SóProvas


ID
1172650
Banca
Aroeira
Órgão
PC-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
A amoreira gigante está à sua frente. O tronco destaca-se do sincretismo da mata e o homem percorre seu tronco com os olhos: a folhagem da árvore mistura-se à profusão de tons verdes que o encerra na mata. Só o tronco da árvore se destaca, se individualiza. Tal é o Mayombe: os gigantes só o são em parte, ao nível do tronco, o resto confunde-se na massa. Tal o homem. As impressões visuais são menos nítidas e a mancha verde predominante faz esbater progressivamente a claridade do tronco da amoreira gigante. As manchas verdes são cada vez mais sobrepostas, mas, num sobressalto, o tronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se. Tal é a vida. 
PEPETELA. Mayombe. Luanda: Edições Maianga, 2004. p. 266. 

A cadeia coesiva do texto é estabelecida por recursos linguísticos, expressos em etapas descritivas sucessivas, que contribuem para a progressão do texto. Os recursos linguísticos que concorrem para a construção dos sentidos do texto são:

Alternativas
Comentários
  • A METONÍMIA consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.

    PARAGOGE. Fenômeno fonético que consiste na adição de um fonema ou sílaba no final de palavra. Este fenômeno fonético é frequente na observação diacrônica da evolução do latim para o português.

    PARÁFRASE é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de ‘tradução’ dentro da própria língua.

    APARÓDIAé uma imitaçãocômicade uma composiçãoliterária(também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação ou uma imaginação que possui efeito cômico, utilizando aironiae o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes.

    METÁFORA: é a palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido a frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa.

    HIPERÔNIMOé umapalavraque pertence ao mesmo camposemânticode outra mas com o sentido mais abrangente, podendo ter várias possibilidades para um único hipônimo. Por exemplo, a palavraflorestá associada a todos os tipos de flores:rosa,dália,violeta, etc.

  • Da pra matar essa questão só pela última frase do texto, que está subentendida a palavra "como", na frase "Tal é a vida"; o que é uma característica da linguagem metafórica.

  • na 1ª linha em   "o homem percorre seu tronco com os olhos"  
    isso nao seria um caso de metonimia???

    se alguem puder esclarecer...  ficarei grato

  • Lauro Matos, não é o caso de metonímia, pois a mesma ocorre pela troca de uma palavra por outra, lembrando que deve ter relação real, concreta e objetiva. ex, Sempre li Érico Veríssimo.( trocou o autor pela obra); Ele teve o próprio teto. ( a parte pelo todo); Comerei mais um prato. (o continente pelo conteúdo)
    No caso " o homem percorre o seu tronco com os olhos" não ocorreu esse tipo de figura de linguagem, mas sim o significado "comum", "seguir em todo seu sentido ou extensão".
    Espero ter ajudado.
                                          
  •  "O homem percorre seu tronco com os olhos" Seria uma hiperbole? Assim como "Matar um cachorro a grito".

  •  tronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se
    Essa parte é metáfora, pois uma árvore não se debate.

  • "Só o tronco da árvore se destaca, se individualiza. Tal é o Mayombe: os gigantes só o são em parte" METÁFORA E HIPERÔNIMO, pois a árvore é comparada ao homem e depois disso o termo árvore é substituido por homem.


  • só não enxerguei o hiperôrinimo


  • A amoreira gigante está à sua frente.....a folhagem da árvore mistura-se à (HIPERÔNIMO do texto)

  • Isabel Vega Queen <3

  • "O homem percorre seu tronco com os olhos" =>METÁFORA

  • Te amo para sempre, Isabel Vega!!!!!! a melhor!!!