-
Acredito que para encontrar a resposta correta devemos encontrar os sujeitos das orações para verificar se o o sujeito está no singular (e portanto pedindo verbo no singular, regra geral) ou se está no plural (e por isso pedindo verbo no plural), vejamos:
a)...... (ganhar) proeminência, entre as convicções de Montesquieu, a de que Deus nunca se afasta em definitivo de suas criaturas, ainda quando estas o esqueçam. Na frase, dentre as convicções a que deve ganhar proeminência é "a de que Deus nunca..." e portanto singular, o verbo deve estar no singular.
b)Às leis imutáveis do mundo físico não se ...... (ater) a legislação dos homens, caracterizada muitas vezes pela inconstância e pela dificuldade de cumprimento. "Às leis imutáveis no mundo" não pode ser sujeito pois está preposicionado e sujeito nunca será preposicionado. Então façamos a pergunta ao verbo: quem não deve se ater? Resposta: A legislação dos homens, e este será o sujeito. Portanto, sujeito no singular, o verbo deve estar no singular. c)Dado que não ...... (competir) aos homens governar o mundo natural, deveriam eles buscar governar a si mesmos do modo mais justo e mais eficiente possível. Aqui eu entendi que o sujeito é oracional. Façamos a pergunta ao verbo: o que não compete aos homens? Governar o mundo atual. Lembrando que "aos homens" não pode ser sujeito pois está preposicionado. d)Montesquieu lembra que ...... (dever) caber aos filósofos alertar os homens para não se esquecerem das leis morais que devem ser cumpridas. Novamente eu enxerguei aqui sujeito oracional, uma vez que "aos filósofos" não podem ser sujeitos pois possuem preposição, fiz a pergunta: ao deve caber e encontrei como sujeito "alertar os homens". Portanto, verbo no singular. e)...... (atuar) claramente nesse texto, onde tão bem se representa o pensamento de Montesquieu, os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente. Quem atua claramente nesse texto? "Os conceitos fundamentais...", e portanto este será o sujeito que necessita de verbo no plural. Sendo assim, fica "Atuam claramente nesse texto". Bem foi assim que raciocinei. Caso exista algum equívoco me digam. Bons estudos a todos!
-
Deve-se encontrar o sujeito das frases
Na letra E o sujeito está no plural: "os conceitos fundamentais"... e por isso deve levar o verbo ao plural "atuam"
-
observância no que está se pedindo no anunciado, O VERBO ENTRE PARÊNTESES DEVERÁ FLEXIONAR-SE NO PLURAL PARA PEENCHER A LACUNA CORRETAMENTE. Atuam para concordar com os conceitos.
-
Gabarito letra E
Frase invertida: os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente (...) atuam claramente nesse texto.
-
LETRA E
Colocando a frase na ordem direta fica mais fácil ,ou seja, suj+verbo+complemento .Assim ficaria :
Os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente atuam claramente nesse texto onde tão bem se representa o pensamento de Montesquieu.
-
GABARITO: E
Bem típico da FCC distanciar o verbo de seu sujeito para confundir o candidato.
Os conceitos ATUAM
-
FCC não tem mais o que inventar...
Verbo - termo intercalado por vírgulas (geralmente grande) - sujeito
A estratégia de sempre é colocar o verbo no singular e sujeito plural.
-
Dica
>>> procure o sujeito da oração e coloque-a na ordem direta