SóProvas


ID
117256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O perfil do profissional, nos tempos atuais, exige não só
o domínio de conhecimentos específicos mas também a
capacidade de adaptação rápida e assimilação de novas
informações de um mundo em constante transformação. Essa
constatação altera a dinâmica do processo ensino-aprendizagem
que privilegia o ensino de conteúdos, partindo do pressuposto de
que, quanto mais profundo e extenso for o conhecimento do aluno
sobre o conteúdo, mais preparado ele estará para prosseguir no
ensino universitário e, portanto, melhor será o seu desempenho
acadêmico ou profissional.

Em cada um dos itens a seguir, julgue se o trecho apresentado
constitui uma seqüência lógica das idéias apresentadas no texto
acima.

Apesar disso, o conhecimento é entendido como o que muitos denominam simplesmente saber. A habilidade refere-se ao saber fazer, transcendendo a mera ação motora. O valor se expressa no saber ser, na atitude relacionada com o julgamento da pertinência da ação, com a qualidade do trabalho, a ética do comportamento, a convivência participativa e solidária e outros atributos humanos, tais como a iniciativa e a criatividade.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim isso é questão de interpretação, e não de lógica . 

  • Não consegui visualizar o erro da questão, já que o mero conhecimento embora seja essencial não é suficiente, ou seja, a iniciativa e a criatividade são elementos que colocarão em prática determinado conhecimento. Resumindo... não basta ter apenas o QI, porque o que diferencia o ser humano em comportamentos e atitudes que irão refletir sua postura frente ao mercado de trabalho está na inteligência emocial = QE.
  • Olá pessoal

    Também achei de início que a questão estava certa, dando um voto positivo ao meu colega anterior, não enchergando nenhum erro na questão, mas na verdade é uma questão ERRADA.

    O termo "Apesar disso..." torna a sequência da frase errada, pois na verdade a sequência proposta pela questão condiz com a realidade e ideia do primeiro texto, ou seja, deveria ter-se usado a expressão "Além disso" ou "Assim" ou "Desta forma" dando sequência a tal ideia, e NÃO "Apesar disso".

    Abraços a todos os guerreiros colegas!!!! DEUS É FIEL!
  • Pessoal,

    prestem bem atenção, o CESPE vai sempre fornecer questões que possuem um conteúdo aceitável pelo leitor, a banca diz aquilo que o leitor quer ler, aquilo que entendemos como correto, como prudente. Todavia, é preciso comparar a questão fornecida com o texto, pois se a questão extrapolar, contradizer ou reduzir o que o texto expõe, ela será tida como errada! Trata-se de uma pegadinha! Isso é matemática e não filosifia... aqui 2+2=4... Logo, não viajem muito nesse tipo de questão, olhem e analisem se o que a questão diz esta "estritamente" dito no texto, não ampliem a interpretação porque vc acha que a questão tem fundamento filosófico, religioso, cultural ou moral...

    Bons estudos!
  • Acertei a questão talvez por eu ter feito a interpretação do texto e não de RLM srsrsrs. O texto fala sobre "domínio de conhecimentos e capacidade de adaptação e assimilação de novas informações". Nada tem a ver com o "saber ser" ou "saber fazer" que o texto abaixo citou.

  • Excelente contribuição Marc, mas "enchergando" foi osso

  • "Apesar disso, o conhecimento é entendido como o que muitos denominam simplesmente saber."

    Não tem como ser um simples saber, alguém que já iniciou uma graduação sabe disso rsrs.

    Interpretei assim rsrs. Qualquer erro pode ajudar.

    "quanto mais profundo e extenso for o conhecimento do aluno

    sobre o conteúdo, mais preparado ele estará para prosseguir no

    ensino universitário e, portanto, melhor será o seu desempenho

    acadêmico ou profissional."

  • Resposta: Errado

    Além de extrapolar o texto a conjunção adversativa "apesar de" introduz oração que expressa ideia oposta à anterior. O que não se observa, uma vez que as duas sentenças compartilham o mesmo ponto de vista (uma complementando a outra).

    Força!