SóProvas


ID
1176388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das boas práticas de gestão da mudança, julgue os itens de 56 a 60.

Para manter canais de comunicação ativos e permitir que a criatividade dos colaboradores reflita no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, as organizações mobilizam os gatekeepers, que são indivíduos preparados para ouvir novas ideias.

Alternativas
Comentários
  • Estranho estar certo, pq olha a definição que achei...

    "Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para se divulgar ou não uma notícia. Isso porque estes profissionais atuariam como guardiões que permitem ou não que a informação "passe pelo portão", ou melhor, seja veiculada na mídia. A decisão de publicar algo ou não publicar depende principalmente dos acertos e pareceres entre os profissionais, que estão subordinados a uma cultura de trabalho ou uma política empresarial e ainda aos critérios de notícias" 

    Ou seja, não vejo relação com a definição da questão!!!

    Alguém por acaso achou algo diferente???

  • Marcela, existe uma relação entre o conceito de gatekeepers e o indivíduo na organização preparado para ouvir novas idéias.

    Veja estes dois conceitos pesquisados a respeito do conceito GATEKEEPERS:

    "Gate keeper é aquela pessoa responsável pela filtragem da notícia, ou seja, ela vai definir, de acordo com critérios editoriais, o que vai ser veiculado."  Wikipedia.

    "O conceito de gatekeeper (selecionador) foi elaborado por Kurt Lewin, num estudo de 1947 sobre as dinâmicas que agem no interior dos grupos sociais, em especial no que se refere aos problemas ligados à modificação dos hábitos alimentares. Identificando os “canais” por onde flui a sequência de comportamentos relativos a um determinado tema, Lewin nota que existem neles zonas que podem funcionar como “cancela”, como “porteiro”: “o conjunto das forças, antes e depois da zona filtro, é decididamente diferente de tal forma que a passagem, ou o bloqueio, da unidade através de todo o canal, depende, em grande medida, do que acontece na zona filtro. Isso sucede não só com os canais de alimentação, mas também com a sequência de uma informação, dada através dos canais comunicativos, num grupo” (Lewin, 1947, 145).

    As zonas filtro são controladas por sistemas objetivos de regras ou por gatekeepers. Neste último caso, há um indivíduo, ou um grupo, que tem “o poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia” (ibid.).

    White (1950) utilizou este conceito para estudar o desenvolvimento do fluxo de notícias dentro dos canais organizativos dos órgãos de informação e, sobretudo, para individualizar os pontos que funcionam como “cancelas” e que estabelecem que a informação passe, ou seja, rejeitada. O estudo de um caso – a observação da forma como procede Mr. Gates, um jornalista com 25 anos de experiência, que trabalha numa cidade do Midwest de 100 000 habitantes e que tem a função de selecionar, de entre a grande quantidade de despachos de agências que chegam todos os dias, as notícias a publicar no jornal – permite compreender como se desenrola o processo de seleção, quer quantitativa, quer qualitativamente." http://estudanteocioso.wordpress.com/tag/gatekeeper/

    Ou seja, em uma organização, os gatekeepers são indivíduos preparados para receber novas idéias, analisar e conforme interesse da organização, aprovar ou não a informação recebida.

  • Para manter canais de comunicação ativos e permitir que a criatividade dos colaboradores reflita no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, as organizações mobilizam os gatekeepersque são indivíduos preparados para ouvir novas ideias. 

    Típica questão CESPE que não avalia nada. A banca escreve um texto abrangente que não fala nada demais. Se o gatekeeper decide o que vai ser veiculado, então o mesmo está preparado para ouvir e selecionar as melhores ideias.


  • GATEKEEPER – exemplo clássico de teoria que privilegia a ação pessoal.

    “Por essa teoria, só viram notícia aqueles acontecimentos que passampor um portão (gate). E quem decide isso é uma espécie de porteiro ou selecionador (o gatekeeper).

    O gatekeeper ouve novas idéias, notícias ou informações e seleciona as mais relevantes.

    QUESTÃO CERTA: "Para manter canais de comunicação ativos e permitir que a criatividade dos colaboradores reflita no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, as organizações mobilizam os gatekeepers, que são indivíduos preparados para ouvir novas ideias. "

    Podemos perceber que trata  de uma empresa de produtos e serviços, logo o gatekeeper tem o papel de ouvir novas idéias para os produtos/serviços oferecidos pela empresa. Caso fosse uma empresa de jornalismos, o gatekeeper teria o papel de ouvir as notícias/informações e selecioná-las para divulgação na mídia.

  • Gatekeepers são os formadores de opinião, os influenciadores, da empresa.

  • Gatekeepers são profissionais que se encarregam de administrar e organizar o dia a dia de um profissional high level, evitando que o mesmo perca tempo com atividades pouco produtivas e de pouco valor. Para exemplificar, o caso mais comum de gatekeepers em vendas são as secretárias.