SóProvas


ID
1192099
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o CFP(2010), “A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos.”

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.

l A validade de um teste refere-se à necessária existência de uniformidade tanto para a aplicação do instrumento, como nos critérios para interpretação dos resultados obtidos.
ll A avaliação psicológica é resultante de três aspectos interdependentes: a medida, o instrumento e o processo de avaliação.
lll Teste psicológico é um instrumento de mensuração padronizado que avalia características ou processos psicológicos fundamentados em uma teoria e precisa atender aos requisitos de validade e precisão.
lV A padronização diz respeito à coerência sistemática, precisão e estabilidade do teste.
V Um teste psicológico é um instrumento ou procedimento que precisa estar articulado a uma fundamentação teórica e este construto precisa estar articulado a aspectos importantes da vida psíquica das pessoas (fundamentação empírica).

Todas as afirmações corretas estão em:

Alternativas
Comentários
  • Um teste psicológico é um instrumento ou procedimento que precisa estar articulado a uma fundamentação teórica e este construto precisa estar articulado a aspectos importantes da vida psíquica das pessoas (fundamentação empírica). A fundamentação deveria ser científica, certo?

    Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.

  • Continuei sem entender nada e sem a resposta.

  • Gab. C

    Vamos ver os erros das demais assertivas:

    A I não apresenta o conceito de validade, mas sim de padronização;

    A IV infere sobre uma problemática acerca da estabilização, o que está relacionado com a precisão, que corresponde portanto ao conceito de fidedignidade e não de padronização.