SóProvas


ID
1176346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de mudança e inovação em organizações, julgue os itens a seguir.

A mudança corresponde à alteração temporal de uma realidade, sem implicação de julgamento de seu resultado; a inovação, por sua vez, configura-se somente quando há geração de ganhos.

Alternativas
Comentários
  • ??? 


    Gabarito Errado, mas já podemos observar que o pessoal entrou com recurso:


    http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=9062923&sid=db6fde0cd0b9d041fd2d2d31329c1d5f

  • CERTO

    Essa é a típica questão pra passar batido e esquecer...


    :(

  • Alguém, por gentileza, pode explicar essa questão. Grata.

  • Acho que a CESPE quer que sigamosa sua forma de pensar, pois conforme destaque abaixo existe posicionamentosdiferentes na literatura sobre o que é inovação.


    Segundo o Manual de Oslo (OECD,2005) inovação é tudo que apresenta uma melhoria a partir de novas ideias,sendo conceituada da seguinte forma:

    Uma inovação éa implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamentemelhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo métodoorganizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ounas relações externas (OECD, 2005, p.46).

    Diferentemente, Coral (2009)acredita que para ser uma inovação não basta somente apresentar alguma melhoriade produto, ele tem de ser percebida e aceita pelo mercado.

    Pensar que a fidelidade dosconsumidores se perpetuará pelo conservadorismo pode se tornar uma arma contraa empresa, pois não há nada, ou quase nada, que seja insubstituível. Umainovação pode se intitular como tal enquanto for novidade. Inovar é “ofereceralgo que ninguém mais consegue” (TIDD; BESSANT; PAVITT, 2008, p.28).

    Tidd, Bessant e Pavitt (2008)mencionam o fator parceria como facilitador do desenvolvimento de novastecnologias. Estar sozinho em um ambiente onde empresas competem acirradamentee superam concorrentes desfavorecidos, torna o alcance do inovador muito maisdifícil. Segundo os autores “a inovação é movida pela habilidade de estabelecerrelações, detectar oportunidades e tirar proveito das mesmas (TIDD; BESSANT;PAVITT, 2008, p. 23)”. Para Zogbi (2008), o apoio em uma rede de parceiros éfundamental, dado o exemplo de grandes empresas que atuam em diversos setores etêm seu capital cada vez mais aberto.

    Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/GCT1689.pdf(Página 5)

  • Alguém poderia explicar o que seria:

    -Sem implicação de julgamento de seu resultado;

    -Somente quando há geração de ganhos.

    ?



  • Segundo o mestre Rodrigo Rennó, em livro Administração Geral para Concursos:

    "[...]mudanças podem envolver qualquer segmento da empresa"

    "[...]a inovação  consiste no uso de uma nova ideia para a utilização em um novo processo, produto ou serviço (ou na melhoria de um processo, produto ou serviço existente), de modo a que a organização possa atingir seus objetivos".

    Acredito que esta afimarção sirva de amparo para o gabarito, que foi confirmado como CERTO pela banca!
    Espero ter contribuído para essa questão bastante complicada.
  • Wtf this cespiano? 

    Inovação somentef quando ganha??? Acho que não,  generaliza. 

    Vai entender. Se alguém puder clarear melhor avise-me. 

  • Segundo Chiavenato, em Gestão de Pessoas, a mudança é um aspecto fundamental da criatividade e da inovação. Significa a passagem de uma estado para outro. (p. 405) Já as aplicações concretas da inovação podem ser de dois tipos: inovação de processos e inovação de produtos (p. 402)

  • A mudança corresponde à alteração temporal de uma realidade, sem implicação de julgamento de seu resultado; a inovação, por sua vez, configura-se somente quando há geração de ganhos.

    Bom, vou colocar meu entendimento aqui de acordo com o que eu já li nos livros.

    A mudança é alteração de algo, e não importa o resultado.A mudança é a transição de uma situação para a outra, uma transição de um estado para o outro.Isso implica ruptura,transformação, pertubação, etc.

    A inovação só será inovação quando tem algum tipo de ganho.Não faria sentido uma empresa inovar, sem ganhar com isso alguma coisa.

    Então, eu acho que a questão quis dizer que a inovação pra ser inovação precisa algum tipo de resultado positivo, de ganho, e a mudança não precisa necessariamente ter algum resultado positivo, apenas mudou-se algo.

  • O ruim é vc saber que está errado, e marcar certo só pq sabe que a banca cobra assim. :(

  • GAB. C

    Como assim? a primeira coisa que pensei foi num sonoro VAI TOM... NO MONOSILABO.

  • Acho que o "X" da questão é a parte da Mudança não gerar julgamento de seu resultado. Amanda Duarte matou a charada! Obrigado!

  • Nem o Cespe explica essas questões de Gestão de Pessoas...

  • Perfeito Amanda Duarte.


  • vamos por partes:

    A mudança corresponde à alteração temporal de uma realidade, (ok)

    sem implicação de julgamento de seu resultado(ok). só há mudança se houver impactos, porém, a mudança nunca é finalizada. O julgamento é o mesmo que avaliar, pode-se monitorá-la, pois ela é processo.

    a inovação, por sua vez, configura-se somente quando há geração de ganhos.(OK), sem ganhos, foi apenas criativo.

  • Questãozinha bem bacana. Ela trata da diferença entre inovação e mudança. Na verdade, a inovação é um tipo de mudança que traz ganhos para a organização. Assim, toda inovação é uma mudança, mas nem toda mudança é inovação, pois há mudanças que trazem prejuízos e que fazem com que a empresa continue no mesmo status quo. Quando o enunciado fala em “sem julgamento de seu resultado” quer dizer que pode ser uma mudança positiva ou uma mudança negativa. Já a inovação só pode ser positiva. Item correto.

    Gabarito: C

  • Se uma empresa vive (ou morre) pelos resultados como não se deve fazer o julgamento de seus resultados? É impossível que alguma empresa faça mudança prevendo ou focando em um péssimo resultado, ou que, diante de um resultado insatisfatório, não faça uma análise dos resultados com foco na melhorar... surreal esse posicionamento