SóProvas


ID
1177462
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal em face da Constituição Federal, via controle concentrado da constitucionalidade, pode se verificar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Lei 9882/99

    Art. 1o A argüição prevista no § 1o do art. 102 da Constituição Federal será proposta perante o Supremo Tribunal Federal, e terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público.

    Parágrafo único. Caberá também argüição de descumprimento de preceito fundamental:

    I - quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição; 


  • Correta E

    a única forma do STF fazer o controle de lei municipal é por meio de ADPF que visa analisar leis municipais e ate mesmo leis ja revogadas. 

    a ADPF tem 2 especies:

    autonoma) evita lesao contra preceito fundamental.

    incidental) que visa analisar leis municipais, estaduais, federais, ate anteriores a Cf quando haja controversia normativa

  • Acrescentando - 

    A ADPF não é única forma do STF conhecer inconstitucionalidade de lei municipal. Deve-se incluir o Recurso Extraordinário, no caso de controle difuso, para o STF de decisão julgada pelo Tribunal de origem, se a norma estadual for de reprodução obrigatória. 

  • nao entendi o erro da b...

  • Nathalia, o Tribunal de Justiça pode analisar declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal em face da Constituição ESTADUAL.

  • GABARITO E

    FALOU EM ATO OU LEI MUNICIPAL EM FACE DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL - OU  REX OU ADPF

    CONTROLE DIFUSO- REX--------------EM FACE DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    CONTROLE CONCENTRADO- ADPF

     

    COMO A QUESTÃO PEDIA CONTROLE CONCENTRADO É ADPF ,SENDO EM FACE DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL E CONCENTRADO, STF

  • ADPF é o "patinho feio", tudo que sobra vai pra ADPF, tendo em vista que o conceito de "preceito" fundamental é mais amplo que o conceito de "inconstitucionalidade".

     

    P.s; Apenas para complementar em possíveis questões discrussivas e provas orais: 

     

    Há quem defenda na doutrina que a ADPF deveria ser a única ação presente no sistema abstrato de constitucionalidade (Cf. Gabriel Dias Marques da Cruz. Malheiros). André Ramos Tavares, professor mais referenciado sobre a matéria, contudo, discorda dessa opinião.

     

    Já pensou? Uma só ação para tudo iria facilitar demais as nossas vidas! 

     

    Lumus!!!

  • ATENÇÃO

    É possível também por meio de RE, porém seria controle difuso, não concentrado, o qual foi exigido no enunciado.


    OBS.: Atualmente, se não tivesse a alternativa E, estaria correta a alternativa B se se tratasse de norma de repetição obrigatória.


     → É possível que uma lei ou ato normativo municipal seja impugnado por meio de ADI proposta no Tribunal de Justiça?


    SIM. A CF/88 autorizou essa possibilidade, determinando que o tema seja tratado nas Constituições estaduais. ( A CF/88 utilizou o termo “representação de inconstitucionalidade”, mas é plenamente possível que a chamemos de “ação direta de inconstitucionalidade estadual” (ADI estadual).


    Exceção: A regra acima exposta comporta uma exceção. Os Tribunais de Justiça, ao julgarem a representação de inconstitucionalidade proposta contra lei municipal, poderão declará-la inconstitucional utilizando como parâmetro dispositivos da Constituição Federal, desde que eles sejam normas de reprodução obrigatória pelos Estados, ainda que não estejam expressamente previstos na constituição estadual. INF 852 STF.