-
CERTA
A partir dos ensinamentos de Chiavenato (2012, p. 369), que o sistema participativo se apoia em total confiança nas pessoas e no seu empoderamento (empowerment), incentivando a responsabilidade e o trabalho em equipe. As comunicações constituem o núcleo de integração do sistema e seu fluxo é tanto vertical como horizontal, para proporcionar envolvimento total das pessoas no negócio da organização.
Assim, ocorre a valorização da relação entre chefe e subordinado. Por meio do empoderamento, aumenta-se o compromisso de todos os funcionários com o cumprimento das metas e, através da comunicação aberta, o sistema torna-se mais ágil. Dessa forma, o item está perfeito.
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-de-analista-tcdf-gestao-das-organizacoes/
-
Não concordo com o que a questão diz sobre distribuição dos resultados. O certo é distribuir tarefas. Resultado é o que se quer alcançar.
"A agilidade nesse processo decorre, entre outros aspectos, de um
sistema correto de distribuição dos resultados e de um sistema ágil de
comunicação."
-
Também fiquei em dúvida quanto aos "resultados"
-
Eu errei a questão por conta da palavra "agilidade". Na gestão participativa as decisões não são mais lentas?
-
Rafael mas a questão não falou sobre a decisão ser rápida, mas sim a comunicação.
-
Esse sistema ágil, de fato, confunde.
-
MAIS ABERTO, MAIS DEMOCRÁTICO DE TODOS OS DEMAIS SISTEMAS, INCENTIVA TOTAL A DESCENTRALIZAÇÃO E A DELEGAÇÃO. O SISTEMA SE APOIA EM TOTAL CONFIANÇA NAS PESSOAS E NO SEU EMPODERAMENTO, DE RARAS PUNIÇÕES E DE RECOMPENSAS SALARIAIS, SOCIAIS OU SIMBÓLICAS. AS COMUNICAÇÕES CONSTITUEM O NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO DO SISTEMA E SEU FLUXO É TANTO VERTICAL COMO HORIZONTAL, PARA PROPORCIONAR ENVOLVIMENTO TOTAL DAS PESSOAS NO NEGÓCIO DA ORGANIZAÇÃO, OU SEJA, A COMUNICAÇÃO É RÁPIDA.
EXISTEM OUTROS SISTEMAS, COMO O AUTOCRÁTICO COERCITIVO, O AUCRÁTIO BENEVOLENTE E O CONSULTIVO.
GABARITO CERTO
-
Gabarito: Correto
Comentário:
Só complementando os comentários dos demais colegas:
Gestão participativa: É uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre a administração das organizações, onde as estrategias envolvidas para o alcance dessa doutrina passam por:
1. informação
2. decisão
3. resultados
Vale ressaltar que as dimensões da implementação da administração participativa são: COMPORTAMENTAL, ESTRUTURAL E INTERFACES.
-
GABARITO: CERTO
A Administração Participativa ou Gestão Participativa, faz parte de um modelo de Gestão disponível para os gestores que desejam potencializar as competências presentes nas pessoas que integram as organizações (capital humano). Não deve ser entendida como uma estratégia para reduzir o número de reclamações no ambiente de trabalho, ou atuar como um controlador de massa de operários ou colaboradores. A gestão Participativa deriva-se da concepção sobre a abordagem da complexidade da relação Homem X Organização. Ressalta-se que para a efetiva aplicação da Gestão Participativa, é necessária uma Liderança efetiva e bem estruturada. O líder executa um papel importante no que tange os colaboradores, principalmente, em questões acerca de motivação, recompensas, cargos, salários, etc. Sendo assim, a Gestão participativa aborda as pessoas que compõem a organização como o fator principal para o sucesso dos objetivos organizacionais. Alinha-se os objetivos pessoais, juntos aos objetivos organizacionais, e gera uma maior produção e satisfação pela responsabilidade individual sobre a produção e seu serviço. Complementa-se que a Gestão por competências é muito aceita ao se abordar o modelo de Gestão Participativa, por conter princípios inerentes à complexidade do ser humano e suas capacidades, podendo melhor estabelecer os cargos e a aceitação das competências necessárias para aplicabilidade da Gestão Participativa. "A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns." (Abraham Lincoln)
FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR