SóProvas


ID
1176244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 05 a 12.

De acordo com a teoria do estabelecimento de metas, o líder poderá motivar a sua equipe designando para os funcionários tarefas que eles valorizem e para as quais consigam antever consequências positivas.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois esse conceito diz respeito à teoria da expectância. A teoria do estabelecimento de metas diz respeito à motivação pelo estabelecimento de metas tanto para o subordinado quanto para o líder. 

  • Vroom afirma que a motivação é um produto de 3 fatores, que devem ocorrer simultaneamente:


    • Valência - Diz respeito a quanto uma pessoa deseja um resultado específico. É o valor subjetivo relacionado a incentivo ou recompensa.
    • Instrumentalidade - É a crença de que a obtenção do resultado está ligada a uma recompensa. Se os esforços do indivíduo forem devidamente recompensados haverá uma relação positiva, caso contrário será negativa. 
    • Expectativa - A percepção de que o conjunto de esforços o levará ao resultado desejado. É a expectativa de poder alcançar o resultado. 

    Em sua teoria, Vroom considera que o nível motivacional é resultado das relações esforço-desempenho, desempenho-recompensa e recompensa-metas pessoais. 


    http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/teoria-da-expectancia-de-vroom.html

  • CAMINHO META.

    O que motiva é o fato de chegar ao objetivo, alcançando a meta e não o fato de ganhar outros benefícios..


    Tipo essa galera que escala montanha e vc se pergunta: PRA QUE ISSO??

    O que motiva o escalador é o objetivo alcançado *" hehe cheguei ao topo"*

    Posso até estar viajando, mas uma dessas eu não erro mais.


  • De acordo com a teoria do estabelecimento de metas, desenvolvida por Edwin Locke, a intenção de trabalhar em direção a algum objetivo constitui uma grande fonte de motivação. Assim, os objetivos influenciam o comportamento das pessoas. 

  • Errei a questão, mas olhando aqui no meu material, essa Teoria da Determinação das Metas (Edwin Locke) diz, na verdade, que o trabalhador ficará mais motivado quanto a METAS QUE AJUDOU A DEFINIR (portanto, não podem ser impostas). Devem ser claras, nem muito fáceis, nem muito difíceis, e sim, desafiadoras, de alcance possível. Um dos pontos importantes é o feedback:

    -do gerente para o trabalhador
    -da pessoa a respeito de si mesmo.

    Essa teoria tem aplicações na administração por objetivos (APO).

  • Teoria do caminho-meta ou objetivo - o propósito é motivar os seus seguidores, esclarecendo as metas e os melhores caminhos para alcançá-las, usando como base a teoria da expectativa da motivação.

    Segundo a teoria do caminho-meta ou objetivo, os líderes devem aumentar o número e os tipos de recompensas aos subordinados e proporcionar orientação e aconselhamento para mostrar como as recompensas podem ser obtidas. O líder deve ajudar os subordinados a terem expectativas realistas e a reduzir as barreiras que impedem o alcance das metas.

    As pessoas estão satisfeitas com o seu trabalho quando acreditam que ele levará a resultados desejáveis e trabalharão mais se sentirem que esse trabalho dará frutos compensadores. A consequência desses pressupostos para a liderança é que os liderados serão motivados pelo comportamento ou pelo estilo do líder à medida que esse estilo ou comportamento influencia as expectativas (caminhos para a meta) e as valências (atratividade da meta).

    Essa teoria pressupõem quatro estilos de comportamentos, que podem permitir aos líderes manipular as três variáveis motivacionais: liderança diretiva, encorajadora, participativa e orientada para a realização.  

  • Não consigo compreender o erro da questão... alguém poderia explicar melhor?

  • Adrianahel, quais são as três variáveis motivacionais?

