SóProvas


ID
1181509
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No último dia 10 de Outubro uma pequena empresa da Grande Recife teve seu refeitório consumido por um incêndio iniciado na mangueira de gás de um botijão doméstico de GLP. A funcionária, ao acender o fogão para aquecer as refeições percebeu que o fogo espalhou-se rapidamente e, ao romper a mangueira, o gás começou a escapar do botijão fazendo muito barulho, segundo relatos de testemunhas. Imediatamente toda a área foi evacuada e a Defesa Civil, juntamente com o brigadista da empresa, puxaram o botijão para uma área externa e acessaram os extintores para controlar o incêndio. Havia uma TV, dois ventiladores, um refrigerador, um freezer e um micro-ondas em funcionamento no local e os disjuntores desarmaram assim que o fogo atingiu a caixa de eletricidade. Os extintores, corretamente utilizados, evitaram uma explosão e uma tragédia maior já que havia uma grande concentração de pessoas seguindo para o refeitório em horário de almoço. Neste caso, a classe de incêndio do GLP e o tipo de extintor mais adequado para controlá-lo é:

Alternativas
Comentários
  • Alguem me corriga se estiver errado. Se os disjuntores desarmaram a fonte de energia foi cortada, consequentemente os equipamentos citados deixaram de ser classe "C" e passaram a ser classe "A". Qual a justificativa para a letra "B"??

  • Seguinte Jefferson Ferreira, apesar de toda descrição feita na questão, no final ele menciona apenas o que trata de combustiveis , gases e liquidos inflamáveis (GLP) , que se enquadra na Classe B de incêndio.  Espero ter ajudado.

  • Questão toda enrolada,

     

    A Pergunta resume-se em: "Qual a classe de incêndio do GLP e o tipo de extintor mais adequado para controlá-lo":

     

    CLASSE B – Assim são classificados os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. São exemplos materiais como gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas, graxas, GLP. Em incêndios causados por esse tipo de produto não se pode utilizar extintores à base de água.

     

    Conhecendo os causadores do incêndio é interessante conhecer quais são as melhores substâncias químicas para apagá-lo, já que os procedimentos básicos para extinção de incêndios envolvem evitar a entrada de oxigênio, emulsionar, impedir a reação em cadeia, retirar o combustível, por exemplo. Segue abaixo as melhores substâncias para apagar cada tipo ou classes de incêndios:

     

    Tipo A: água e espuma;

     

    Tipo B: gás carbônico, pó químico e espuma;

     

    Tipo C: gás carbônico e pó químico;

     

    Tipo D: pó químico;

     

    Tipo K: agente úmido;