-
Errei por pensar que imagens fixas e em movimento -> iconográfico, filmográfico
Gravações sonoras -> sônoro : som + áudio Ex: discurso em fita, escuta telefônica
GAB CERTO
Gênero informático/digitais ( meio digital): documentos gravados em meio digital e que, por isso, necessitam de equipamentos eletrônicos para serem lidos.
mesmo não concordando.
-
Errei pelo mesmo motivo...não entendo como imagem fixa só pode ser vista por meio digital
-
Boa tarde, gente a questão é simples:
Planilhas eletrônicas (ok, excel, calc, já está explícito),
mensagens de correio eletrônico (como outra correspondência, mas enviada por email, a resolução n 36 do CONARQ deixa claro), sítios na
Internet (de forma geral são considerados documentos arquivísticos),
bases de dados e de textos (idem ao anterior),
imagens fixas (fotos, gravuras, etc) e
[imagens] em movimento (qualquer filme),
gravações sonoras (exclusivamente som) são exemplos de
documentos arquivísticos digitais (documentos gravados em dígitos binários, quaisquer dos citados acima podem estar em dígitos binários e alguns são exclusivamente digitais).
-
Pessoal,
Segundo João Tiago e Leonardo Reis em Arquivologia Facilitada 2ªed. "Estas categorias classificatórias podem ocorrer simultaneamente em alguns casos quando, em um determinado documento, existirem características peculiares tanto a um gênero quanto a outro. Em uma fotografia, por exemplo, pode-se afirmar que ela é, ao mesmo tempo, tanto um documento iconográfico —porque é uma imagem estática — quanto um documento informático — porque é um arquivo constituído por uma estrutura digital, manipulado e lido por computador.
-
Colega Stella e Juarez,
não sei se entendi o questionamento de vocês mas a questão não afirma que imagens fixas só podem ser vistas por meio digital, ou seja, o conceito não é limitado. Quanto ao seu questionamento, colega Juarez, a questão fala que os documentos destacados são documentos arquivísticos digitais e isso independe de gênero.
-
Pessoal, essa questão foi extraída literalmente do E-arq Brasil. Esse é um tipo de questão de memorização. Se ficarmos indagando a respeito se é ou não documento digital, provavelmente erraremos sempre que nos depararmos com questões desse tipo.
E-arq Brasil: http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/media/e-arq-brasil-2011-corrigido.pdf página 11
"No caso dos documentos digitais, um SIGAD deve abranger todos os tipos de documentos arquivísticos digitais do órgão ou entidade, ou seja, textos, imagens fixas e em movimento, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados."
Existem questões que só de bater o olho dá pra saber que é um Ctrl B Ctrl V. Nesse caso, mesmo que não faça muito sentido, geralmente marcamos certo porque foi retirada de uma bibliografia de referência da área.
-
Colega Serenna,
Obrigado, mas só se for ver a título de arquivos digitais ao pé da letra, informáticos etc. Aí sim, posso tentar concordar.
-
Se o gabarito fosse "ERRADO", todos estariam justificando o porquê do erro.
-
Resolução: pessoal, esses exemplos foram retirados do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística Documentos, o e-ARQ Brasil. Ele diz que "No caso dos documentos digitais, um SIGAD(adendo meu: que é um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos) deve abranger todos os tipos de documentos arquivísticos digitais do órgão ou entidade, ou seja, textos, imagens fixas e em movimento, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados."
Então, sim, todos os exemplos referem-se aos documentos arquivísticos digitais.
Resposta: certa
-
Deveria ser considerada como errada. Nem toda planilha, correio eletrônico e sítio da internet são documentos arquivísticos digitais. Podem ser Documentos digitais, mas para ser Arquivístico tem que deixar claro na questão a organicidade (Produção no decorrer das atividades da entidade). Ou seja, questão passível de recurso.
-
Em nenhum momento a assertiva mencionou a relação orgânica. São exemplos de documentos digitais. E para serem considerados documentos arquivísticos digitais, conforme a redação do E-arq, como muitos mencionaram, deveria ao menos mencionar a palavra ORGÃO/ENTIDADE.
-
Marquei como errado porque a questão não falou que esses documentos foram produzidos ou recebidos no decorrer das atividades de uma instituição ou orgão. Em outras questões essa distinção entre documentos digitais e documentos arquivísticos digitais já foi feita.
-
Questão retirada da Resolução CONARQ n° 20:
§2º Considera-se documento arquivístico digital o documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. São exemplos de documentos arquivísticos digitais: planilhas eletrônicas, mensagens de correio eletrônico, sítios na internet, bases de dados e também textos, imagens fixas, imagens em movimento e gravações sonoras, dentre outras possibilidades, em formato digital.
-
O item não diz que o documento foi produzido ou recebido em razão das suas funções, isto é, que o documento é orgânico. Logo, de acordo com o que a professora tem ensinado, esse item deveria ser errado.