SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2012 - IFB - Administrador


ID
1196059
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A metodologia administrativa que orienta a capacidade de ordenação, estruturação e apresentação de um sistema, de um trabalho e dos recursos abordados, visando alcançar os resultados estabelecidos pela alta administração, é uma função

Alternativas
Comentários
  • Organização.   Segundo CHIAVENATO (2009: PÁG. 358): 


    Organização como função administrativa de organizar. E parte integrante do processo administrativo. Neste sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições.

    A função administrativa de organizar conduz necessariamente à criação da estrutura organizacional. A estrutura organizacional pode ser definida como: 

    1. O conjunto de tarefas formais atribuídas às unidades organizacionais - divisões ou departamentos - e às pessoas.

    2. As relações de subordinação, incluindo linhas de autoridade, responsabilidade pelas decisões, número de níveis hierárquicos e amplitude do controle administrativo.

    3. As comunicações para assegurar coordenação eficaz entre órgãos e pessoas ao longo das unidades organizacionais.


  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    ◾ Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    ◾ Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    ◾ Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    ◾ Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    Portanto, a função administrativa que tem a capacidade de ordenação, estruturação e apresentação de um sistema, de um trabalho e dos recursos abordado é a função organização.

    As alternativas a e c trazem funções administrativas, mas não aquela pedida no enunciado.

    As letras d e e sequer trazem funções administrativas.

    GABARITO: LETRA B


ID
1196062
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma afirmativa básica ou uma verdade fundamental que favorece entendimento e orientação para o pensamento e a prática na tomada de decisões é um(a)

Alternativas
Comentários
  • É um princípio!

  • a) teoria é "conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma área específica."

    b) organização é "composição, estrutura regular das partes que constituem um ser vivo" ou "ato ou efeito de organizar(-se)"

    c) consenso é "concordância ou uniformidade de opiniões, pensamentos, sentimentos, crenças etc., da maioria ou da totalidade de membros de uma coletividade."

    d) administração é "O processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos".

    Fonte: google

  • Gabarito E

     


ID
1196065
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A relação equilibrada e otimizada entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo pelas organizações é denominada

Alternativas
Comentários
  • A banca se pautou em um outro autor: 


    Atenção: Existem autores que consideram que a efetividade é a soma da eficiência com a eficácia.

    A efetividade refere-se ao impacto das ações! Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade.8

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Podemos afirmar que a efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.

    Fonte: http://www.tron.com.br/blog/2010/04/a-diferenca-entre-eficiencia-eficacia-e-efetividade/

  • Equivocado o entendimento da banca.

    Eficiência = meios; relação entre os recursos disponíveis e o produto final;
    Eficácia = fins; relação entre objetivos pretendidos e resultados alcançados;
    Efetividade = impacto; relação entre os resultados alcançados e seu impacto sobre a realidade.
  • O enunciado reproduz o conceito de efetividade proposto pelo professor Djalma de Oliveira (2009). Portanto, o gabarito da questão é a alternativa C. Vejamos um trechinho da obra de Oliveira, no qual ele conceitua eficiência, eficácia e efetividade:

    “Eficiência é otimização dos recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais, equipamentos – para a obtenção dos resultados esperados pelas empresas

    Eficácia é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas empresas em seus processos de planejamento.

    Efetividade é a relação equilibrada e otimizada entre resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo elas empresas.”

    Perceba que Oliveira apresenta um conceito de efetividade que conjuga os conceitos de eficiência e eficácia. Segundo ele, efetividade é otimizar (eficiência) a relação entre objetivos e resultados (eficácia) ao longo do tempo. Interessante, né?

    Então, anota esses conceitos no seu caderno, pois a IBFC é fã do Djalminha.

    Gabarito: C

    • Eficiência ➡ - CUSTO;

    otimização recursos humanos, financeiros...

    • Efetividade ➡ relação equilibrada e otimizada entre resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.

    • Eficácia ➡ contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivo.

    Gabarito: C!


ID
1196068
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a teoria administrativa que desenvolveu e aplicou o estudo de tempos e métodos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Segundo RENNÓ (2013: pág. 16):   Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor.

    Nas fábricas, os funcionários faziam seu trabalho de forma empírica, ou seja, na base da tentativa e erro. Os gerentes não estudavam as melhores formas de se trabalhar.

    Os funcionários não se comprometiam com os objetivos (de acordo com Taylor, ficavam “vadiando”), e cada um fazia o trabalho como “achava melhor” – não existia assim uma padronização dos processos de trabalho.2

    Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo.3

    A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade.4

    Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos.5 O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.

