SóProvas


ID
1177147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

         Dora, com sete anos de idade, foi atendida por um pediatra que constatou que ela havia perdido peso, andava chorando facilmente e apresentava medo de se alimentar, razão por que a encaminhou para acompanhamento psicológico. Nas primeiras entrevistas realizadas pelo psicólogo, a mãe de Dora relatou que os sintomas constatados pelo pediatra haviam começado aproximadamente seis semanas antes, após um episódio de engasgo. A partir de então, Dora passou a mostrar-se ansiosa e a relatar medo de morrer. Além disso, Dora apresenta dificuldades em se separar da mãe quando chega à escola, reluta em ficar em casa quando a mãe não está presente, tem pesadelos recorrentemente e acorda com dores abdominais, chorando e dizendo que está com medo de que a mãe morra.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.


O diagnóstico mais provável nesse caso é de anorexia, já que Dora apresenta consequências orgânicas, psicológicas, sociais e escolares.

Alternativas
Comentários
  • Ela não desenvolveu transtornos alimentares. O que desencadeou foi ansiedade de separação.

  • No texto não há elementos suficientes para tal conclusão.

  • Anorexia nervosa, é um distúrbio alimentar caracterizado por peso abaixo do normal, receio de ganhar peso, uma vontade intensa de ser magro e restrições alimentares. Muitas pessoas com anorexia vêm-se a si próprias com sobrepeso, apesar de na realidade apresentarem baixo peso.

     

    No caso apresentado, a menina não tinha vontade de ser magra e sim, medo de se alimentar. Apesar de ambos resultarem no mesmo comportamento final (evitação de ingerir alimentos), são sintomas diferentes.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa