Existe de forma mais difundida as estratégias genéricas de Porter, que são as de Custos, Diferenciação e Enfoque. Porém Kaplan & Norton também utilizam o termo estratégia genérica, para designar 4 tipos de estratégias, que são:
1 - Menor custo total: estratégia para oferecer uma “compra justa”, com a oferta de serviços competitivos, com qualidade, facilidade na compra e por fim uma boa relação custo benefício percebida pelos consumidores.
2 - Liderança de produto: estratégia que oferece aos seus clientes (de vanguarda) os melhores produtos ou serviços. São produtos e ou serviços inovadores e ou de melhor qualidade, cobrando um preço elevado por estes produtos e ou serviços.
3 - Soluções completas aos clientes: busca oferecer aos seus clientes pacotes completos para atender suas necessidades. Exemplo são os bancos múltiplos brasileiros, que via de regra oferecem um portfólio completo e muitas vezes customizados de produtos e serviços para atender as necessidades financeiras de seus clientes. Organizações que atuam com esta estratégia buscam obter relacionamentos duradouros e a confiança de seus clientes.
4 - Aprisionamento: buscam também obter relacionamentos duradouros com seus clientes, porém, este relacionamento se dá por meio da criação de padrões de fácil uso dos seus produtos e ou serviços. Estes padrões via de regra implicam num alto custo de mudança por parte dos consumidores. Essa é a resposta.