-
Que casca! SEGUNDO CHIAVENATO (2009, P. 277)
Enxugamento (downsizing)
A qualidade total representa uma revolução na gestão da entidade, porque os antigos Departamentos de Controle de Qualidade (DCQ) e os sistemas formais de controle é que detinham e centralizavam totalmente essa responsabilidade. A qualidade total provocou o enxugamento (downsizing) dos DCQs e sua descentralização para o nível operacional. O downsizing promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio e transferir o acidental para terceiros que saibam fazê-lo melhor e mais barato (terceirização). O enxugamento substitui a antiga cultura baseada na desconfiança - que alimentava um contingente excessivo de comandos e de controles - para uma nova cultura que incentiva a iniciativa das pessoas. O policiamento externo é substituído pelo comprometimento e autonomia das pessoas, além do investimento em treinamento para melhorar a produtividade.
-
O downsinzing é o enxugamento da estrutura organizacional ao mínimo necessário para as operações estratégicas da empresa (core business). Nesse sentido não é técnica adequada para melhoria na cultura ou clima organizacional conforme pretende a questão "diminuir a resistência a melhorias realizadas na organização."
-
EXUGAMENTRO DE VÍVEIS HIERÁRQUICOS. O SUBORDINADO PASSA A TER MAIS RESPONSABILIDADE. OU SEJA, O SEU LIDER PASSA A ACREDITAR MAIS EM SEU POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DE ACORDO COM A CONFIANÇA DEPOSITADA. O PROBLEMA É QUE NÃO EXISTE MÉTODO MAIS ADEQUADO PARA DIMINUIR A RESITÊNCIA A MUDANÇAS, DEPENDERÁ DO CONTEXTO EM QUE A ORGANIZAÇÃO ESTIVER INSERIDA.
GABARITO ERRADO
-
A redução de pessoal (ou o downsizing) testa o mais alto grau de confiança. O corolário do princípio do crescimento,
discutido acima, é que a redução (ou o downsizing) costuma ameaçar até o mais confiante dos ambientes. Demissões
são assustadoras. Mesmo depois de terminados os cortes, aqueles que sobreviveram em seus empregos se sentem
inseguros. Quando o empregador destrói o laço de lealdade, demitindo funcionários, há menos disposição
entre os trabalhadores para confiar naquilo que seus dirigentes dizem.
-
Downsizing, traduzido em português para redução de pessoal ou redução de custos conforme os contextos, é uma técnica de administração contemporânea que, de acordo com Caldas (2000), surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, com o principal objetivo de diferenciar a competitividade entre as organizações.
-
A abordagem mais indicada quando se pretende diminuir a resistência a melhorias realizadas na organização é através do Modelo de Kurt Lewin para a mudança. Consiste em 3 fases: descongelar, mudar e recongelar.
-
O downsizing é a abordagem mais indicada quando se pretende diminuir a resistência a melhorias realizadas na organização. Resposta: Errado.
Existem outras ferramentas. Não necessariamente precisa ser essa ferramenta. Imagina o Tião (ótimo funcionário técnico) resistindo às mudanças e o chefe dele o demite.... Vai perder um ótimo empregado.
-
Gab: ERRADO
Não existe abordagem mais indicada que a outra em Administração. Cada organização deve realizar suas técnicas, indicadores e planejamento de acordo com sua realidade.
O Downsizing funciona como um plano para que as organizações trabalhem da forma mais "enxuta" possível, reduzindo seus custos e processos de produção.
Erros, mandem mensagem :)