SóProvas


ID
1191283
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Você trabalha como analista de sistemas em uma fábrica de software e o gerente do seu projeto lhe pede para avaliar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP, ou WBS, do inglês Work Breakdown Structure) que ele definiu para facilitar a estimativa do projeto. É correto dizer que a EAP está bem formulada se

Alternativas
Comentários
  • A alternativa refere-se à Regra dos 100%, um princípio que reitera a necessidade da EAP (Estrutura Analítica de Projetos) ser completa, ou seja, TODO o trabalho do projeto deve estar incluído na EAP e a mesma não deve conter trabalho diferente (a mais ou a menos) do que foi proposto no nível imediatamente acima.

    O Project Management Institute (PMI) faz a seguinte definição da regra:

    “…estabelece que a EAP inclui 100% do trabalho definido pelo escopo do projeto e captura todas as entregas – internas, externas, intermediarias – de forma ao trabalho estar completo, incluído o gerenciamento do projeto (...). A aplicação desta regra vale para todos os níveis na hierarquia: a soma de todos o trabalho dos níveis "filhos" deve ser igual a 100% do trabalho representado pelo "pai" e a EAP não deve incluir qualquer trabalho que saia do escopo existente do projeto, isto é, ele não pode incluir mais do que 100% do trabalho…”

    Fonte: http://www.euax.com.br/2011/06/eap-em-projetos-a-regra-dos-100/

  • A EAP representa todo produto e trabalho do projeto, inclusive o trabalho de gerenciamento do mesmo.

     

    Todo o trabalho nos níveis mais baixos deve ser associado aos níveis mais altos para que nada seja omitido e nenhum trabalho extra seja executado. Isso é às vezes chamado de regra dos 100%.

     

    GABARITO E

     

    PMBOK 5

  • Marquei a letra B, porém o gabarito é a letra E.

    Estrutura Analítica Projeto (EAP) ou WBS (work breakdown structure): são divisões de entregas em componentes menores e facilmente gerenciáveis (elaboração de projetos). O principal benefício é uma visão estruturada do que deve ser entregue (criação de cronograma) com informações úteis para todas as partes interessadas na avaliação e no acompanhamento.