    Após a definição do modo mais rápido e fácil de executar uma tarefa (por exemplo, a montagem de uma roda), os funcionários eram treinados para executá-las dessa forma – criando assim uma padronização do trabalho.

    Essa padronização evitaria a execução de tarefas desnecessárias por parte dos empregados. Tudo isso ajudaria na economia de esforços e evitaria uma rápida fadiga humana. Para Taylor, a Administração Científica deveria analisar os movimentos efetuados pelos trabalhadores para conseguir desenhar um processo com um mínimo de esforço em cada tarefa.


ID
1196071
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A técnica de auxílio ao processo decisório consolidada pela pesquisa operacional que procura otimizar os arranjos dos objetos ou dos assuntos em condições de aglomeração, administrando os pontos de estrangulamento, é denominada

Alternativas
Comentários
  • A teoria das filas é um ramo da probabilidade que estuda a formação de filas, através de análises matemáticas precisas e propriedades mensuráveis das filas. Ela provê modelos para demonstrar previamente o comportamento de um sistema que ofereça serviços cuja demanda cresce aleatoriamente, tornando possível dimensioná-lo de forma a satisfazer os clientes e ser viável economicamente para o provedor do serviço, evitando desperdícios e gargalos.

  • teoria das filas.

  • Enquanto um exercício lógico: “otimizar os arranjos” (=organizar, melhorar) em condições de “aglomeração” (= estava um monte de gente ou informações ou objetos amontoados/concentrados), “administrando os pontos de estrangulamento” (= estreitar, afunilar, alinhar, organizar uma fila). 


ID
1196074
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito do planejamento operacional.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    c) É o planejamento diário, que trata de organogramas, tarefas específicas e alvos mensuráveis.

    Correto pois o planejamento operacional e aquele a curto prazo, e o executor.


ID
1196077
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Acerca das técnicas aplicadas à administração de materiais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Vamos diferençar cada item. 

    a) Dentro da matéria Administração de Materiais é preciso fazer distinção de dois setores: o almoxarifado e o depósito. Aquele é responsável pelo armazenamento de matérias-primas. Enquanto este guarda produtos acabados. Qual a diferença? A classificação de materiais também está relacionada ao processo produtivo de uma empresa. O item está errada porque inverte os conceitos. 

    b) Ele propõe a classificação ABC como conceito de Inventário. Errado.

    d) Um misto de Ponto de Pedido com Ruptura de Estoque (Gráfico Dente de Serra)

    e) É uma técnica que permite auxiliar o Controle de Estoque através de cores. Quando alinhado a outras ferramentas tecnológicas os setores ficam ciente da quantidade, dos defeitos, dos pedidos. 



ID
1196080
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a técnica utilizada quando uma empresa passa por uma grande modificação simultânea de processos, organização e sistemas de informações de apoio com o objetivo de alcançar melhoria radical nas suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. 


    Reengenharia

    A reengenharia surgiu na década de 1990, com Hammer e Champy, como uma forma de responder às intensas mudanças globais ocorridas nos cenários econômicos, tecnológicos e culturais. É baseada nos princípios da quebra de departamentalização e desburocratização, com ênfase nos processos que geram valor para o cliente. A reengenharia foca os processos, e repensa conceitos, métodos e sistemas: primeiro define o que precisa ser feito e somente depois se preocupa em como fazer.

    Para Hammer e Champy a reengenharia é “a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar, de forma drástica, a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como custos, qualidade, serviço e velocidade”.  A reengenharia provoca fortes alterações na organização, “representa uma reconstrução e não simplesmente uma reforma”. Não é utilizada para “fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente”. A reengenharia utiliza palavras-chaves como: “fundamental, radical, drástica e processos”  (Chiavenato, 2004)

  • empowerment: empoderamento da mente, é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

    benchmarking: consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada empresa e que conduzem ao desempenho superior com relação aos seus concorrentes.

     owtsourcing: terceirização, é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.

     automação: Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, 

     reengenharia: estruturação de uma empresa, por força das novas condições de mercado, da concorrência, do mercado internacional etc., para aumento de sua competitividade (Inclui reciclagem do pessoal interno, privatização, terceirização, demissões, utilização de um número menor de empregados, porém mais capacitados etc)

  • processo de reengenharia pode ocorrer de forma lenta e gradual

    Errrada → não é melhoria

     

    transformar radicalmente a cultura das organizações, apoiando-se numa visão integrada que vincula mudanças estruturais e mudanças comportamentais.