  • Gente, o erro da questão está em falar "designando para os funcionários". Segundo a  teoria do estabelecimento de metas, de Locke, as metas estabelecidas por um líder são tão motivadoras quanto as metas estabelecidas pela própria pessoa, desde que haja aceitação porém para que as metas estabelecidas sejam aceitas é necessário a participação dos liderados. Dessa forma, a participação supera resistências e são mais bem aceitas. As pessoas se motivam mais. A definição de metas e objetivos influencia a motivação pois possibilita as pessoas a antecipar os resultados a serem alcançados.

  • TEORIA DA FIXAÇÃO DOS OBJETIVOS –EDWIN LOCKE E GARY LATHAM

    Esta teoria parte do princípio de que as pessoas concentram seus esforços em direção a objetivos, de modo que o estabelecimento de metas energiza um indivíduo, dirigindo seus pensamentos para uma finalidade (CAVALCANTI, 2005).

    As metas têm de possuir algumas características que podem provocar maior nível de motivação: devem ser aceitáveis, de modo que façam sentido para os indivíduos e não entrem em conflito com os seus valores pessoais. Estabelecer metas com o envolvimento dos funcionários torna mais provável sua aceitação, gerando maior comprometimento. As metas também devem ser desafiadoras, mas possíveis de serem atingidas; devem também ser específicas e, se possível, quantificáveis e mensuráveis. Definir especificamente o que se espera de um funcionário tende a produzir mais resultados do que demandar que ele dê o máximo de si (CAVALCANTI, 2005).

    A premissa subjacente à teoria das metas é que o comportamento é regulado por valores e metas. Valor é a crença em algo muito importante para o indivíduo, como a dignidade do trabalho ou a honestidade. Os valores criam nos indivíduos o desejo de se comportar coerentemente com eles. Se um executivo valoriza a honestidade, ele irá estabelecer uma meta de tentar contratar somente empregados honestos.



    TEORIA DA EXPECTATIVA – VICTOR H. VROOM

    A teoria da Expectativa analisa os mecanismos motivacionais apoiando-se em três conceitos: a Expectância, a Instrumentalidade e a Valência assim descritas por Lévy-Leboyer (1994): A Expectância é aquilo que um indivíduo acredita ser capaz de fazer, após empreender um esforço. A instrumentalidade é se o trabalho executado representa claramente a possibilidade de se atingir um objetivo esperado e a Valência representa a ligação entre objetivo a ser atingido e o valor que este objetivo tem para o indivíduo, ou seja, se ele é relevante, importante ou não.


    Fonte: TEORIAS DE MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DAS LIDERANÇAS 

    ---------------------------------------------------------

    antever consequências positivas refere-se à teoria da expectativa e não à teoria do estabelecimento de metas/fixação de objetivos.

    Logo, Questão Errada


  • Objetivos e Metas (Locke e Lathan) - A motivação está ligada à definição de objetivos e metas claras e desafiadoras. O comportamento das pessoas é motivado por intenções e objetivos que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos. 


    Quando a questão fala : "antever consequências positivas", está falando da  teoria da Expectativa de Victor Vroon que analisa os mecanismos motivacionais apoiando-se em três conceitos: a Expectância, a Instrumentalidade e a Valência. A frase abordada trata da instrumentalidade - relação entre o desempenho e o resultado.

  • Parabéns, Elis, a sua resposta foi ótima. É exatamente isso. Quando os subordinados participam da definição de metas, elas se sentem estimuladas a  cumprir.


  • Não entendi ainda...

  • A Teoria do Estabelecimento de Metas foi proposta por Edwin A. Locke e por Gary Latham. Segundo a Teoria do Estabelecimento de Metas, descrita por Locke e Lathan, as metas podem variar em conteúdo (fácil ou difícil, geral ou específica, simples ou complexa) e intensidade (de acordo com a percepção da importância que dá à meta). Para esta teoria, quando as metas estão claramente especificadas, há a verdadeira motivação. As metas precisam ser valorizadas para serem atingidas.

  • ninguém respondem claramente, essa questão é totalmente subjetivo... gabarito certo e errado... a banca decide, enquanto não houver algum órgão fiscalizador de bancas, será assim.

