-
Gabarito ERRADO
O erro está ao dizer que: "sem direito à remuneração do cargo"
Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a
influir na apuração da irregularidade, a
 autoridade instauradora do processo
disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercÃcio do cargo, pelo prazo de
até 60 (sessenta) dias, sem prejuÃzo da remuneração
Bons estudos
-
Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a
autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo,
pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos,
ainda que não concluído o processo.
-
A questão erra ao falar "sem direito à remuneração do cargo.", outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligência Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei nº 8.112-1990 - Regime jurídico dos servidores públicos federais; Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990;
Após a abertura de processo administrativo disciplinar, é possível, como medida cautelar, o afastamento, pelo prazo de 60 dias, prorrogável pelo mesmo prazo, do servidor envolvido, sem prejuízo da sua remuneração, para que este não venha a influir na apuração da irregularidade.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2010 - AGU - Agente Administrativo Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990; Responsabilidades do servidor ;
Durante a tramitação de um processo administrativo disciplinar, é possível o afastamento preventivo do servidor público, pelo prazo máximo de até cento e vinte dias, sem prejuízo de sua remuneração, para que tal servidor não venha a influir na apuração da irregularidade eventualmente cometida.
GABARITO: CERTA.
-
Isso seria já uma punição...
-
sem prejuízo da sua remuneração
-
É afastado por 60 dias, sendo possível a prorrogação do prazo por igual período, onde o servidor fará jus à sua remuneração.
-
Além disso, a questão erra quando afirma de DEVERÁ afastar o servidor. Conforme lei nº. 8112, a Administração PODERÁ afastá-lo.
-
Cara Isabella Filippi, leia com calma as questões... Não está escrito DEVERÁ , mas sim PODERÁ.
"Uma vez instaurado o processo administrativo disciplinar para apuração da infração, o servidor poderá ser afastado de suas funções, por até sessenta dias, sem direito à remuneração do cargo."
Abraço.
-
Questão errada, de acordo com a lei 8.112, o servidor, a critério da administração, para não frustar o apreciação dos fatos ou intervir de forma a ocultar provas ou aliciar testemunhas, poderá ser afastado por até 60 dias, com direito a remuneração.
-
- Prejuízo a terceiros já é passível de demissão e não suspensão.
-
Facilita um pouco se pensarmos no princípio da presunção de inocência. Até que se prove o contrário por meio do PAD, o servidor será considerado inocente. Sendo assim, seria arbitrário que ele fosse afastado os 60 dias com prejuízo da remuneração.
-
Nada a ver com princípio da inocência, o erro está em dizer sem direito à remuneração do cargo
Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração
-
O afastamento é discricionário pela Administração, o servidor PODERÁ ser afastado para dar mais lisura ao processo de investigação dos atos do servidor e também para que ele não interfira na investigação, no entanto, ele ainda não foi penalizado, por isso, não pode ficar sem receber remuneração dado que até que se prove o contrário ele é "inocente".
-
Confundi afastamento provisório com suspensão.
-
Este afastamento constitui um ato discricionário da administração. Ele pode ser aplicado por um período de 60 dias e com a remuneração do servidor mantida, haja vista ele ainda ser inocente até que se prove o contrário.
Gabarito: errado
bons estudos
-
60 dias sem prejuízo da remuneração.
-
esse afastamento constitui medida acautelatoria , sendo , portanto , inviavel invocar nao percepcao dos vencimentos por parte do servidor.
-
A questão não fala o porque do afastamento, não que tenha prejudicado o julgamento do gabarito mas poderia vir mais completa não é? Se não fica a critério imaginar se o afastamento foi tem certo ou errado, para que é porque.
-
Eu acertei, mais foi quase que eu confundi com os 180 dias acho que do Presidente da República. rs
-
Neste caso:
PODE ser afastado
DEVE continuar sendo remunerado
-
60 dias, prorrogáveis por mais 60 (prazo peremptório), mantida obrigatoriamente sua remuneração integral, afinal não se trata de penalidade, mas sim de medida acautelatória.
Após este período de afastamento o servidor deverá retornar ao trabalho, mesmo que o PAD não tenha sido concluído
-
Erro:
1-"o referido servidor não pode ser afastado do cargo"
Errata:
1-"o referido servidor pode ser afastado do cargo como medida cautelar por 60 dias, prorrogaveis por igual período, sendo assegurado remuneração integral."
Abraço
-
ERRADO
LEI 8.112
Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
-
A autoridade instauradora do processo disciplinar possui a faculdade de afastar o servidor do exercício do cargo, pelo prazo de até sessenta dias, como medida cautelar, para evitar que ele interfira na apuração da irregularidade (art. 147). O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo (art. 147, parágrafo único).
O afastamento não possui caráter punitivo e, portanto, o servidor continuará recebendo sua remuneração normalmente. Dessa forma, a finalidade do afastamento é simplesmente de evitar que o servidor interfira no processo, sendo que, ao final do prazo, ele retornará normalmente às suas atividades.
-
Uma vez instaurado o processo administrativo disciplinar para apuração da infração, o servidor poderá ser afastado de suas funções, por até sessenta dias, sem direito à remuneração do cargo.
~> Art. 147, caput, Lei 8112/90
-
Uma vez instaurado o processo administrativo disciplinar para apuração da infração, o servidor poderá ser afastado de suas funções, por até sessenta dias, COM direito à remuneração do cargo.
-
O correto seria: Uma vez instaurado o processo administrativo disciplinar para apuração da infração, o servidor poderá ser afastado de suas funções, por até sessenta dias, sem PREJUÍZO da remuneração do cargo.
-
Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
GABARITO ERRADO
-
SUSPENDE O DESONESTO E ELE AINDA RECEBE PRA ISSO!
SÓ LEMBRAR QUE A GENTE TÁ NO BRASIL QUE VC ACERTA A QUESTÃO!
-
Esse é o Brasil que não quero!!!
-
60 + 60 com remu!
-
LEI COMPLEMENTAR Nº 840, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011 - Lei dos servidores públicos do DF.
DO AFASTAMENTO PREVENTIVO
Art. 222. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da infração disciplinar, a autoridade instauradora do processo disciplinar pode determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até sessenta dias, sem prejuízo da remuneração.
-
Com direito a remuneração e pode prorrogar + 60 Dias!
-
CESPE: (...) Conforme o disposto na Lei n.º 8.112/1990, nessa situação, o servidor poderá ser afastado preventivamente de suas funções pelo prazo de até sessenta dias, sem prejuízo da sua remuneração. CERTO -> 60 + 60
-
Minha contribuição.
8112
Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.
Abraço!!!
-
60 + 60 com remu!
dayane gois
-
60 + 60 com remu!
dayane gois
-
Uma vez instaurado o processo administrativo disciplinar para apuração da infração, o servidor poderá ser afastado de suas funções, por até sessenta dias, sem direito à remuneração do cargo.
Certo
-
Sem prejuízo a remuneração do cargo