     

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas ferramentas usadas na gestão das organizações. Neste caso, assinalemos a alternativa que indica qual é a descrita no enunciado.

    Segundo Maximiano (2018), a reengenharia pode ser definida como o redesenho de processos, readequando-se não só os processos organizacionais, mas também as estruturas, os sistemas de informação e os valores organizacionais. Os objetivos visam reduzir custos, tempo de execução e melhoria da qualidade dos produtos e serviços. A reengenharia propõe uma mudança radical nos processos organizacionais, buscando com isso níveis mais elevados de qualidade.

    A reengenharia é:

    • Estrutural;
    • Radical;
    • Interfuncional;
    • De cima para baixo.

    Para Chiavenato (2014, p.568, 569): "A reengenharia se fundamenta em quatro palavras-chave:

    • Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões são: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira? 

    • Radical: impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.

    • Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe.

    • Processos: a reengenharia reorienta o foco para os processos, e não mais para as tarefas ou serviços nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “o quê” e o “porquê”, e não o “como” do processo." 

    Neste caso, podemos assinalar como correta a alternativa "E".

    GABARITO: E

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.


ID
1196083
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correspondente ao tipo de análise de processo utilizado em várias organizações visando identificar as suas forças e fraquezas e, consequentemente, as oportunidades e as ameaças de forma bastante objetiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.  

    PALUDO:  O diagnóstico atual/institucional/estratégico define a realidade existente na organização. Nesse momento, busca-se analisar o ambiente interno da organização, com seus pontos fortes e fracos, e o ambiente externo com suas ameaças e oportunidades. O resultado dessa análise servirá de base para a definição dos objetivos e para a escolha das estratégias que deverão ser seguidas para que a organização alcance esses objetivos. A finalidade do diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo. Nas organizações privadas analisam-se também os clientes, os concorrentes que a empresa terá que enfrentar, os novos produtos e/ou produtos substitutos, e a possível interferência das ações de governo em seu negócio.

    Praticamente todas as organizações utilizam como ferramenta a análise Swot, para construir um mapa situacional, com base na identificação das

  • SWOT

  • GABARITO: LETRA B

    Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

    Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

    As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.

    São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

    FONTE:https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/


ID
1196086
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o símbolo usualmente utilizado para representar um arquivamento em um fluxograma vertical.

Alternativas
Comentários
  • a) círculo:indica o nome do cargo ou da área que executará determinada atividade.

    b) quadrado: representa os diversos passos que possam existir numa rotina.

    c) triângulo: representa o arquivamento da documentação inerente ao processo. (correta)

    d) setas:  indicam o sentido do fluxo

  • Caramba nunca estudei essa parte nao

  • Gabarito: C

    Este assunto envolve muito mais a matéria "Fluxograma" dentro de Gestão de Processos.
    Mas ok...

    O símbolo de Pirâmide, de fato representa a presença do arquivo no fluxograma.
    No entanto, só para acréscimo de conhecimento:

    A pirâmide normal ▲ (com a base em baixo e ponta para cima), no fluxograma, representa o ARQUIVAMENTO PROVISÓRIO de um arquivo.

    A pirâmide invertida ▼ (com a base em cima e ponta para baixo), no fluxograma, representa o ARQUIVAMENTO DEFINITIVO de um arquivo.


    A- O círculo é um conector, é usado para mostrar que o fluxograma continua, ou que um processo interage com outro.
    B- Não existe quadrado no fluxograma. Apenas retângulos.

    D- A seta funciona como linha de fluxo, ou seja, o caminho a ser seguido no processo.

    E- Representa "espera". Mas é difícil ver este símbolo nos fluxogramas.

    Outro mais usado: losango. É o losango que define tomada de decisões. Sempre que ele estiver presente é porque uma decisão ("sim?" ou "não?") será tomada.

  • Gab. C

    ========================================

    a) Conector de fluxo 


    b) Não existe quadrado na simbologia, o mais próximo é o retângulo que significa: Tarefa/Atividade


    c) 

    Triângulo p/ CIMA ▲ = arquivamento transitório/temporário

    Triângulo p/ BAIXO  ▼ = arquivamento permanente/definitivo


    d) Direção de fluxo


    e) Espera ou Demora

  • Na verdade existe sim quadrado, ele é usado para conferencia ou verificação (controles exercidos na rotina).

