-
Não entendi o gabarito.
O governo não pode apenas regular tal atividade econômica, fazendo com que os agentes econômicos internalizem esses custos?
Tem realmente que ir lá e prestar diretamente?
Seria o caso do significado de verbo "ensejar"? "dar ensejo a, apresentar a oportunidade para; ser a causa ou o motivo de; possibilitar, justificar."
-
Vamos lá
Acho que a Cespe entendeu o termo "externalidades sociais" como externalidades de bens públicos. Desta forma, a questão estaria correta, pois bens públicos, mais especificamente os bens públicos puros, são não-rivais e não excludentes e geram externalidades positivas que podem ser cobradas por meio de impostos. Uma vez que o setor privado não é capaz de internalizar essas externalidades positivas, somente o governo teria essa capacidade de internalizá-las via impostos.
Eu tb errei sinceramente. E acredite galera: as bancas no intuito de dificultar as provas de economia tentam mudar os termos usuais de economia por termos pouco usados ou nunca usados.
Força na peruca!!
-
Não pq nem sempre.
-
Também não entendi.
Segundo o Teorema de Coase, se os direitos de propriedade forem bem definidos e não existerem custos de transação, o mercado livremente resolverá os problemas de externalidade.
-
Inventaram um termo que eu nunca vi em nenhum manual de micro (já estudei por uns 6 diferentes). Cespe requer muita paciência...