdade, o Balanced Scorecard se desdobra em em quatro indicadores.
    • Quais sejam: finançasprocessos internosclientesaprendizadocrescimento (ou inovação).

    ===

    B - conjunto balanceado de análises relativas a dimensões financeiras e não financeiras (clientes, processos internos e crescimento), derivadas das estratégias organizacionais.

    • CORRETA
    • Balanced Scorecard é um sistema de medição de desempenho que se baseia em quatro perspectivas de análise complementares: finançasprocessos internosclientes, e aprendizado e inovações (ou crescimento).

    ===

    C - mensuração balanceada entre uma medida geral e um conjunto de indicadores, fundados nos seguintes capitais: humano, clientes e estrutural.

    • INCORRETA
    • Os indicadores de capital: humano, clientes e estrutural NÃO fazem parte dos componentes de indicadores que pertencem ao Balaneced Scorecard (BSC).

    ===

    D - harmonização e análise de quatro dimensões, sendo uma relacionada ao capital financeiro, e três ao capital intelectual, denominadas humano, estrutural e clientes.

    • INCORRETA
    • Os indicadores de capital: humano, clientes e estrutural NÃO fazem parte dos componentes de indicadores que pertencem ao Balanced Scorecard (BSC).

    ===

    E - análise de três dimensões de ativos intangíveis: competência do funcionário, estrutura interna e estrutura externa.

    • INCORRETA
    • Os indicadores de capital humano, clientes e estrutural NÃO fazem parte dos componentes de indicadores que pertencem ao Balanced Scorecard (BSC) e apenas um de seus indicadores são relacionados a Finanças.


ID
903055
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A noção de difusão é importante nas análises da dinâmica de poder nas organizações.

A esse respeito, considere afirmações abaixo.

I - O conceito de migração de poder entre classes é inadequado na explicação da dinâmica de poder nas organizações.

II - O Take over, fenômeno em que o acionista, seja físico ou jurídico, assume o controle da organização, é uma das consequências da profissionalização administrativa.

III - Os mecanismos facilitadores de financiamento disponibilizados pelo Estado proporcionaram ao empresário brasileiro o exercício do poder em sua organização, dispensando assim a construção de uma coalizão interna.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
917398
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando se fala de modelos organizacionais, entre os mais comuns está aquele que combina duas formas de departamentalização: a funcional e a por produto. Como ponto forte em determinado modelo, está a possibilidade de agrupar especialistas, o que minimiza o número necessário deles e tem como ponto fraco a dificuldade de coordenar as tarefas desses especialistas dentro dos prazos e orçamentos. O enunciado se refere à estrutura

Alternativas

ID
926953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a condições organizacionais e promoção de saúde
no trabalho, julgue os itens subsequentes.

Organizações que têm características como centralização, formalização e política de tomada de decisão minimizam a pressão emocional no trabalho, gerando bem-estar para os trabalhadores.

Alternativas

ID
937990
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A cultura organizacional policial é dotada de um viés hierárquico muito forte que necessita ser harmonizado com a necessidade de aproximação e diálogo constante entre chefias e subordinados. Para contornar os entraves da burocracia herdada de um modelo administrativo clássico, fundamentado nas ideias de Taylor e Fayol, pode-se lançar mão do feedback como ferramenta:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Cuidado com o conceito "lançar mão": Seu significado é "servir-se ou valer-se de algo ou alguém, utilizar algo ou alguém para fins próprios". 

  • A questão esta referenciada no artigo “A Gestão do Desempenho Policial: importância do feedback", de Rodrigo de Souza Carvalho, no qual buscou identificar dificuldades e obstáculos enfrentados por gestores de uma instituição policial federal no fornecimento de feedbacks a seus subordinados após a avaliação de desempenho e durante a execução de atividades rotineiras.
    Em busca desse objetivo, o autor conceitua e define o modelo de gestão por desempenho, as várias formas de avaliação de desempenho existentes, a importância da formulação estratégica de objetivos e metas institucionais com base na missão, visão e valores da instituição, o processo de feedback como meio de motivação do servidor, bem como identificar algumas das possíveis dificuldades de implantação da gestão por competências no serviço público.
    Segundo o autor, “o feedback é uma importante ferramenta de alinhamento estratégico na medida em que reafirma as metas, objetivos, valores,  missão e visão da instituição".
     