  • A questão fala sobre "antever consequências positivas".Talvez a resposta esteja aqui: "Meta muito fácil ou meta muito difícil pode não contribuir para o desempenho eficaz, a primeira porque subestima as potencialidades e a segunda porque depende de um adequado ajuste entre o grau de dificuldade da meta e as habilidades pessoais".  Fonte: portaldorecrutador.com.br


  • Errado. 

    Quando se fala que as metal alçadas devem ser valorizadas, fala mais do que dito por Locke - teoria da fixação de metas. o exposto por Edwin Locke foi que as metas devem ser claras, específicas, desafiadoras (difíceis) e factíveis. logo é todo o conjunto que torna válida afirmação na qual identifica todos esses elementos como efeito produtor da motivação.  

  • Existem 3 conceitos que o candidato NÃO PODE confundir ao fazer uma questão desse tipo.


    1) TEORIA DE ESTABELECIMENTO DE METAS/CAMINHO-OBJETIVO;

    2) TEORIA DE VROOM/EXPECTÂNCIA;

    3) PROCESSO DECISÓRIO NA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS.


    São 3 conceitos mto parecidos e que já pegou mtos candidatos de surpresa. A assertiva diz respeito à Teoria de Vroom/Expectância e NÃO à Teoria de Estabelecimento de Metas/Caminho-Objetivo.

  • ERRADO.

    ------------

    Não tem mistério, O CESPE misturou a Teoria de Vroom com a Teoria do estabelecimento de metas. A parte final diz respeito a teoria de Vroom:

    ... tarefas que eles valorizem e para as quais consigam antever consequências positivas. (Expectativa/Expectância de Victor Vroom)

    ------------

    A primeira parte diz respeito a Teoria do estabelecimento de metas:

    ... o líder poderá motivar a sua equipe designando para os funcionários tarefas/metas... (Teoria do estabelecimento de metas)

  • Segundo a teoria de estabelecimento de objetivos afirma que se a meta for dificil, melhor será o desempenho

  • A Teoria do Estabelecimento de Metas foi proposta por Edwin A. Locke e por Gary Latham. Segundo a Teoria do Estabelecimento de Metas, descrita por Locke e Lathan, as metas podem variar em conteúdo (fácil ou difícil, geral ou específica, simples ou complexa) e intensidade (de acordo com a percepção da importância que dá à meta). Para esta teoria, quando as metas estão claramente especificadas, há a verdadeira motivação. As metas precisam ser valorizadas para serem atingidas.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_Locke

  • A teoria da fixação de metas ou objetivos, diz que o comportamento das pessoas é motivado por suas intenções e objetivos, que podem, estar intimamente relacionados a comportamentos específicos.

     

    Para essa teoria, as melhores metas tem uma expectativa de desempenho que quase a totalidade dos funcionários conseguirá atingir, pois advém de decisões pensadas e acordadas. E aqui está o primeiro erro do item: As metas ou objetivos são acordados de forma CONSENSUAL, e não designados de forma unilateral pelo líder.

     

    Ainda, outro erro está no seguinte trecho " para qual consigam antever consequências positivas". Essa é uma preposição da teoria da expectativa, de Vroom. A motivação da pessoa para escolher uma das alternativas dependeria de três fatores:

    - Do valor que ele atribui ao resultado advindo de cada alternativa (Valência)

    - Da percepção que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação (Instrumentalidade)

    - Da expectativa que ele tem de poder obter cada resultado (Expectativa/Expectância)

    GABARITO: ERRADO.

     

    Resolução professor Adriel Sá.

  • Já pensu se o líder somente designasse tarefas que o funionários CONSIDERAM em termo de valor...!!!!kkkkkkkkkkkk... Nenhuma organização propõe somente metas que agrade..kkk

  • Trata-se da teoria da Expectância de Vroom, não da teoria de Estabelecimento de objetivos de Locke.

  • Não concordo com o colega abaixo,

    De acordo com a teoria do estabelecimento de metas, o líder poderá motivar a sua equipe (designando para os funcionários tarefas que eles valorizem) e (para as quais consigam antever consequências positivas).

