SóProvas


ID
1176301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito aos métodos e processos administrativos, julgue o item seguinte.

Em um sistema de formulação de estratégias, a análise de possíveis associações entre a matriz SWOT e as perspectivas do Balanced Scorecard antes da composição de um mapa estratégico possibilita a otimização do processo ao permitir, por exemplo, a antecipação de resultados futuros por meio do estabelecimento de hipóteses estratégicas com base nos cenários externos e internos e na visão de futuro da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Comentário: a matriz SWOT é uma ferramenta de diagnóstico estratégico utilizada na análise do ambiente interno e externo. Por outro lado, o Balanced Scorecard é uma ferramenta utilizada para traduzir a estratégia, a missão e a visão da empresa e, assim, alinhar as suas ações para o cumprimento do planejamento estratégico.

    Nesse contexto, a associação entre o diagnóstico elaborado pelo matriz SWOT e as perspectivas do BSC (financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento), antes da composição do mapa estratégico (gráfico que demonstra os principais elementos do planejamento estratégico da organização), permitiria a antecipação (previsão) de resultados futuros. Dessa forma, a questão está realmente correta.

    Nesse contexto, vejamos a definição Christiane Ogassawara:

    “A utilização do BSC como um sistema de gestão se deve a sua filosofia de ilustrar a visão e a estratégia da organização; divulgar objetivos e medidas estratégicas; estabelecer metas; realizar o alinhamento estratégico; além da melhoria do feedback e do aprendizado estratégico (…). O BSC também colabora na visualização das atividades que geram valor, na avaliação das unidades de negócios e no aperfeiçoamento interno da organização, gerando melhor desempenho futuro. Em relação aos demais sistemas gerenciais, o BSC apresenta um processo sistemático para implementar e obter feedback sobre a estratégia.”

    Fonte: OGASSAWARA, Christiane H.T. Balanced Scorecard e o modelo de excelência da gestão da Fundação Nacional da Qualidade. Dissertação; UFPR, 2009.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-de-analista-tcdf-gestao-das-organizacoes/
  • Leiam sempre a questão até o final.

  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

  • Em um sistema de formulação de estratégias, a análise de possíveis associações entre a matriz SWOT e as perspectivas do Balanced Scorecard antes da composição de um mapa estratégico possibilita a otimização do processo ao permitir, por exemplo, a antecipação de resultados futuros por meio do estabelecimento de hipóteses estratégicas com base nos cenários externos e internos e na visão de futuro da organização. 

    ex: problema: tomada de decisões lentas(  na analise swot é ponto fraco), e  na perspectiva do BSC é  processos internos.

          objetivo: melhorar a comunicação interna.

            estratégias: usar a intranet, realizar reuniões....

    assim, as iniciativas estrategias são ações necessárias para que futuramente a organização alcancem os objetivos e veriquem o gap entre o planejado e o alcançado.

     

  • Segundo diversos autores, o BSC é um mecanismo utilizado para a IMPLEMENTAÇÃO da estratégia, não para sua FORMULAÇÃO. Portanto, ao meu ver, a questão é incorreta, apesar de o gabarito da banca assinalar o contrário.

  • Apesar do BSC não formular as estratégias, ao ser associado com a análise SWOT, o BSC poderia sim através da identificação, por exemplo, dos processos críticos necessários na organização (processos internos), dos aspectos que impactam na satisfação dos clientes (clientes), da infraestrutura necessária (aprendizagem e conhecimento) e do quanto se deseja atingir financeiramente (financeiro), proporcionar uma otimização do processo de elaboração de estratégias baseado em cenários possíveis. 

  • a antecipação de resultados futuros.............eu achei que isso matava a questão 

  • "Em um sistema de formulação de estratégias, a análise de possíveis associações entre a matriz SWOT e as perspectivas do Balanced Scorecard antes da composição de um mapa estratégico possibilita a otimização do processo ao permitir, por exemplo, a antecipação de resultados futuros por meio do estabelecimento de hipóteses estratégicas com base nos cenários externos e internos e na visão de futuro da organização. "

     

    Também  fique com a pulga atrás da orelha com relação a parte de "antecipação de resultados futuros", mas, depois que parei pra ler com calma até o final, percebi que serão estabelecidos vários cenários hipotéticos acerca do que pode acontecer futuramente. 

    certo

  • Leia umas 100 vezes, então será possível entender. Cespe consegue complicar ainda mais um assunto que ja é complicado.

  • Simone clareou,  quem viajou assim como eu, olha o exemplo dela

  • GAB:CERTO.

    Talvez alguns também tenham tido dificuldades para interpretar,assim como eu kk.

     

    Entendi da seguinte forma: A análise associada entre a matriz SWOT e o BSC permite otimizar (melhorar) o porcesso de formulação de estratégias, e essa análise associada vem antes da composição de um mapa estratégico.

  • Ótima questão-resumo

  • Questão para copiar no seu material de resumo !

  • O balanced scorecard trabalha com indicadores críticos relacionados às suas perspectivas (financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento) e quando bem elaborado possibilita uma clara identificação das forças e fraquezas da organização, facilitando a construção de possíveis cenários futuros utilizando a análise de SWOT e permitindo a antecipação de resultados.

    BSC → identificação das forças e fraquezas da organização → junção com oportunidades e ameaças do mercado → análise de SWOT → construção de cenários e antecipação de estratégias e possíveis resultados

  • Análise SWOT >>>> F O F A

    FORTALEZAS: variável interna | controlável

    OPORTUNIDADES: variável externa | não controlável

    FRAQUEZAS: variável interna | controlável

    AMEAÇAS: variável externa | não controlável

    ______________________________________________________

    Fortaleza + Oportunidade ---> estratégia de DESENVOLVIMENTO

    Fortaleza + Ameaça ---> estratégia de MANUTENÇÃO

    Fraqueza + Oportunidade ---> estratégia de CRESCIMENTO

    Fraqueza + Ameaça ---> estratégia de SOBREVIVÊNCIA

  • GABARITO: CERTO

    BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

    O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:

    Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;

    Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;

    Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;

    Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

    análise SWOT, do inglês, ou FOFA, do português, consiste no cruzamento de StrenghtsWeaknessesOpportunities, e Threats, que significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, respectivamente, para medir a favorabilidade de uma empresa diante de seus ambientes interno e externo (mercado). Seu papel é formular planos para objetivos estratégicos com base nas forças e fraquezas do negócio (ambiente interno), e nas oportunidades e ameaças de mercado (ambiente externo).

    FONTE: SIGNIFICADOS.COM.BR

  • Antes de respondermos à questão, precisamos entender o que é uma Matriz ou Análise SWOT e o que é o Balanced Scorecard – BSC. A Análise SWOT – é uma análise das Forças e das Fraquezas (análise do ambiente interno), das Oportunidades e das Ameaças (análise do ambiente externo) – em inglês os possuem os seguintes nomes: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou seja, pelas iniciais, SWOT. Essa análise nos possibilita levantar características e possíveis cenários para a organização, os quais sofrem impactos dos ambientes internos e externos ao órgão.

    Já o Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros).  O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois o alinhamento dessas ferramentas de planejamento, Análise SWOT e BSC, possibilita uma melhor representação e acompanhamento dos objetivos estratégicos por meio de um mapa estratégico.


    Gabarito do Professor: CERTO.