    O artigo pode ser acessado em: https://www.google.com/url?q=https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/download/60/64&sa=U&ved=0ahUKEwj5sfWJsPvfAhV0F7kGHWl-C44QFggLMAA&usg=AOvVaw3xFdnZ8-LgTAyVrRdfZDBF
     

    GABARITO: E

ID
937996
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um elemento essencial, do ponto de vista funcional ou gerencial, é que as organizações estão ancoradas numa racionalidade técnica, puramente instrumental, geralmente movida pelos interesses do capital, como a eficácia econômica e o lucro. Sobre esse ponto de vista, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários

  • A questão esta referenciada no artigo “TRABALHO, ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES” escrito por José Newton Garcia de Araújo, presente no livro Diálogos em psicologia social, organizado por Ana Maria Jacó-Vilela e Leny Sato, edição de 2012, que nos apresenta o seguinte trecho:
    Um elemento essencial, do ponto de vista funcional ou gerencial, é que a organização está ancorada numa racionalidade técnica, puramente instrumental, geralmente movida pelos interesses do capital, como a eficácia econômica e o lucro. Essa racionalidade separa trabalho e vida, passando por cima da ética, da sensibilidade ao sofrimento do outro. Trata-se aqui da apropriação mais ou menos violenta do trabalhador, presente na fórmula hobbesiana homo homini lupus, que Freud (1974) retomou em O mal-estar da civilização:
    ‘Em resultado disso, o seu próximo é, para eles, não apenas um ajudante potencial, ou um objeto sexual, mas também alguém que os tenta a satisfazer sobre ele a sua agressividade, a explorar sua capacidade de trabalho sem compensação, utilizá-lo sexualmente, sem o seu consentimento, apoderar-se de suas posses, humilhá-lo causar-lhe sofrimento, torturá-lo e matá-lo (FREUD, 1974, p.133).’”
     
    O artigo pode ser acessado em sua versão online em: https://www.google.com/url?q=http://books.scielo.org/id/vfgfh/pdf/jaco-9788579820601-28.pdf&sa=U&ved=0ahUKEwixptrTi_HfAhW7ILkGHYTWCSUQFggVMAQ&usg=AOvVaw0NJCQ1f7mgsuCUXs6pyCBD
     
     
    GABARITO: B

ID
997504
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo de contingências estratégicas para o poder sustenta que

Alternativas
Comentários
  • No modelo em estudo, a organização é apresentada como sistema equilibrado para enfatizar a importância da congruência das variáveis em jogo para o sucesso da estratégia, com vistas à otimização do desempenho da organização. Essas variáveis são divididas em duas principais categorias: (1) variáveis principais dentro da organização; e (2) variáveis secundárias, tanto dentro quanto fora da organização, chamadas respectivamente de contingências estratégicas específicas e gerais, de acordo com Child (1987).
    As variáveis principais são os fatores organizacionais de sucesso - recursos e condições organizacionais para alavancá-los - no sentido de serem necessárias para a otimização do desempenho da organização de acordo com suas metas estratégicas.

    Fonte:
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552002000300005&script=sci_arttext
  • Esse modelo sustenta que as pessoas e as unidades organizacionais conquistam poder mostrando-se aptas a lidar com os problemas e as questões mais importantes que a organização enfrenta.

    Fonte: Comportamento Organizacional e Processos Grupais.

    http://admrelacoeshumanas.files.wordpress.com/2011/04/unid-iii-co-e-proc-grupais-1.pp

  • Modelo de Contingências Estratégicas de Fred Fiedler (1967)

     

    Esse modelo analisa a liderança, já não a partir da capacidade de um indivíduo, mas em função da relação existente entre o líder e os aspectos de uma dada situação. Neste caso é a situação que determina o estilo da liderança em virtude da sua capacidade para se adaptar a ele ou não

     

    Livro: Estratégias de poder e autoridade em contextos sócio-políticos diferenciados (p. 205)


ID
997507
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo de equilíbrio pontual (PEM - punctuated equilibrium model) é essencialmente um modelo de dois estágios que representam dois períodos de equilíbrio delimitado

Alternativas
Comentários
  • São elementos importante no PEM a estabilidade e a mudança. Contempla ambos dando enfase na definição dos temas e na formação da agenda, oferencendo outra forma para tentar compreender uma questão especifica que se torna importante num determinado momento. 

    Fonte: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnAPG/enapg_2010/2010_ENAPG197.pdf
  • EQUILÍBRIO PONTUAL:
    - Romanelli e Tushman (1994) apresentam o modelo de equilíbrio pontuado de transformação organizacional descrito por seus proponentes – Gersick (1991), Miller e Friesen (1980, 1984) e Tushman e Romanelli (1985) – como uma teoria que descreve como as organizações se desenvolvem ao longo de períodos relativamente longos de estabilidade (períodos de equilíbrio) em seus esquemas básicos de atividade que são pontuados por eclosões relativamente curtas de mudanças fundamentais (períodos revolucionários). Estes períodos revolucionários substancialmente rompem os esquemas de atividades estabelecidos e instalam a base para novos períodos de equilíbrio.

