SóProvas


ID
1172125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O supervisor de um grupo aponta uma falha cometida por um trabalhador, reclamando, veementemente, da recorrência dessa falha. Esse trabalhador, após o constrangimento público, e imediatamente após assumir a responsabilidade pelos problemas causados, abre um surto psicótico.

De acordo com a psicodinâmica do trabalho proposta por Dejours, a relação entre o trabalho e a eclosão do surto se explica pelo(s) seguinte(s) fato(s):

Alternativas
Comentários
  • Polêmica a afirmação desse gabarito. Quem teve o básico de psicanálise sabe que apesar do que se pensa, as estruturas não são totalmente fixas. O neurótico pode ter um surto psicótico, partindo de um pressuposto errado afirmar que apenas pelo surto o servidor era psicótico. Entendo que o gabarito é A. 

  • Boa noite, Guilherme. Pelo pouco que sei de Lacan, creio que as estruturas clínicas, na teoria, são fixas, apenas ocorrendo um surto psicótico em uma estrutura neurótica, por exemplo, devido a fatores orgânicos, como intoxicação do SNC por exemplo, o que não é o caso do trabalhador humilhado na questão. 

  • o referencial pedido é dejours, vcs podem estar certos, mas a referência pedida é outra

  • GABARITO: D

    "Na realidade, ao contrário do que muitos possam supor, a organização do trabalho não cria doenças mentais específicas. Os surtos psicóticos e a formação das neuroses dependem da estrutura da personalidade que a pessoa desenvolve desde o início da sua vida, chegando a certa configuração relativamente estável, após o período de ebulição da adolescência quando as condições sociais são relativamente favoráveis , antes mesmo da pessoa entrar no processo produtivo. No entanto, "o defeito crônico de uma vida mental sem saída mantido pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas" (Dejours, 1992:122).