    A teoria de VROOM diz que Motivação = Expectativa x Valência x Instrumentalidade (deve existir os três, pois, quando um não existir, não existe motivação ).

    A questão fala apenas sobre Dois, quais sejam: Valência > dar valor a tarefa, a recompensa

    e,

    Expectativa > dar conta do recado.

    Faltou a instrumentalidade que significa Ter os meios para realizar a tarefa. ex: ter um computador para digitar, ter impressora para imprimir e etc.

    Discordo do gabarito pelo seguinte: a teoria de metas de locke e latam diz que há o aumento da motivação qdo as metas são:

    - específicas

    - difíceis, mas realistas (para as quais consigam antever consequências positivas)

    - aceitas pela pessoa (designando para os funcionários tarefas que eles valorizem)

    - usadas para avaliar a performance

    - ligadas a feedback e recompensas

    -estabelecidas por indivíduos ou grupos

    No meu entendimento, a questão não trata da teoria de vroom e TRATA SIM DA TEORIA DE METAS.

    Discordo do gabarito que está CERTO para mim.

  • Gente, a questão fala da teoria do estabelecimento de objetivos ou autoeficácia de locke, acontece que:

     

    Questão: De acordo com a teoria do estabelecimento de metas, o líder poderá motivar a sua equipe designando para os funcionários tarefas que eles valorizem e para as quais consigam antever consequências positivas.

     

    A questão misturou liderança com motivação e deixou coisas importantes faltarem, acredito que o que deixou errada é que não basta ser designado pra tal tarefa e achá-la positiva, eu preciso aceitar essa meta e acreditar que tenho habilidades de conseguir alcançá-la, achar possível, daí me motivarei a dar o meu melhor.

     

    A meu ver, o erro da questão está na incompletude.

     

     

  • Outra falha:

    nem tudo que os funcionários valorizam, gera consequências positivas.

    imagina uma empresa de "RUPPFLES". 

    O saco vem quase 90% de ar. Se os funcionários acham que deveria ser o contrário, isso seria positivo para estes, mas teria uma consequÊncia negativa na empresa, pois passariam a gastar mais.

    O erro, ao meu ver, consiste em ficar aberto a questão "CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS" ---------- Ok, Cespe, para quem? Nem todo caso...

    um FELIZ ANO NOVO!

  •   A Teoria do Estabelecimento de Metas foi proposta por Edwin A. Locke e por Gary Latham. 

     

    Segundo a Teoria do Estabelecimento de Metas, descrita por Locke e Lathan, as metas podem variar em conteúdo (fácil ou difícil, geral ou específica, simples ou complexa) e intensidade (de acordo com a percepção da importância que dá à meta).

     

    Para esta teoria, quando as metas estão claramente especificadas, há a verdadeira motivação. As metas precisam ser valorizadas para serem atingidas. Não há que se falar que o funcionário consegue antever as metas.

     

    Questão ERRADA

     

    FONTE: Vencendo o Cespe

     

     

  • De acordo com a teoria do estabelecimento de metas, o líder poderá motivar a sua equipe designando para os funcionários tarefas que eles valorizem  ̶e̶ ̶p̶a̶r̶a̶ ̶a̶s̶ ̶q̶u̶a̶i̶s̶ ̶c̶o̶n̶s̶i̶g̶a̶m̶ ̶a̶n̶t̶e̶v̶e̶r̶ ̶c̶o̶n̶s̶e̶q̶u̶ê̶n̶c̶i̶a̶s̶ ̶p̶o̶s̶i̶t̶i̶v̶a̶s̶.

     

    Não, não, errado!

     

    Na referida teoria eu uso a seguinte ideia: "é a teoria onde o líder tira o cavalinho da chuva".

     

    Basta ver os tipos de incentivos que nós costumamos ouvir: "boa sorte!", "faça seu melhor!", etc etc. Eu, particularmente, nunca ouvi: "Boa sorte na prova, acerte 9 em português, 15 em administração e 8 em raciocínio-lógico!"

