SóProvas


ID
1196095
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de poder exercido por um líder em virtude da afeição e do respeito que as pessoas têm por ele em decorrência das suas qualidades, tais como caráter, personalidade, coragem e capacidade de agir.

Alternativas
Comentários
  • Poder de Referência, também conhecido como Carismático.

  • Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.

    Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo.

    Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.

    Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de poder. Neste caso marquemos a alternativa que contém o tipo de poder descrito no enunciado.

    A - incorreta. Poder Legítimo: nos grupos formais e nas organizações, o acesso mais frequente dos indivíduos a uma ou mais bases de poder provavelmente está em sua posição na estrutura. Isso é chamado de poder legítimo. Ele representa o poder que uma pessoa tem para usar e controlar os recursos da organização.

    B - incorreta. Poder de Informação: emana do acesso e do controle sobre as informações. Na organização, as pessoas que detêm dados ou conhecimentos necessários para os outros podem fazer com que estes se tornem dependentes delas.

    C - incorreta. Poder Coercitivo: a base do poder coercitivo é dependente do medo. A pessoa reage a esse poder por medo das consequências negativas de seu comportamento. Ele emana da aplicação, ou da ameaça de aplicação, de sanções físicas como a imposição de dor, a frustração causada pelo impedimento de movimentação, ou controle, pela força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança.

    D - correta. Poder de Referência: a base do poder de referência é a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços pessoais desejáveis. Se eu admiro e me identifico com alguém, essa pessoa exerce poder sobre mim porque quero agradá-la. O poder de referência emana da admiração pelo outro e do desejo de se parecer com ele.

    O poder de referência possui uma extensão que Robbins (2005) coloca como um poder, neste caso, é o poder carismático. O líder carismático conquista seus seguidores porque consegue articular visões atraentes, corre riscos pessoais, demonstra sensibilidade pelo ambiente e pelas pessoas, além de ser capaz de comportamentos considerados não-convencionais.

    E - incorreta. Poder de Recompensa: o oposto do poder coercitivo é o poder de recompensa. Uma pessoa se submete à vontade ou às ordens de outra porque isso lhe trará algum benefício. Portanto, aquele que pode distribuir recompensas consideradas valiosas pelos outros tem pode r sobre eles. Essas recompensas podem ser financeiras — como o controle de comissões, aumentos de salários e bônus — ou não financeiras — como reconhecimento, promoções, tarefas mais interessantes, colegas amigáveis ou a escolha de turnos de trabalho ou áreas de vendas mais atraentes.

    Podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. p.303-305