SóProvas


ID
1180933
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Texto V - Cuidar da Mãe Terra e amar todos os seres 


O limite mais desastroso do paradigma ocidental tem a ver com o outro, pois o vê antes como obstáculo do que oportunidade de encontro. A estratégia foi e é esta: ou incorporá-lo, ou submetê-lo ou eliminá-lo como fez com as culturas da África e da América Latina. Isso se aplica também para com a natureza. A relação não é de mútua pertença e de inclusão, mas de exploração e de submetimento. Negando o outro, perde-se a chance da aliança, do diálogo e do mútuo aprendizado. Na cultura ocidental triunfou o paradigma da identidade com exclusão da diferença. Isso gerou arrogância e muita violência.

Leonardo Boff.fragmento
Disponível em: http://leonardoboff.wordpress.com/2014/03/30/cuidar-da-mae-terra-e-amar-todos-os-seres/

Considera-se Redação Oficial a maneira como o Poder Público elabora seus atos. Apresenta, como único emissor, o Serviço Público e, como receptor, o próprio Serviço Público ou o conjunto de cidadãos ou instituições. Logo, são características obrigatórias da redação oficial:

Alternativas
Comentários

  • " O que é Redação Oficial

      Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.

      A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

      Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.

      Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade – estabelecida por decreto imperial de 10 de dezembro de 1822 – de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.

      Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem."

    Manual de Redação Oficial da Presidência da República (Parte I, As Comunicações Oficiais, Capitulo I, Aspectos Gerais da Redação Oficial, Item 1)


  • Características da Redação Oficial

    I     mpessoalidade

    C  lareza

    U  niformidade

    F  ormalidade

    U  so padrão culto de linguagem

  • Só não entendi por qual motivo aparece um texto (muito bom, por sinal) do Leonardo Boff nessa questão.  Será que foi erro??

  • cuidado com a letra D,o "prescinde" ai tem sentido de dispensar. 

  • Características da redação oficial:

    C clareza
    U uso padrão culto da linguagem
    C concisão
    U uniformidade
    F formalidade
    I impessoalidade
  • "prescinde"  me lembra questões elaboradas pela Cespe......Cuidado!

  • o mais importante vocês não fizeram que foi dar a resposta certa.

  • para quem não é assinante:

    C)clareza, precisão e concisão, critérios que garantem a compreensão da mensagem por todo cidadão