SóProvas


ID
1177075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, julgue os seguintes itens.

Na avaliação psicológica inicial, o psicólogo que atender a esse adolescente deverá priorizar a aplicação de testes a fim de verificar o grau de comprometimento cognitivo e motor do paciente.

Alternativas
Comentários
  • O psicólogo inicialmente deverá priorizar estabelecer um rapport, para em seguida, poder fazer uma hipótese diagnostica a ser corroborada com a aplicação de testes específicos. 

  • Esta avaliação psicológica vai iniciar com uma entrevista diagnóstica , que tem como objetivo estabelecer o diagnóstico do paciente. As indicações de tratamento mais adequadas, de acordo com a psicopatologia que apresenta e, possivelmente, o prognóstico à luz das informações obtidas e em consonância com os referenciais teóricos que o sustentam. O psicólogo inicialmente deverá criar um clima favorável à realização da entrevista e estabelecer o rapport. Segue abaixo as principais recomendações do Scheeffer (1977): a) criar um clima favorável à realização da entrevista; b) estabelecer o rapport: ele deve ser entendido como parte obrigatória do processo (Rapport significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. Esta palavra tem origem no termo em francês rapporter que significa "trazer de volta".); c) adequar instalações físicas, incluindo acomodações, iluminação e temperatura: devem ser cuidadosamente preparadas para receber o entrevistado; d) iniciar a entrevista propriamente dita somente quando perceber que o entrevistado está o mais à vontade possível; e) preparar-se prévia e efetivamente para a entrevista que irá realizar – independente do tipo que será aplicada – sem perder de vista a finalidade, o propósito da entrevista; f) tomar todos os cuidados para não transformar a entrevista em mera conversa. Errada.

  • CESPE bobinha...o rapaz acaba de tentar suicídio e matar o irmão, vai aplicar teste???? NOOOOOOO! rapport bebê! acolhimento...escuta...

  • ERRADO

    Já pensou na situação?! Pessoa chega acabada na terapia e você taca logo um teste na cara dela? Não né.

    Vai depender de cada caso, mas geralmente seguimos essa lógica

    0 - contato prévio pelo telefone, marcando horário e essas coisas;

    1- construção do rapport;

    2 - entrevista inicial com a coleta dos dados relevantes - anamnese;

    3 - Aplicação dos primeiros testes - começar com os menos estressantes e seguindo para os mais complicados e cansativos...;

    5 - correção dos testes;

    6 - construção do documento;

    7 - entrevista de devolução com pacientes e outros interessados (ex: pais, requerentes...);

    8 - encaminhamentos necessários.;

    Bons estudos