     

    Essas metas quem colocamos somos nós!!! E é exatamente isso que diz a teoria do Locke: "intenção de lutar por um objetivo é a maior fonte de motivação do trabalho." (no nosso caso, passar em um concurso e colocar metas de acertos que possam nos garantir a aprovação)

     

    At.te, CW.

    STEPHEN ROBBINS. Comportamento Organizacional11ª edição. Pearson Prentice Hall, 2005.

  • RESUMINDO E SENDO BEM MAIS OBJETIVO:

     

    "os funcionários tarefas que eles valorizem e para as quais consigam antever consequências positivas."

    ESSAS DUAS CARACTERISTICAS SE REFEREM A TEORIA DA EXPECTANCIA DE  VROOM, QUE DIZ:

     

    1. Relação esforço-desempenho (Expectância): trata-se da crença do funcionário de que seu esforço gerará o desempenho esperado e que esse resultado será percebido

     

    2. Relação desempenho-recompensa (Instrumentalidade): trata-se da crença de que ao atingir os objetivos fixados para si, o funcionário receberá recompensas da organização;


    3. Relação recompensa-metas pessoais (Valência): trata-se do grau em que as recompensas que o funcionário recebe da organização servem para que ele possa atingir suas próprias metas pessoais.

  • Para esta teoria, quando as metas estão claramente especificadas, há a verdadeira motivação. As metas precisam ser valorizadas para serem atingidas.

    Antever consequências positivas faz parte da teoria de V.Vroom.

  • Teoria do peguinha cespiano.

  • TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS (AUTOEFICÁCIA):

        

    A intenção de atingir um objetivo é um grande fator motivador. Quando temos uma meta em mente, e aceitamos essa meta, tendemos a conseguir resultados melhores do que quando apenas “tentamos o nosso melhor”. Além disso, quanto mais difícil a meta, melhor será o nosso desempenho. Outro fator importante é a retroação. Se soubermos como estamos nos saindo, diz a teoria, tenderemos a obter melhores resultados. Assim, a retroação afetaria o desempenho. Locke também cita como um fator motivador a autoeficácia. De acordo com o autor, essa característica seria a habilidade que as pessoas podem ter de acreditar que serão capazes de atingir
    os resultados de uma atividade.

        

    TEORIA DA EXPECTÂNCIA DE VROOM

          

    A Teoria da Expectância diz que a motivação é um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas.
    Ou seja, o indivíduo primeiro analisa se a meta que a empresa estipulou é possível de ser atingida com seus próprios esforços. Se a meta for inalcançável, ou não depender do seu trabalho, não irá gerar motivação!

    Após isso, ele analisa se a recompensa é desejável, pois pode ser que o “prêmio” não seja atrativo para todas as pessoas da mesma forma.
    Portanto, Vroom levou em consideração as diferenças pessoais, pois cada indivíduo tem uma habilidade específica e desejos e necessidades diferentes.

    Para Vroom, a motivação seria o resultado da soma dos seguintes fatores ou elementos:

    - Valência: Valor ou peso que a pessoa dá às recompensas obtidas;

    - Expectativa: Probabilidade da ação levar ao resultado desejado;

    - Instrumentalidade: Percepção de que a obtenção de um resultado está associado à uma recompensa.

           

    Fonte: Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó

  • Desculpem, colegas e professora. mas não consigo engolir essa questão. Ter a expectativa de que seus esforços trarão consequencias positivas é uma coisa, agora ANTEVER as consequencias é outra totalmente diferente. O professor Carlos Xavier, em seu curso de administração geral do estratégia concursos, diz que, de acordo com a teoria dos OBJETIVOS/METAS, "o comprometimento tende a ser maior quando o compomisso é PÚBLICO, quando SE PODEM CONTROLAR OS RESULTADOS e quando os objetivos são auto estabelecidos". 

