SóProvas


ID
1184638
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um professor de português, para propor uma atividade a seus alunos, retirou todas as vírgulas da seguinte frase publicada num jornal:

Se a matemática é a rainha das ciências a física é a princesa. Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.

                                                     FOLHA DE S.PAULO. São Paulo, 22 mar. 2014, A2.

Na chave de respostas do exercício, o número de vírgulas obrigatórias a serem colocadas no texto, de acordo com a norma-padrão, é

Alternativas
Comentários
  • Se a matemática é a rainha das ciências, a física é a princesa. Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas, poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível, que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente. 

    Está certo, o gabarito ?

  • Olá,

    Tudo bem? Alguém poderia, por gentileza, justificar sintaticamente (de acordo com a gramática normativa) o uso das vírgulas exigidas no texto?!

    Muito obrigado e bons estudos! 

  • A melhor dica que devemos levar para a prova é a famosa Ordem Direta do Discurso: Sujeito + Predicado + Objeto + Advérbio
    A vírgula Não será empregada  na Ordem Direta e sempre que houver a inversão dessa ordem, será adequada seu uso.
    Breve exemplo: Maria procurou seu gato desesperadamente (ordem direta). Desesperadamente, Maria procurou seu gato

    Outra boa dica é entendermos das orações subordinadas. Há uma oração principal e uma (ou mais) oração(ões) subordinadas. Quando a oração subordinada estiver deslocada, haverá a vírgula. Caso contrário, a vírgula é inaplicável.
    Exemplificando: Maria se cansou de tanto procurar seu gato. Invertendo temos: De tanto procurar seu gato, Maria se cansou. 

    Bom, feitas essas preliminares, vamos ao comando da questão.

    Se a matemática é a rainha das ciências,(inversão da oração subordinada adverbial condicional) a física é a princesa.
    Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas,( inversão da oração subordinada adverbial concessiva) poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível ,(separar a oração subordinada adjetiva explicativa) que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.

  • Obrigado pelo comentário Alexandre Baêta, bem esclarecedor.

    E por que a última oração não poderia ser subordinada adjetiva restritiva?

    Bons estudos!

  • Galera,as vírgulas são colocadas : Se a matemática é a rainha das ciências, a física é a princesa. Apesar do surpreendente avanço do conhecimento, nas mais diversas áreas, poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.
    Ou seja, três vírgulas.

  • 1ª vírgula obrigátória 

    Oração subordinada adverbial condicional anteposta (Se a matemática é a rainha das ciências, a física é a princesa.)

    2ª vírgula obrigatória

    Oração subordinada adverbial concessiva anteposta (Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas,​)

    3ª vírgula obrigatória

    Oração subordinada adjetiva explicativa (Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas, poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível, que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.)

  • Se a matemática é a rainha das ciências a física é a princesa. Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente. 

    pq não pode ter vírgula entre "da forma mais elegante possível?" esse trecho não pode funcionar como aposto e ser separado por vírgula?