SóProvas


ID
1174276
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dizem as paredes - 2

Em Buenos Aires, na ponte da Boca: Todos prometem e ninguém cumpre.
Vote em ninguém
.
Em Caracas, em tempos de crise, na entrada de um dos bairros mais pobres:
Bem-vinda, classe média.
Em Bogotá, pertinho da Universidade Nacional:
Deus vive. Embaixo, com outra letra:
Só por milagre.
E também em Bogotá:
Proletários de todos os países, uni-vos!
Embaixo, com outra letra:
( Último aviso.)

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 2002. p. 55.

A estratégia de composição do texto é a compilação de várias frases independentes. Os recursos coesivos utilizados para garantir a unidade de sentido do texto são

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito - C

    porque a D também está correta, vejamos: uso de locativos (para a Gramática: Que exprime relação de lugar segundo o dicionário priberam. ex. do texto: Buenos aires, caracas, bogotá etc) e de frases de efeito (ex: Em Buenos Aires, na ponte da Boca: Todos prometem e ninguém cumpre. Vote em ninguém), mobilizando conhecimentos prévios do leitor. (alta inflação sofrida pela argentina. vide: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/alta-inflacao-na-argentina-obriga-comerciantes-a-investir-em-maquinas-de-contar-dinheiro/3362077/)


    Banca tosca....

  • Progressão temática é ótimo hein, kkkkk! 

  • Não concordo com o gabarito de forma alguma. A letra D faz total sentido se buscarmos a essência semântica dos locativos e a utilização de frases de efeito explicados pela colega Concurseira Convocada. Quanto ao paralelismo sintático e a repetição da estrutura tudo bem mas não consegui visualizar a progressão temática. Alguém se habilita?

  • questão boa,mas a banca bagunçou no gabarito a resposta seria letra D sem dúvida alguma.......cabe recurso e como cabe.....

  • A letra D esta incorreta

    o uso de locativos e de frases de efeito, mobilizando conhecimentos prévios do leitor.

    O poema  é pressuposto de frases de efeito, mas isso não mobiliza conhecimento prévio algum...

  • Difícil de engolir a progressão temática. Mto sutil. Mas a D tbm está certa, pra mim. Concordo com a concurseira convocada.

  • Também acho que esse gabarito está errado! pra mim a correta é D. Recurso já! rsrs

  • Espero que muitos ainda continuem discordando. 

  • GABARITO - C: Visto que o autor, em seu "O livro dos Abraços", descescreve momentos de suas viagens e observações feitas nas paredes das didades visitadas. Então o texto seque uma progressão temática e uma repetição de estrutura do tema (Momentos Vividos en suas Andanças´pelo Mundo).

  • O comentário da colega Naty realmente se faz pertinente. Porém, podemos afirmar que no mínimo há duas alternativas, pois a LETRA C tb está correta, pois a estrutura usado ao longo do texto é a mesma:

     

    Usa-se locuções adverbiais e depois delas usa-se  o aposto explicativo, pois o autor  sempre esclarece o que se passava em cada  cidade...

     

    Logo, creio que a questão deveria ser ANULADA.

     

    Bons estudos.

  • A alternativa D estaria correta se o enunciado não tivesse falado em "recursos coesivos utilizados para garantir a unidade de sentido". As frases de efeito não são recurso coesivo. 

  • Embora pareçam, não são frases de efeito e nem mobiliza conhecimento prévio: a bca capiciosamente lhe induziu ao erro. E ela sabe disso: ela sabe a resposta (errada) que vc marcaria (julgando correta), por isso ela colocou-a nas opções.

    Mobilizar conhecimentos prévios seria...

    Deus ajuda...

    Mais vale um pássaro na mão...

    Seguro morreu..

    Antes tarde...

    Um, dois, três, quatro, cinco mil, bca UFG vai...

    ;)

  • A letra C está correta, visto que fala em paralelismo sintático, com mesma função sintática, o que traz clareza objetividade ao texto ou seja progressão temática. O uso de frases de efeito nesse caso não mobiliza conhecimentos prévio é apenas para chamar a atenção.