-
ERRADA
Robert Shirley em 1976, no seu artigo Um Modelo para Análise da Mudança Organizacional, sugere que duas forças podem impulsionar mudanças: forças exógenas e endógenas. As principais forças exógenas são as novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente (econômico, político, legal e social). Tais forças externas criam a necessidade de mudança organizacional interna. Pondera também que as tentativas de mudança interna podem ser conscientemente planejadas, para que os ajustes às novas condições externas sejam procedidos com a mínima perturbação do equilíbrio estrutural e do comportamento existente dentro da organização. As condições endógenas que dão origem à necessidade de mudança estrutural e de comportamento devem ser agrupadas sob o título geral de tensão organizacional: tensão nas atividades, interações, sentimentos ou resultados de desempenho no trabalho. Estas forças de mudança representam condições de equilíbrio já perturbado, dentro de uma ou mais partes da organização.
https://repositorio.uninove.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/194/MANUELA%20WEYLL%20VASCONCELOS%2008-10-2007.pdf?sequence=1
-
Por Dicionário inFormal (SP) em 08-10-2013
1. Que se origina dentro, no interior
2. Que cresce para dentro
- diz-se de uma causa interna; o mesmo que endogênico
- (Biologia) que se forma no interior (de um órgão)
- (Geologia) fenômeno ou processo geológico que se processa no interior da Terra
- (Botânica) que cresce para dentro
-
só contribuindo...
Endógeno --> interno --> podem ser planejadas e controladas
Exógeno --> externo --> não podem ser planajedas e controladas
-
Mudanças endógenas e exógenas
Forças endógenas ou internas: são aquelas que têm sua origem no interior da própria sociedade. Entre essas forças, estudaremos as invenções;
Forças Exógenas ou externas: são as que provêm de outras sociedades, como é o caso da difusão cultural.
http://hugoleocavalcanti.blogspot.com.br/2012/04/aula-8-2-anosociologia.html
-
A mudança organizacional especifica uma determinada organização ou conjunto de organizações, ou seja, mudanças que geram alterações nos componentes da organização. Essa mudança considera fatores externos e internos, mas o "estopim" da mudança inicia-se de forma endógena (internamente), e bem por isso não só podem como devem ser planejadas.
Lembrando sempre de que, a grosso modo, todos os fatores internos da organização são gerenciáveis, enquanto que os fatores externos não são gerenciáveis pela organização.
GABARITO: ERRADO.
-
Nunca vi tanto erro em uma questãozinha tão pequena, rsrs. As mudanças organizacionais podem ser endógenas (promovidas por estímulos internos à organização), como também exógenas (promovidas por estímulos externos à organização. Podemos citar como exemplos falhas em produtos (que requerem mudanças no processo produtivo) e uma mudança tecnológica que gere obsolescência do serviço oferecido pela empresa, respectivamente.
Além disso, as mudanças podem ser planejadas ou não. No caso das planejadas, estas são pensadas e executadas após um minucioso processo de reflexão e estruturação das ações a serem tomadas para que a mudança se efetive.
Por todo o exposto, gabarito errado.
Gabarito: E
-
Por muito tempo se discutiu na literatura a possibilidade de conduzir internamente um processo de mudança. Atualmente, considera-se que existem tanto forças endógenas (internas) quanto forças exógenas (externas) que são capazes de provocar o processo de mudança. Dessa forma, admite-se que é possível planejar uma mudança à medida que é possível controlar parte das forças envolvidas nesse processo.
Gabarito: ERRADO