    Os autores procuram verificar quatro hipóteses relacionadas aos processos de mudança, 1) as transformações organizacionais ocorrem mais freqüentemente em períodos curtos e descontinuados de mudança envolvendo os processos principais da atividades organizacional; 2) pequenas mudanças em domínios de atividades organizacionais não se acumulam incrementalmente para gerar uma mudança transformacional fundamental; 3) mudanças em condições do ambiente aumentam significativamente a probabilidade de transformações revolucionárias e 4) a posse de um novo CEO aumenta significantemente a probabilidade de transformações revolucionárias. O resultado da verificação das hipóteses realizado pelos autores aponta para o fato de que as transformações revolucionárias se caracterizam como a maneira mais comum de mudança organizacional (ROMANELLI; TUSHMANN, 1994).

    FONTE: http://www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/402.pdf
  • Entre dois tempos de relativo equilíbrio acontece uma mudança de foco.


ID
1000582
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma organização passa por várias fases durante sua existência, podendo ser comparada a um sistema. Segundo a concepção sistêmica,a entropia organizacional pode ser de?nida como:


Alternativas
Comentários
  • Letra: C

    A Entropia Organizacional foi definida 

    por Foguel (1995) como sendo uma tendência observada em “organizações que tendem paulatinamente à deterioração como decorrência natural de seu próprio funcionamento”.

    Uma organização, tal qual um ser vivo (e a empresa é um ser vivo), quando não adequada e periodicamente mantida, no seu quadro geral de “saúde”, deteriora-se sistematicamente com o passar do tempo até o ponto de sua morte (fechamento,falência etc.), passando por um processo de entropia organizacional.

  • Segundo Chiavenato, a entropia é o processo pelo qual todas as formas organizadas tendem à exaustão, à desorganização, à desintegração e, finalmente, à morte. 

ID
1000585
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As reuniões servem a vários propósitos organizacionais. Em um sentido mais amplo, elas podem ser vistas como muito mais do que simplesmente o comportamento grupal por si. As reuniões, também, podem ser analisadas como rituais e metáforas sociais e mantenedoras do status quo. A respeito da sua função de home- ostase, uma reunião pode incorrer nas seguintes possibilidades antagônicas:

Alternativas

ID
1000612
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas organizações, as pessoas costumam utilizar algumas táticas para transformar suas bases de poder em ações especí?cas, procurando in?uenciar seus chefes, colegas e funcionários, a ?m de ter suas demandas atendidas. Em relação a isso, pode-se de?nir a Pressão como uma tática que:

Alternativas

ID
1172116
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pode-se perguntar o quê, no trabalho, é fonte específica de nocividade para a vida mental. A luta pela saúde do corpo conduzia à denúncia das condições de trabalho. Quanto ao sofrimento mental, ele resulta da organização do trabalho.

DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho. São Paulo: Cortez, 2012. p. 25.

O setor que mais cresce, atualmente, é o setor terciário, e, com isso, o modelo taylorista perdeu relevância. Novas questões surgiram para aqueles que lidam com a relação entre saúde e trabalho. No trecho citado, encontra-se uma importante distinção imposta por essas transformações do mundo do trabalho.

De acordo com a abordagem representada, um exemplo de problema relacionado à organização do trabalho seria a

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica essa?


  • Augusto, Dejours fala (e o próprio enunciado já diz) que a organização do trabalho é a responsável pelas consequências penosas ou favoráveis para o funcionamento psíquico do trabalhador. Já as condições de trabalho prejudicam a saúde do trabalhador, isto é, estão atreladas ao aspectos físico (corpo). Portanto,lendo as alternativas, você vai perceber que todas estão se referindo a problemas relacionados às condições de trabalho, com exceção da letra C - assunção da responsabilidade pela vida de outras pessoas - associada à organização do trabalho, ou seja, no nível do funcionamento psíquico. 


    Espero ter ajudado!

  • Essa é tipo "nenhuma das outras têm a ver com o que estão perguntando então vai essa mesmo" - apesar de quê não existe muita ligação direta entre a resposta e o trecho do livro destacado, exceto o fato de que ali se fala sobre algo da ordem do "sofrimento psíquico"... Vai entender esse povo que elabora questão de concurso (a ideia parece ser fazer qualquer coisa pra te pegar num deslize, numa confusão ou numa insegurança qualquer, porque provar conhecimento mesmo está aí uma coisa que concurso nenhum prova)...


