SóProvas


ID
1176250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 05 a 12.

A comunicação aberta, a educação dos funcionários, a mentoria e a presença de gestores suportivos são exemplos de alternativas de enfrentamento da resistência à mudanças.

Alternativas
Comentários
  • Administração da Cultura Organizacional

    ·  Através do Sistema de Recompensas: com relação de interdependência, pode ser influenciada ou influencia.

    ·  Através do Planejamento: cria valores compartilhados e estabilidade.

    Aspectos Positivos:

    • Produz a otimização de resultados organizacionais;

    • Permite desenvolver identidade externa, como mecanismo de controle social;

    • Fonte de confiabilidade, pelos arranjos e atividades.

    Aspectos Negativos:

    • A mudança na cultura não é simples, nem barato e provoca traumas;

    • Não é qualquer mudança de comportamento que implica mudança cultural;

    • Conflitos internos, resistência à mudança e fortalecimento de subculturas pode resultar em falta de coordenação interna, atingindo relações externas.


  • De uma forma ou de outra, todas essas receitas podem ser resumidas nas seis estratégias genéricas apontadas por Kotter e Schlesinger (1979) para se superar a resistência à mudança: 

    a) educação e comunicação; 

    b) participação e envolvimento; 

    c) facilitação e suporte; 

    d) negociação e acordo; 

    e) manipulação e cooperação e 

    f) coerção explícita e/ou implícita.

    http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n2/v41n2a04

  • A superação das resistências à mudança acontecerão com base em diferentes práticas que os agentes de mudança podem implementar.
    Algumas delas são: 

     

    1. Educação e comunicação: muitas vezes é preciso que o agente de mudança utilize seu tempo comunicando e educando os membros da organização sobre a necessidade das mudanças empreendidas. Na verdade, a tarefa do agente de mudanças passa por “vender” todo o processo para os membros da organização.

     

    2. Participação: é importante que os membros da organização participem tanto quanto possível das decisões quanto ao processo de mudança, de modo a aumentar o compromisso dos membros da organização com a mudança e fazer com que a resistência seja minimizada. Apesar disso, há um lado ruim: as soluções adotadas para mudança podem não refletir a real necessidade da organização, quando a participação das pessoas é muito elevada.

     

    3. Apoio e comprometimento: a organização deve dar apoio aos funcionários que tiverem dificuldades com o processo de mudança, através de ações de aconselhamento, treinamento, terapia, ou mesmo uma curta licença remunerada, de modo a facilitar a mudança e diminuir a resistência. A organização deve buscar ainda o comprometimento emocional dos funcionáriosmcom a mudança.

     

    4. Desenvolvimento de relações positivas: é mais fácil para os membros de uma organização apoiar os processos de mudança quando eles são conduzidos por gestores em quem confiam e com quem mantêm relações positivas. Assim, é importante que a organização que vai passar por processos de mudança busque desenvolver relações positivas com seus colaboradores por meio dos gestores. 

     


    5. Implementação de forma justa: trata-se da percepção de equidade. A organização deve buscar que os seus membros percebam todo o processo de mudança como justo, de modo a evitar resistências e desmotivação.

     


    6. Manipulação e cooptação: essa é uma técnica interessante de ser cobrada em prova, pois muitos candidatos acharão que está errada por conta do seu conteúdo politicamente incorreto. Na verdade, a manipulação consiste em tentar influenciar os membros da organização de forma disfarçada, fazendo com que eles não se tornem focos de resistência. A cooptação, por sua vez, significa que a organização pode buscar apoio de pessoas que poderiam representar grandes focos de resistência através do oferecimento de posições nas quais essas possam opinar e participar do processo decisório de mudanças. 

     


    7. Seleção de pessoas abertas a mudanças: trata-se do esforço que as organizações devem empreender para contratar pessoas que estejam mais propensas a aceitar mudanças como consequência de suas próprias personalidades. Assim, quando a mudança for necessária, elas não constituirão uma fonte de resistência.

     


    8. Coerção: esta tática consiste no uso de ameaças ou do uso da força sobre os focos de resistência. As vantagens e desvantagens da coerção são similares às da manipulação e cooptação.

     

     

  • A superação das resistências à mudança acontecerão com base em diferentes práticas que os agentes de mudança podem implementar.
    Algumas delas são: 

     

    1. Educação e comunicação: sobre a necessidade das mudanças.

    2. Participação: aumentar o compromisso.

    3. Apoio e comprometimento: aconselhamento, treinamento, terapia, comprometimento emocional.

    4. Desenvolvimento de relações positivas: conduzidos por gestores em quem confiam e com quem mantêm relações positivas.
    5. Implementação de forma justapercepção de equidade, perceber o processo de mudança como justo.
    6. Manipulação e cooptação: tentar influenciar os membros da organização de forma disfarçada; A cooptação buscar apoio de pessoas que poderiam representar grandes focos de resistência.
    7. Seleção de pessoas abertas a mudanças : contratar pessoas que estejam mais propensas a aceitar mudanças.
    8. Coerção: ameaças ou do uso da força.

  • Questão genérica (comum nesse tópico). O enunciado descreve algumas estratégias que podem ser utilizadas para conscientizar os indivíduos sobre a importância do processo de mudança.

    Não existe um rol de todas estratégias que podem ser utilizadas. Para avaliar se o enunciado está certo ou errado, basta avaliar se o que está sendo proposto é coerente com o papel do agente de mudança de conscientizar, engajar, persuadir os indivíduos no sentido da mudança.

    Gabarito: CERTO

  • gestores suportivos = dão suporte, incentivo, apoio.