    Qual seria a diferença entre "poder controlar os resultados" e "antever resultados positivos" ? Semanticamente são conceitos muito próximos, por isso pra mim isso ainda nao foi esclarecido. Se mais alguém puder comentar, agradeço. 

  • Messias, o erro da questão foi trocar as teorias! Anteceder consequências positivas é caracteristica da TEORIA DE VROOM. Além do mais, na TEORIA DE LOCKE, não é o líder sozinho que estabelece as metas, pois é crucial a participação do subordinado. 

  • "De acordo com a teoria da Expectância de Vroom, o líder poderá motivar a sua equipe designando para os funcionários tarefas que eles valorizem e para as quais consigam antever consequências positivas."

     

    É atualmente uma das teorias mais aceitas sobre motivação. A motivação é função de três fatores, que devem ocorrer simultaneamente:

    Expectativa: Antecipação dos resultados (Probabilidade subjetiva). 

    Instrumentalidade: Visualização da relação entre a ação e a obtenção do resultado.

    Valência: Grau de atração, importância.

     

    GAB:ERRADO

  • acho que entendi:

    tudo q for expectativa por consequencia positiva = vroom chato

    é isto brasil?

  • TEORIA DA FIXAÇÃO DE OBJETIVOS, que é uma das teorias de motivação, com ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS.

     

    A teoria da fixação de objetivos foi desenvolvida por Edwin Locke e Gary Latham, e preconiza que ''as pessoas concentram seus esforços em direção a objetivos, de modo que o estabelecimento de metas energiza um indivíduo, dirigindo seus pensamentos para uma finalidade''.

     

    A teoria da fixação de objetivos é uma das tantas teorias da motivação, como a teoria da expectativa, a teoria das necessidades, a teoria da equidade, teoria dos dois fatores, etc.

     

    Administração por objetivos foi idealizada por Peter Druker, e tem como característica ''a ênfase no planejamento e no controle, onde o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização, a declaração escrita do que se pretende alcançar. ''

     

    Esta teoria parte do princípio de que as pessoas concentram seus esforços em direção a objetivos, de modo que o estabelecimento de metas energiza um indivíduo, dirigindo seus pensamentos para uma finalidade (CAVALCANTI, 2005).

     

    As metas têm de possuir algumas características que podem provocar maior nível de motivação: devem ser aceitáveis, de modo que façam sentido para os indivíduos e não entrem em conflito com os seus valores pessoais.

     

    Estabelecer metas com o envolvimento dos funcionários torna mais provável sua aceitação, gerando maior comprometimento. As metas também devem ser desafiadoras, mas possíveis de serem atingidas; devem também ser específicas e, se possível, quantificáveis e mensuráveis.

     

    Definir especificamente o que se espera de um funcionário tende a produzir mais resultados do que demandar que ele dê o máximo de si (CAVALCANTI, 2005).

     

    A premissa subjacente à teoria das metas é que o comportamento é regulado por valores e metas. Valor é a crença em algo muito importante para o indivíduo, como a dignidade do trabalho ou a honestidade. Os valores criam nos indivíduos o desejo de se comportar coerentemente com eles. Se um executivo valoriza a honestidade, ele irá estabelecer uma meta de tentar contratar somente empregados honestos.

     

     

    TEORIA DA EXPECTATIVA – VICTOR H. VROOM

     

     

    A teoria da Expectativa analisa os mecanismos motivacionais apoiando-se em três conceitos: a Expectância, a Instrumentalidade e a Valência assim descritas por Lévy-Leboyer (1994): 

     

    >> Expectância é aquilo que um indivíduo acredita ser capaz de fazer, após empreender um esforço.

     

     

    >> A instrumentalidade é se o trabalho executado representa claramente a possibilidade de se atingir um objetivo esperado .

     

     

    >> Valência representa a ligação entre objetivo a ser atingido

     

     

    >> valor que este objetivo tem para o indivíduo, ou seja, se ele é relevante, importante ou não.

  • "professora" mongolona nunca sabe o assunto; faz aquela pausa dramática e olha no papelzinho....

    :)