-
ERRADA. A literatura realmente traz uma diferença entre o modelo de liderança situacional (Hersey e Blanchard) e o modelo de contingência de (Fiedler). Ambos fazem parte das Teorias Situacionais ou Contingenciais, entretanto, o item refere-se ao modelo de contingência (enfatiza a estruturação das atividades, a relação líder-liderado e o nível de poder do líder) e não o modelo situacional (enfatiza o nível de maturidade dos subordinados).
Prof. Andreia
-
Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada pela situação apresentada, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, e dentro desta dinâmica, ele consegue delegar e motivar seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados.
A forma de gestão do líder situacional é diferenciada, pois este consegue ditar as tarefas de forma flexível, dando aos colaboradores a oportunidade de realizarem seu trabalho ao mesmo tempo em que monitora seus desempenhos. De acordo ainda com o nível de maturidade do profissional, este líder confere apoio emocional e a motivação necessária para que sua performance atenda as demandas apresentadas.
http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/lideranca-e-motivacao/o-que-e-lideranca-situacional/
-
Teorias situacionais
- suprir a lacuna que as teorias comportamentais não conseguiram preencher.
- líder deve agir de acordo com as contigências e situações apresentadas pelo ambiente.
- Melhor adaptação a situação exigida.
Fonte: Livro: Gestão de Pessoas Para Concursos - Andrea Lins / Cassiano
-
Pessoal, acredito que o erro esteja em conceituar o modelo de liderança situacional erradamente pela banca. De acordo com o livro do Augustinho Paludo, Liderança Situacional: o líder muda o estilo de liderança de acordo com a situação concreta em que atua, que pode variar durante o dia: é o líder que vai se adequar às circunstâncias, de acordo com as necessidades reais.
-
Ainda não entendi o erro...a questão ficou incompleta é isso? deveria ser de acordo com as três variáveis: a estruturação das atividades, a relação líder-liderado e o nível de poder do líder , mas a questão abordou somente uma: grau de estruturação das atividades? af....help!!!! alguém me responde...
-
Gabarito: ERRADO
Na verdade o erro está na parte final …
O modelo de liderança situacional postula que a orientação comportamental para a tarefa ou para o relacionamento deve ser determinada em razão do grau de estruturação das atividades (grau de maturidade dos subordinados).
fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim. Gestão de Pessoas para Concursos, 2015. pág. 274
-
Quando a alternativa fala em "orientação comportamental para a tarefa ou para o relacionamento" ele remete aos estilos de liderança segundos os estudos da Univerisdade de Michigan - Teoria Bidimensional: líder centrado nas tarefas ou nas pessoas.
Ocorre que a Teoria da Liderança Situacional (TLS) de Hersey e Blanchard a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança (centrado nas tarefas ou nas pessoas) ao grau de maturidade dos subordinados.
-
ERRADO!!!
Tem que ser determinada em razão do grau de maturidade dos subordinados.
-
Na verdade,em simples palavras,o modelo de liderança situacional postula que o lider deve se adaptar às situações exigidas naquele momento.
-
Tem a ver com o grau de maturidade dos funcionários.
-
Contribuindo:
INCORRETA. A liderança situacional postula que a orientação do comportamento do líder será para os relacionamentos e/ou para as tarefas conforme o grau de maturidade dos liderados, e não conforme o grau de estruturação das atividades. É o modelo de Fiedler que considera três criterios situacionais para identificar o estilo do líder e um deles é a estrutura da tarefa. Os outros dois são: relacionamento, estímulo intelectual e poder de posição.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
bons estudos
-
ERRADA
No modelo de liderança situacional o líder pode adotar vários estilos de liderança, vai depender da situação e dos subordinados.Para essa teoria, não existe um estilo ideal de liderança."TUDO DEPENDE" .
Fonte: Prof. Cassiano Salim - Gran Cursos
-
Liderança Situacional ou Liderança Contingencial. (Teoria de Hersey e Blanchard.)
A orientação comportamental para Tarefa ou Relacionamento deve ser determinada pelo Grau de Maturidade dos Subordinados.
Têm como princípio básico a não existência de um único estilo ou característica de liderança válida para todas as situações, cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferenciado.
Segundo estas abordagens, o líder eficaz é o que tem a capacidade de se adaptar a grupos de pessoas com determinadas características sob condições extremamente variadas.
-
-
Da para matar a questão só pelo fato de ela tentar misturar a liderança situacional com a comportamental, pois aquela lida com os aspectos contingênciais.
-
Teoria Comportamental (estilo) Década 40-60
-A liderança pode ser aprendida ,adquirida
-Relativizaram as caracteristicas pessoais defenida pela teoria dos traços
-Descreveram comportamentos,estilos de liderança
comportamentos de produção/tarefa/comportamentos de relacionamento.
-
MALDADE TROCAR (CONTINGENCIAL) POR (SITUACIONAL) PUTS
A TEORIA --CONTINGENCIAL-- ( AGORA NÃO ESQUEÇO NUNCA MAIS) DE FIEDLER REALMENTE DIZ QUE O COMPORTAMENTO DO LIDER DEVE-SE PAUTAR PELO GRAU DE CONTROLE DA TAREFA, QUE LEVA EM CONTA 3 VARIÁVEIS ( PODER FORMAL DO LIDER, RELAÇÃO LIDER X LIDERADOS, E GRAU DE ESTRUTURA DA TAREFA)
PELOS COMENTÁRIOS MUITA GENTE NÃO CONHECE A TEORIA CONTINGENCIAL DO TAL FIEDLER, VAMOS CONHECER POVO, A CESPE JÁ COBROU ANTES.
-
LIDERANÇA: SITUACIONAL
AUTOR: HERSEY E BLANCHARD
Relação entre a maturidade do funcionário e a necessidade de ação por parte do líder. O sucesso da liderança é alcançado por meio da escolha do estilo adequado, o qual depende do nível de maturidade (prontidão) do funcionário.
Fonte: Prof. Rafael Ravazolo
-
Situacional (complexidade do ambiente e situações gerais).
-
Avalia o líder, a situação e a maturidade dos subordinados.
-
Gab: ERRADO
Liderança Situacional: o líder age de acordo com o grau de maturidade da equipe, ou seja, de acordo com a contingência.
Ribas e Cassiano Salim. Gestão de Pessoas para Concursos. pág. 395.