SóProvas


ID
1175827
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Mentira e verdade

Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.

“O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade”. Nesse segmento do texto, há cinco ocorrências do vocábulo “que”; o trecho em que ele tem uma classe de palavra diferente das demais é:

Alternativas
Comentários
  • a) o Que é Conjunção Integrante - liga duas orações;

    b) “(...) saberemos o que (...)” – saberemos aquilo (o – pronome demonstrativo) que (pronome relativo – sustitui o pronome) = aquilo que...;

    c) “O mercado da informação, que formaria o poder”. O que é pronome relativo, pois substitui mercado da informação – mercado da informa formaria o poder;

    d)“o que é mentira” – que é pronome relativo, pois substitui o pronome demonstrativo (o = aquilo).


  • a) ....em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos..   TÃO.... QUE (CONJUNÇÃO CONSECUTIVA) e não conjunção integrante como diz o colega Edjus. 


    As demais são Pronomes Relativos 

  • Boa noite!

    A QUESTÃO FICA BEM FÁCIL SE LEMBRARMOS DE UMA REGRINHA BÁSICA: O,A,OS,AS - COMBINADOS OU NÃO COM PREPOSIÇÃO - APARECEREM ANTES DE "QUE" E PUDEREM SER SUBSTITUÍDOS POR AQUILO, AQUELE(S), AQUELA(S), SERÃO PRONOMES DEMONSTRATIVOS E "QUE" SERÁ RELATIVO.

    ESSA REGRA SE APLICA NAS LETRAS B e D. NA LETRA C TEMOS PRONOME RELATIVO POIS O "QUE" PODE SER SUBSTITUÍDO POR "O QUAL". SENDO ASSIM, A ÚNICA ALTERNATIVA QUE NÃO TEMOS UM PRONOME RELATIVO É NA LETRA A.

    BONS ESTUDOS!!

  • Como é bom estudar, logo Fica fácil !