SóProvas


ID
1180720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão de qualidade e do modelo de excelência gerencial,julgue o item subsequente.


Kaoru Ishikawa, enfatizando que apenas poucos itens geram os maiores resultados, contribui para a criação da ferramenta denominada diagrama de dispersão, que pode ser utilizada para avaliar o quanto uma organização pretende organizar seus estoques com qualidade

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO)

    " Em conjunto com a JUSE, em 1962, Ishikawa introduziu o conceito de Círculo de Qualidade. Em 1982, viria o Diagrama de Causa-e-Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa. A melhor contribuição do Diagrama de Ishikawa: forneceu uma ferramenta poderosa que facilmente pudesse ser usada por não-especialistas para analisar e resolver problemas."

    Fonte: Kaoru Ishikawa | Qualidade Brasil
    Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão

  • Acho que uma parte inconsistente da afirmação pode gerar dúvidas:  enfatizando que apenas poucos itens geram os maiores resultados 

  • Diagrama de Ishikawa: 

    ->  define os efeitos e hierarquiza as causas 

    -> representa graficamente os relacionamentos entre um efeito (problema) e sua causa potencial.

     -> entende/mapeia um problema.

  • Ishikawa -> 6ms problemas(causas) e efeitos = espinha de peixe


    Gráfico de dispersão -> relação entre duas variáveis através da coleta de dados aos pares de causa e efeito

    A questão traz à luz a Teoria de  Pareto, ou seja, esse economista preconiza que 80% das consequências decorrem de 20% das causas. O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Prof.Giovanna Carranza - Administração Geral e Pública para concursos

    Gab errado

  • Quem "enfatiza que apenas poucos itens geram os maiores resultados" É PARETO, com o Princípio de Pareto.

  • COMPLETAMENTE ERRADA...


    Kaoru Ishikawa, enfatizando que apenas poucos itens geram os maiores resultados (ERRO1°: nesse caso seria o diagrama de pareto - 80~20)

    contribui para a criação da ferramenta denominada diagrama de dispersão (ERRO2° ishikawa criou o diagrama de causa e efeito, ou diagrama de peixe. Gráfico de dispersão é aquele que permite identificar a correlação entre um conjunto de dados associados.),

    que pode ser utilizada para avaliar o quanto uma organização pretende organizar seus estoques com qualidade. (ERRO3° as técnicas de qualidade de estoque são outras.)
     

  • Ishikawa = Espinha de peixe/ causa e efeito.

  • questão errada. trata-se da ferramenta de qualidade : diagrama de pareto.

    Karou Ishikawa foi responsável por criar sete ferramentas de qualidade:

    analise de pareto: prioriza determinados fatores (80/20)

    diagrama de causa e efeito: identifica as principais causas que levam a um efeito (problema ou solução).

    histograma: ferramenta para visualizar a distribuição de frequencia de qualquer evento, permite a compração de uma variável em ddiferentes momentos no tempo.

    folhas de controle/verificação: método simples e prático para verificar o cumprimento de requisitos ou monitorá-los em processo.

    diagrama de correlação/ dispersão :  mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda, para testar possíveis relações de causa e efeito. Correlação entre duas variáveis.

    graficos de controle/carta de tendência: para representar graficamente a variação de um processo, o que possibilita o seu monitoramento ao longo do tempo.

    fluxogramas: para visualizar o fluxo de trabalho

  • Esse Ishikawa é fera... O loko meu...(modo Faustão)
  • Pareto.

  • Gabarito - Errado.

    Ishikawa cria o diagrama de Ishikawa com base na identificação de causas para efeitos/problemas.

  • GABARITO: ERRADO

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo. Criado na década de 60, por Kaoru Ishikawa, o diagrama leva em conta todos os aspectos que podem ter levado à ocorrência do problema, dessa forma, ao utilizá-lo, as chances de que algum detalhe seja esquecido diminuem consideravelmente. Na metodologia, todo problema tem causas específicas, e essas causas devem ser analisadas e testadas, uma a uma, a fim de comprovar qual delas está realmente causando o efeito (problema) que se quer eliminar. Eliminado as causas, elimina-se o problema. O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta prática, muito utilizada para realizar a análise das causas-raízes em avaliações de não conformidades.

    FONTE: BLOGDAQUALIDADE.COM.BR

  • O gráfico de dispersão é utilizado para avaliar se existe ou não correlação entre duas variáveis. Não se relaciona, portanto, à organização de estoques.

    Gabarito: ERRADO

  • Gab: ERRADO

    Ishikawa é causa e efeito

    Pareto é dispersão (80-20)