-
ERRADO!
Brasil e demais latino-americanos não enfatizam as negociações de comércio de serviços e as questões relativas à propriedade intelectual. Essas são demandas dos países centrais. O que o Brasil e demais países do mundo em desenvolvimento buscam é o avanço do tema agrícola.
-
A Rodada Doha, também conhecida como Rodada do Desenvolvimento, tem como motivação inicial a abertura de mercados agrícolas e industriais com regras que favoreçam a ampliação dos fluxos de comércio dos países em desenvolvimento. A Rodada Doha surge devido ao desbalanceamento entre os interesses dos países em desenvolvimento e os países desenvolvidos durante a Rodada Uruguai, onde novas disciplinas sobre Propriedade Intelectual e Serviços foram propostas pelos países desenvolvidos.
Fonte: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=373
-
Errada.
As negociações de comércio de serviços e as questões relacionadas à propriedade intelectual são de interesse dos países desenvolvidos e foram discutidas na Rodada Uruguai.
A Rodada de Doha, envolvendo o BRICS, discutiu os temas relativos ao mercado agrícola.
Separados somos fortes; Juntos somos imbatíveis!
-
02 erros:
1 - a Rodada Uruguai veio antes da Doha
2 - Agricultura é o principal tema para os países latino-americanos
-
Um dos objetivos da Rodada de Desenvolvimento de Doha, primeira a tratar de negociações multilaterais no âmbito da OMC, é assegurar tratamento especial e diferenciado aos países emergentes (BRICS). O Brasil e os demais latino- americanos tem como motivação inicial a abertura de mercados agrícolas e industriais com regras que favoreçam a ampliação dos fluxos de comércio dos países em desenvolvimento.
-
"A Rodada de Doha é, de fato, a primeira da era da OMC. No entanto, o tratamento diferenciado não é para os BRICS, mas sim, todos os países em desenvolvimento nesta organização."
Fonte: Gran Cursos - Prof. Thalis Ryan de Andrade
-
‘BRICS” é a sigla para os principais países em desenvolvimento, como Brasil, Rússia, Índica, China e Coréia do Sul. No entanto, o tratamento especial no âmbito da OMC é dado não apenas aos BRICS, mas a todos os países em desenvolvimento.
Além disso, o Brasil e os países latino-americanos tem como base de sua exportação os produtos agrícolas. Por isso, concentram suas negociações neste setor.
Quem dá ênfase aos setores de serviços e de propriedade intelectual são os países desenvolvidos.
Errado
-
O gabarito comentado se equivocou. O BRICS é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A Coreia do Sul não faz parte.