SóProvas


ID
1176241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 05 a 12.

Carisma, atenção às necessidade individuais de cada subordinado e estímulo às suas capacidades intelectuais por meio de ações inspiradoras são características dos líderes transformacionais.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

    Robbins destaca que "a liderança transformacional é aquela em que os líderes oferecem considerações individualizadas e estímulo intelectual a seus liderados, além de possuírem carisma." Alguém com este perfil é um verdadeiro líder que inspira a equipe com uma visão partilhada. O foco no desempenho das tarefas continua a existir, entretanto ocorre simultaneamente a uma adequação à estratégia da empresa. O líder transformacional objetiva o desenvolvimento de seus liderados com técnicas de empowerment (delegação de poder de decisão, autonomia e participação de empregados na administração da empresa).

    O líder transformacional possui 4 características peculiares:

    • Influenciadores e Idealizadores: Possuem carisma, são admirados, respeitados e confiáveis. Fornecem visão e sentido de missão.
    • Inspiradores e Motivadores: Otimistas, lançam desafios com o fim de proporcionar um melhor futuro a cada membro da equipe. São estimuladores da equipe.
    • Estimulação Intelectual: Encorajam os liderados a buscarem soluções criativas e inovadoras. Promovem a inteligência.
    • Consideração Individualizada: O líder utiliza o mentoring e coaching para que cada membro da equipe consiga atingir suas metas. Os liderados são desenvolvidos para atingirem seus melhores níveis de eficiência operacional.
    Na liderança transformacional o comprometimento é de longo prazo.

    http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/lider-transacional-x-lider.html
  • Estudos da liderança quanto ao tipo de recompensa que o líder oferece (e não quanto ao relacionamento entre líder e liderados):

    1) LIDERANÇA TRANSACIONAL: é aquela em que existe uma relação de troca entre líder e subordinado.
    2) LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL:  o líder é um inspirador de seus subordinados. Vai além do líder carismático, porque deseja mudanças.

    In: Rennó, Rodrigo. "Administracao Geral para concursos"
  • Teorias de liderança moderna:

    a) Teoria transacional:    
    - Defende que a liderança baseia-se em TROCAS;    
    - Poder de "RECOMPENSA", porém a recompensa deve gerar VALOR para o indivíduo.
    b) Teoria transformacional (carismática):    
    - Defende que o líder TRANSFORMA (inspira) seus liderados através da CARISMA (entusiasmo/compromisso) ;  
      - Baseia-se no poder "REFERENTE";   
     - CARISMA não é traço e pode ser desenvolvida.
  • A liderança transformacional cria um vínculo bastante forte em termos de influência mútua, que se propõe como uma ligação muito mais estável, em que líder e liderados aprendem juntos nas situações diárias, elevando um ao outro ao maior nível de motivação e moralidade.
    Neste tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo aos liderados, além de possuírem carisma.
    A.Ribas

    GAB CERTO

  • Liderança Transformacional


    - Liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização.


    - Os líderes proporcionam atendimento personalizados e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.


    Fonte: Livro: Gestão de Pessoas Para Concursos - Andrea Lins / Cassiano

  • Juro que li transacional  =\

  • Para não esquecer:

    Líder TRANSAcional = relação de troca entre líder e subordinado.


    Líder TRASNFOMAcional = um inspirador de seus subordinados.
  • Correta.

    A liderança transformacional (ou carismática) é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa. Este é um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos, visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

    Independentemente da área de atuação, a liderança transformacional é capaz de modificar comportamentos e formar profissionais e pessoas melhores, tudo isso por meio de seus exemplos e atitudes. O líder transformacional é um gestor que serve como um referencial positivo, cuja maneira com que ele trata as pessoas, resolve lacunas e alcança resultados é fonte e inspiração para todos.


    http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conceito-de-lideranca-transformacional/


  • Usou a palavra carisma para confundir com líder "carismático". Cespe não é brincadeira!

    Gabarito: CERTO

  • Lembrando que, para o Cespe: liderança carismática é usado como sinônimo de liderança transformacional.

  • Contribuido:

     

    CORRETA. É na liderança transformacinal que os líderados são estimulados e inspirados a serem melhores. O líder, aqui, dá atenção especial para cada um, transformando o desenvolvimento deles em algo presente no dia a dia. As quatro características do líder transformacional são: carisma, inspiração, estímulo intelectual e consideração individualizada.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    bons estudos

  • CORRETO

    Só para revisar:

     

    LÍDER TRANSFORMACIONAL: Apóia, inspira, encoraja.

    LÍDER TRANSACIONAL: Oferece recompensas, trocas e benefícios.

  • Liderança Transformacional ou Carismática: líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa. Este é um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos, visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados. O líder transformacional objetiva o desenvolvimento de seus liderados com técnicas de empowerment (delegação de poder de decisão, autonomia e participação de empregados na administração da empresa).

    Competências do Líder Transformacional: Carisma, Visão, Inspirar os outros, Desafiar-se.

  • Teoria da Liderança Transformacional

    Em essência, a liderança transformacional é o processo de construção do comprometimento organizacional através do empowerment dos seguidores para acompanhar esses objetivos. Ocorre quando os líderes elevam os interesses de seus empregados garantindo a aceitação dos propósitos e da missão do grupo e estimulam seus empregados a pensar além de seus interesses em prol dos interesses da organização. Considerando os lideres transacionais, segundo Bass (1997), esse tipo de liderança ocorre quando o líder utiliza autoridade burocrática, foco na realização da tarefa, e recompensas ou punições. Os líderes transformacionais preocupam-se com o progresso e o desenvolvimento de seus seguidores. Eles se preocupam em transformar os valores dos seguidores para suportar a visão e os objetivos da organização. Isso cria um clima de confiança no qual a visão pode ser compartilhada. Bass (1997) afirma que a liderança transformacional, assim como o carisma, tornou-se um tópico popular na literatura recente sobre liderança nas organizações; alguns autores usam os dois termos indistintamente, enquanto outros fazem distinção entre ambos. Define líderes transformacionais basicamente em termos do efeito dos líderes sobre os seguidores. Os seguidores sentem confiança, admiração, lealdade e respeito com relação ao líder, estando motivados a fazer por ele mais do que originalmente é esperado.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

  • Gab: CERTO

    Na Liderança Transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.

    Ribas e Cassiano Salim, Gestão de Pessoas para Concursos. pág. 356