SóProvas


ID
1176367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do diagnóstico organizacional, julgue os itens subsecutivos.

Preparo para a mudança é o estágio do diagnóstico organizacional que visa sensibilizar os colaboradores em relação aos problemas da organização, fazendo parte do modelo de congelamento-mudança.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria fazer parte do modelo de descongelamento-mudança, não?

  • O momento em que se faz a identificação e a internalização é o modelo da mudança e não do congelamento. 

    (1) DEscongelamento - (2) Mudança - (3) REcongelamento.

    (1) - velhas ideias, praticas são derretidas, abandonadas.
    (2) - novas ideias e praticas são exercitadas (identificação e internalização)
    (3) - novas ideias e práticas são internalizadas incorporadas definitivamente (suporte e reforço).


  • Na verdade, este estágio inicial de PREPARo seria o DESCONGELAMENTO. Preparar a todos pra mudançar que vai ocorrer...

    Conforme a literatura de Rodrigo Renó:

    Como as
    pessoas são naturalmente resistentes às mudanças, as organizações precisam desenvolver uma estratégia para implementá-las. Um desses métodos foi desenvolvido por Kurt Lewin:

    Esse método de mudança planejada tem três fases: o descongelamento, a mudança e o recongelamento. A seguir vemos cada uma delas em detalhes:

    Descongelamento
    – Lewin acredita que a empresa deve primeiro tornar a necessidade da mudança evidente a todos. Ou seja, comunicar os motivos das mudanças, envolver as pessoas no “problema” e buscar reduzir as resistências iniciais ao processo de mudança. Assim, a mudança poderia ser alcançada de modo mais fácil.

    Mudança – nessa fase, a mudança em si seria executada. Entre os aspectos que podem ser mudados estão: as tarefas, as pessoas, a cultura organizacional, a tecnologia e as estruturas organizacionais.

    Recongelamento
    não adianta mudar as coisas para, após o esforço inicial, tudo voltar a ser como era antes. O processo deve ser consolidado. Assim, Lewin indica que deve ser feito um trabalho de reforço para que a mudança s estabilize.

    Para que a mudança se consolide, os novos hábitos devem ser reforçados, seja através de treinamento como através de incentivos.

    DESCONGELAMENTO – MUDANÇA – RECONGELAMENTO.



     

     

  • Fonte: Gestão de Pessoas, Chiavenato, ed. Elsevier, Terceira Edição, p. 405-408.Veja em:

    https://books.google.com.br/books?id=5XUALBIDdQwC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q=inova%C3%A7%C3%A3o&f=false

  • ERRADO

    Preparo para mudança = Descongelamento: significa a percepção da necessidade de mudança.

    Mudança: como diz a questão é o estágio do diagnóstico organizacional que visa sensibilizar os colaboradores em relação aos problemas da organização, fazendo parte do modelo de congelamento-mudança.


  • Como eu estudo, estudo, estudo e ainda assim não consigo entender essa matéria complexa, estou começando a resolver as questões pelo raciocínio lógico e interpretação de texto.

    Pensei da seguinte forma quando li esse trecho: "fazendo parte do modelo de congelamento-mudança". Ora, uma coisa congelada torna-se estática, parada no tempo. Já mudança, significa o oposto, ou seja, movimentar-se, não permanecer parada. Então como pode um modelo de congelamento-mudança?

    Esse foi meu raciocínio, e pelo menos aqui deu certo.

    Bons Estudos!!


  • faz parte do modelo de DESCONGELAMENTO e não "congelamento-mudança".


    Gabarito: ERRADO

  • Conforme Professor Carlos Xavier o nome do modelo é: Modelo das Três Etapas de Kurt Lewin.

    Além disso, não é durante o diagnóstico que a organização é sensibilizada. No diagnóstico, primeiramente, são levantados os problemas que a organização possui.

  • O processo de mudança, geralmente conduzido por um consultor externo à organização, consiste nas seguintes etapas, de acordo com a metodologia da pesquisa-ação:


    1. Diagnóstico: quando os dados são levantados para que se possa realizar um diagnóstico da situação organizacional.


    2. Análise: é a etapa na qual o agente de mudanças sintetiza as principais questões básicas, áreas de problema e ações possíveis para resolver problemas e melhorar situações compartilhadas por todos os membros da organização.


    3. Feedback: é o momento no qual o agente da mudança dá retorno para os membros da organização sobre as descobertas realizadas nas etapas anteriores. É aqui também que os funcionários se utilizam da ajuda do agente de mudança para desenvolver planos de ação para realizar as mudanças necessárias.


    4. Ação: é o momento em que as mudanças são implementadas pelos funcionários em conjunto com o agente de mudanças.


    5. Avaliação: trata-se da avaliação da eficácia dos planos de ação implementados, com base nos dados levantados no diagnóstico.

  • Comentários estão contraditórios. Um diz uma coisa, outro diz outra. Não consegui identificar o erro realmente...

  • 1. Diagnóstico: quando os dados são levantados para que se possa realizar um diagnóstico da situação organizacional.


    2. Análise: é a etapa na qual o agente de mudanças sintetiza as principais questões básicas, áreas de problema e ações possíveis para resolver problemas e melhorar situações compartilhadas por todos os membros da organização.


    3. Feedback: é o momento no qual o agente da mudança dá retorno para os membros da organização sobre as descobertas realizadas nas etapas anteriores. É aqui também que os funcionários se utilizam da ajuda do agente de mudança para desenvolver planos de ação para realizar as mudanças necessárias.


    4. Ação: é o momento em que as mudanças são implementadas pelos funcionários em conjunto com o agente de mudanças.


    5. Avaliação: trata-se da avaliação da eficácia dos planos de ação implementados, com base nos dados levantados no diagnóstico.

  • Descongelamento -> acontece quando o status quo anterior é questionado e posto em xeque. Nessa fase, o comportamento anterior é abandonado, para ser substituído por novas experimentações na fase de mudança. Ou seja, quebrando paradigmas inadequados à nova realidade e abrir caminho para as mudanças.

     

    Congelamento é a parte boa da coisa, parte final, digamos, da mudança.


    GAB ERRADO.

  • Item incorreto, pois o modelo que trata do diagnóstico preliminar é o do Desenvolvimento Organizacional, ou Pesquisa-Ação. O modelo que consiste nas etapas de descongelamento, mudança e recongelamento é o de Kurt Lewin. Ademais, neste último modelo, o momento que sensibiliza os colaboradores em relação aos problemas da organização é a de DEScongelamento-mudança.

    Gabarito: E

  • A conscientização e preparo para a mudança são realizados dentro da etapa de descongelamento, segundo o modelo de Kurt Lewin.

    Gabarito: ERRADO

  • É o modelo da Pesquisa-Ação que possui uma etapa de diagnóstico preliminar (e não o modelo

    “descongelamento-mudança-recongelamento” de Kurt Lewin).

    No modelo de Kurt Lewin, é a fase de descongelamento que tem por objetivo fazer com que os

    funcionários entendam, se conscientizem e aceitem que é necessário mudar.

    Stefan Fantini - Estratégia