SóProvas


ID
1176385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das boas práticas de gestão da mudança, julgue os itens de 56 a 60.

Mudanças organizacionais são endógenas às organizações e, por isso, não podem ser planejadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Robert Shirley em 1976, no seu artigo Um Modelo para Análise da Mudança Organizacional, sugere que duas forças podem impulsionar mudanças: forças exógenas e endógenas. As principais forças exógenas são as novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente (econômico, político, legal e social). Tais forças externas criam a necessidade de mudança organizacional interna. Pondera também que as tentativas de mudança interna podem ser conscientemente planejadas, para que os ajustes às novas condições externas sejam procedidos com a mínima perturbação do equilíbrio estrutural e do comportamento existente dentro da organização. As condições endógenas que dão origem à necessidade de mudança estrutural e de comportamento devem ser agrupadas sob o título geral de tensão organizacional: tensão nas atividades, interações, sentimentos ou resultados de desempenho no trabalho. Estas forças de mudança representam condições de equilíbrio já perturbado, dentro de uma ou mais partes da organização. 

    https://repositorio.uninove.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/194/MANUELA%20WEYLL%20VASCONCELOS%2008-10-2007.pdf?sequence=1

  • Por Dicionário inFormal (SP) em 08-10-2013

    1. Que se origina dentro, no interior
    2. Que cresce para dentro

    1. diz-se de uma causa interna; o mesmo que endogênico
    2. (Biologia) que se forma no interior (de um órgão)
    3. (Geologiafenômeno ou processo geológico que se processa no interior da Terra
    4. (Botânica) que cresce para dentro

  • só contribuindo...

    Endógeno --> interno --> podem ser planejadas e controladas
    Exógeno --> externo --> não podem ser planajedas e controladas

  • Mudanças endógenas e exógenas

    Forças endógenas ou internas: são aquelas que têm sua origem no interior da própria sociedade. Entre essas forças, estudaremos as invenções;

    Forças Exógenas ou externas: são as que provêm de outras sociedades, como é o caso da difusão cultural.

     

    http://hugoleocavalcanti.blogspot.com.br/2012/04/aula-8-2-anosociologia.html

  • mudança organizacional especifica uma determinada organização ou conjunto de organizações, ou seja, mudanças que geram alterações nos componentes da organização. Essa mudança considera fatores externos e internos, mas o "estopim" da mudança inicia-se de forma endógena (internamente), e bem por isso não só podem como devem ser planejadas.

    Lembrando sempre de que, a grosso modo, todos os fatores internos da organização são gerenciáveis, enquanto que os fatores externos não são gerenciáveis pela organização.

    GABARITO: ERRADO.

  • Nunca vi tanto erro em uma questãozinha tão pequena, rsrs. As mudanças organizacionais podem ser endógenas (promovidas por estímulos internos à organização), como também exógenas (promovidas por estímulos externos à organização. Podemos citar como exemplos falhas em produtos (que requerem mudanças no processo produtivo) e uma mudança tecnológica que gere obsolescência do serviço oferecido pela empresa, respectivamente.

    Além disso, as mudanças podem ser planejadas ou não. No caso das planejadas, estas são pensadas e executadas após um minucioso processo de reflexão e estruturação das ações a serem tomadas para que a mudança se efetive.

    Por todo o exposto, gabarito errado.

    Gabarito: E

  • Por muito tempo se discutiu na literatura a possibilidade de conduzir internamente um processo de mudança. Atualmente, considera-se que existem tanto forças endógenas (internas) quanto forças exógenas (externas) que são capazes de provocar o processo de mudança. Dessa forma, admite-se que é possível planejar uma mudança à medida que é possível controlar parte das forças envolvidas nesse processo.

    Gabarito: ERRADO