SóProvas


ID
1176397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das boas práticas de gestão da mudança, julgue os itens de 56 a 60.

Cooperação entre as áreas internas e, simultaneamente, com outras organizações é um requisito para se coordenar boas ações de gestão da inovação e da mudança.

Alternativas
Comentários
  • Correto também!


    Cooperação entre as áreas internas e, simultaneamente, com outras organizações é um requisito para se coordenar boas ações de gestão da inovação e da mudança. 

  • Achei que esse "requisito" ficou um pouco forçado

  • Gente, vocês conseguem uma fonte fidedigna que corrobore tal afirmação? grata.

  • depois do comentário de "Victor OFF" tudo ficou mais claro!

  • - CERTA -


    Aqui, o examinador amador tenta deixar claro o seguinte: A cooperação entre as áreas internas e, simultaneamente, com outras organizações é um requisito, porque:


    1)  A mudança, por óbvio, implica na capacidade adaptativa da própria organização (competências internas) para com o ambiente.


    2) Essa busca, por se adequar às necessidades do ambiente, requer uma visão mais sistêmica e/ou contingencial. Quer dizer, ela deve estar aberta e em cooperação com outras organizações. Percebam que essa visão está bem distante da visão clássica, focada só para dentro.

    Vamos fechar o assunto c/ 3 questões:


    (CESPE/INPI/ Analista de Planejamento - Arquivologia/2013) O conceito de mudança e o de capacidade adaptativa da organização às transformações do ambiente estão relacionados à abordagem taylorista.

    - ERRADA -


    (CESPE/INPI/ Analista de Planejamento - Arquivologia/2013) No que tange a mudança organizacional, o componente estratégico remete à relação entre a organização e o ambiente.

    - CERTA -


    (CESPE/INPI/ Analista de Planejamento - Arquivologia/2013) A capacidade de adaptação inclui-se entre os requisitos necessários para a promoção de uma mudança organizacional.

    - CERTA -



    Fonte: Prof. Carlos Xavier


    Avante!






  • Bom... acho que não aprendi nada de Mudança Organizacional, pois não me entra na cabeça o porquê de:

    "Cooperação entre organizações ser um requisito para se coordenar  ações de inovação e mudança." 

    Até entendo a necessidade de colaboração e coordenação dos níveis:
    intrapessoal, interpessoal, intragrupal, intergrupal e intra-organizacional ...
    mas inter-organizacional como requisito para mim também é forçar demais...

  • Acho que um dos motivos de a questão estar certa é que a tendência das organizações atualmente é que elas estejam integradas em rede, ou seja, uma dependendo da outra em alguma parte de seu processo produtivo. Assim passa a ser um requisito para a boa gestão da mudança, o bom relacionamento com as outras organização no sistema ganha-ganha. Se uma empresa está em rede e deixa de acompanhar as inovações de suas parceiras, ela pode facilmente perder a parceria das que inovaram.

    Gab: certo


  • Acho que a questão se refere a clientes externos e fornecedores quando diz  "outras organizações". Daí ser requisito para se coordenar boas ações de gestão da inovação e da mudança. 

  • Comentário do Professor Adriel Sá (TecConcursos)

    O item está CERTO.

     

    A inovação e, consequentemente, a gestão de mudanças, são processos que necessitam de recursos, competências e experiências encontrados em áreas distintas das organizações ou mesmo em outras organizações.

     

    Isso quer dizer que essa gestão não deve ser mantida em uma única unidade de negócios da organização, devendo, inclusive, extrapolar o próprio ambiente interno da organização e envolvendo outras empresas também. Neste contexto, as estratégias de colaboração, interna e externa, surgem como um elemento possibilitador da inovação e da mudança.

    GABARITO: CERTO