ID
1215457
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Yukl (1989) ressaltou os três meios pelos quais o poder político é alcançado e mantido dentro da organização que são:

Alternativas
Comentários
  • Yukl ressaltou três meios pelos quais o poder político é alcançado e mantido. 

    O primeiro é o controle sobre o processo decisório, que envolve controlar e influenciar decisões importantes na organização, como a alocação de recursos. 

    Formar coalizões constitui o segundo meio pelo qual, o poder político é atingido. Formar coalizões significa entrar em acordo com os outros para apoiar a sua posição e, em resposta a isso, apoiar a posição deles. Isso é frequentemente visto no sistema legislativo em muitos países, quando diferentes facções concordam em apoiar umas às outras nas posições que as favorecem. Nesse caso, pode-se ver claramente que o que importa é o processo competitivo. 

    Co-opção, terceiro meio usado por Yukl, envolve tentar enfraquecer a oposição de uma facção ao permitir que os seus membros participem da decisão. Por exemplo, um governo local que deseje tomar medidas para reduzir a poluição produzida por uma indústria certamente sofrerá oposição. Uma abordagem política para reduzir essa oposição seria atribuir essa tarefa a um sindicato que incluísse representantes da indústria. Tudo isso nos remete à ideia de competição: cada uma das partes querendo defender seu objetivo e alcançá-lo. 

    Fonte: O PODER E A COMPETIÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

    http://fcap.adm.br/revistas/RPIC/PDF/Art7%20PODERCOMPETICAO.pdf


ID
1224292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das mudanças de contexto das organizações e considerando as tendências na atuação em gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Organizações onde as pessoas aprendem são aquelas em que os problemas são resolvidos a partir de padrões de pensamento conhecidos e seguros, o que garante que o aprendizado não seja perdido e que não haja risco de soluções desconhecidas.

Alternativas
Comentários
  • Não dá para garantir nada.

  • "As organizações que aprendem são formadas por pessoas que expandem, continuamente, a sua capacidade de criar os resultados que desejam, onde se estimulam padrões de comportamento novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade, e as pessoas exercitam-se, continuamente, em aprender juntas" (Riche & Alto, 2001).
    Disponível em: http://www.mettodo.com.br/pdf/Organizacoes%20de%20Aprendizagem.pdf

  • Traduzindo se aprende na mesmiçe?

    E!

  • O erro está em "garante"...

  • Acredito em duas palavras que faz a questão estar errada: "padrões" e "garante".

  • ERRADA

    A questão está mais relacionada às organizações burocráticas - que mantém padrões seguros e mais constantes.

    Por outro lado, as organizações que aprendem tem por característica principal a capacidade adquirir novos conhecimentos com base em suas experiências, sendo mais flexíveis quanto à tomada de decisão.

    Características de Organizações que aprendem:

    • apresentam um clima que estimula os membros a questionar, a aprender e a desenvolver seu potencial;
    • agem em consonância com uma cultura de aprendizagem que envolve consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse;
    • assumem o desenvolvimento de pessoas como central para seu negócio
    • defendem a transformação e a mudança como processos contínuos.
    • Foco na aprendizagem grupal

    Outra questão que ajuda a responder:

    • CESPE 2018 MPE PI : Organizações que aprendem orientam-se para a solução de problemas, estruturando-se em equipes, ampliando o acesso às informações, oferecendo aos seus membros poder e criatividade para a tomada de decisões e desempenho eficaz. CERTA
  • Organizações que aprendem orientam-se para a solução de problemas, estruturando-se em equipes, ampliando o acesso às informações, oferecendo aos seus membros poder e criatividade para a tomada de decisões e desempenho eficaz.


ID
1224883
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A “Escola de Montreal” postula que a organização emerge da comunicação. Uma de suas proposições centrais é que essa emergência se dá por meio da dinâmica

Alternativas
Comentários
  • A comunicação na perspectiva funcionalista, é vista como um instrumento, uma ferramenta das atividades organizacionais, servindo como meio pelo qual os atores transmitem suas intencionalidades discursivas. Já em uma ótica alternativa, como a da Escola de Montreal, a comunicação é vista como o elemento que constitui uma organização. Postula-se que as organizações emergem da comunicação por meio de uma dinâmica de texto-conversação. 

    Livro organização e comunicação 
  • "Outra abordagem da Escola de Montreal é o modelo texto-conversações, que é representado por um processo contínuo em que textos viram conversações e conversações se transformam em textos. Onde textos representam a organização formal e conversações a informal."

    http://makecom.blogspot.com.br/2009/06/escola-de-montreal.html