SóProvas


ID
1176334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência à gestão de qualidade, julgue os itens subsecutivos.

O diagrama de causa e efeito é usado quando há um grande número de problemas e recursos limitados para resolvê-los.
Esse diagrama busca eliminar as poucas causas que determinam muitas perdas, com o objetivo maior de diminuir substancialmente o desperdício.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Comentário: a questão está totalmente errada, ela fez uma mistura entre o diagrama de causa e efeito e o princípio de Pareto e, ainda assim, apresentou alguns conceitos errados.

    O diagrama de causa e efeito é utilizado para relacionar as possíveis causas para determinado efeito.

    A questão demonstrou o princípio de Pareto, que é utilizado quando há um grande número de problemas e recursos limitados para resolvê-los. Porém, a segunda parte também estaria errada (mesmo que mencionasse o princípio de Pareto), pois o objetivo não é esse. A ideia é identificar as poucas causas que geram muitos problemas. Assim, a organização poderia dar prioridade a essas poucas causas, que já serão suficientes para eliminar a maior parte dos desperdícios.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-de-analista-tcdf-gestao-das-organizacoes/
  • Quando ele fala "poucas causas que eliminam muitas perdas" você mata a questão, uma vez que o gráfico de Pareto é quem trata disso. Enquanto que os Gráfico ou Diagrama de Causa e Efeito (de Ishikawa, ou Espinha de Peixe) tem como foco identificar onde estão as causas e quais são os efeitos. 

    DIAGRAMA DE PARETO

    O Diagrama de Pareto tem como finalidade mostrar a importância de todas as condições, a fim de:

    · Escolher o ponto de partida para solução do problema;

    · Identificar a causa básica do problema

    · E monitorar o sucesso.

     Velfredo Pareto foi um economista italiano que descobriu que a riqueza não era distribuída de maneira uniforme. Ele formulou que aproximadamente 20% do povo detinha 80% da riqueza criando uma condição de distribuição desigual. Os Diagramas de Pareto podem ser usados para identificar o problema mais importante através do uso de diferentes critérios de medição, como freqüência ou custo.

    “As categorias mostradas no eixo horizontal existem como uma distribuição de probabilidades válidas que representam 100% das possíveis observações. As frequências das ocorrências de cada causa especificada listada no eixo horizontal diminuem em grandeza até que a fonte padrão entitulada ‘outra’ responsabilize-se por quaisquer causas não especificadas. É normalmente organizado em categorias para medir frequências ou consequências.” (Guia PMBOK, pág. 237)

    · A Cespe definiu essa ferramenta em outra questão como:

    “O gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, DA MAIOR PARA A MENOR, possibilitando a pre-ordenação dos problemas, a fim de identificar problemas, permitir a fácil visualização e reconhecimento das causas, comparar a situação anterior com a posterior ao aparecimento do problema, identificar itens responsáveis por causar impactos e eliminar as causas desses impactos” 

  • Mata-se a questão aqui: eliminar as poucas causas que determinam muitas perdas (PARETO) 20% CAUSAS = 80% PROBLEMAS

  • o diagrama de causa ou efeito (Ishikawa-espinha de peixe) trabalha com um problema (efeito) estabelecendo suas causas.

  • A questão relata sobre o diagrama de pareto (20% causas/ 80% problemas).

    Nesse caso, não há de se falar em diagrama de causa e efeito.

  • Eu matei pelo verbo, eliminar. Visto que o gráfico de espinha de peixe busca identificar as possíveis causas e seus efeitos.

  • O Diagrama de causa e efeito é uma representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito. Também chamado de diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa. Mostra-nos as causas principais de uma ação, as quais dirigem para as sub-causas, levando ao resultado final.

  • Poucas causas - muitas perdas = PARETO

     

    GAB: ERRADO

  • PARETO

  • O diagrama de Pareto é uma técnica que permite selecionar prioridades dentre os problemas existentes. Para Pareto 80% dos efeitos são causados por 20% dos problemas. Identificar os problemas que geram os maiores efeitos contribuirá assim para melhorar muito a qualidade dos produtos. O diagrama de Ishikawa apenas correlaciona efeitos e causas.

  • O enunciado descreve as características do Diagrama de Pareto ou princípio de Pareto. Segundo o diagrama de Pareto, é possível resolver um grandes número de problemas (80%) canalizando os esforços em um número pequenos de causas centrais (20%).

    Gabarito: ERRADO

  • A questão mistura dois conceitos diferentes !

    ISHIKAWA e PARETO .