    Fonte: Anotações aula Gestão de Processos - Estratégia concursos!


ID
1196089
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Nas decisões de investimento de longo prazo, o período de tempo necessário para que as entradas líquidas de caixa recuperem o valor a ser investido no projeto é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. SEGUNDO PALUDO:  Na iniciativa privada consiste mais na análise econômico-financeira, com vistas a aferir se o projeto será lucrativo ou não. Compreende a análise do fluxo de caixa (previsão das entradas e saídas de recursos) do Payback (tempo de retorno do capital investido), do valor presente líquido (elaboração de cálculos para refletir na data atual o retorno financeiro esperado) e taxa interna de retorno (para verificar se o retorno esperado é o melhor investimento em relação a outros retornos possíveis). 

  • ALTERNATIVA A


    Alguma deinições:

      a) payback - é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. O payback pode ser:

    nominal, se calculado com base no fluxo de caixa com valores nominais, e

    presente líquido, se calculado com base no fluxo de caixa com valores trazidos ao valor presente líquido.


      d) spread.

    1.diferença vigente entre o menor dos preços de oferta e o maior dos preços de demanda de um bem ou ativo, anunciados pelos participantes em um mercado.

    2.diferença, apropriada pelo intermediário financeiro, entre a taxa de juros cobrada ao tomador de um empréstimo e a taxa de juros que remunera o aplicador de recursos.


    e) alavancagem - Em finanças, alavancagem é o termo geral para qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade [1] por meio de endividamento. O incremento proporcionado através da alavancagem também aumenta os riscos da operação e a exposição à insolvência.

    alavancagem operacional - capacidade de rentabilização da estrutura operacional, isto é, da capacidade da empresa transformar a sua estrutura produtiva em resultados. Em termos financeiros medimos a alavancagem operacional através de diversos rácios: margem bruta, rentabilidade do activo e pela rentabilidade de custos fixos.

    alavancagem financeira - nível de endividamento utilizado para a maximização do retorno do capital investido. Diz-se que uma empresa tem muita alavancagem financeira quando recorre a muito endividamento externo para financiar os seus activos. O rácio de endividamento é o principal indicador de alavancagem financeira.

  • Com relação a letra C


    Ponto de Equilíbrio: E a quantidade de produtos que a empresa precisa vender para começar a ter lucro na operação. 



ID
1196092
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O somatório do valor das ações de uma empresa ao preço em que elas estão sendo comercializadas nas bolsas de valores é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Correta: LETRA D

    Valor de Mercado

  • valor patrimonial contábil: pode ser entendido como um preço de referência, pois alguns ajustes podem ser necessários. Esse preço de referência, a partir do qual se negociará a empresa, deve considerar ainda a geração de valor adicional da empresa e eventuais reservas.

    valor presente líquido: também conhecido como valor atual líquido(VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.

    valor de mercado:  O valor de mercado de uma empresa é representado pela cotação das suas ações em Bolsa, multiplicada pelo número total de ações que compõem seu capital

     


ID
1196095
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de poder exercido por um líder em virtude da afeição e do respeito que as pessoas têm por ele em decorrência das suas qualidades, tais como caráter, personalidade, coragem e capacidade de agir.

Alternativas
Comentários
  • Poder de Referência, também conhecido como Carismático.

  • Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.

    Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo.

    Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.

    Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de poder. Neste caso marquemos a alternativa que contém o tipo de poder descrito no enunciado.

    A - incorreta. Poder Legítimo: nos grupos formais e nas organizações, o acesso mais frequente dos indivíduos a uma ou mais bases de poder provavelmente está em sua posição na estrutura. Isso é chamado de poder legítimo. Ele representa o poder que uma pessoa tem para usar e controlar os recursos da organização.

    B - incorreta. Poder de Informação: emana do acesso e do controle sobre as informações. Na organização, as pessoas que detêm dados ou conhecimentos necessários para os outros podem fazer com que estes se tornem dependentes delas.

    C - incorreta. Poder Coercitivo: a base do poder coercitivo é dependente do medo. A pessoa reage a esse poder por medo das consequências negativas de seu comportamento. Ele emana da aplicação, ou da ameaça de aplicação, de sanções físicas como a imposição de dor, a frustração causada pelo impedimento de movimentação, ou controle, pela força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança.

    D - correta. Poder de Referência: a base do poder de referência é a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços pessoais desejáveis. Se eu admiro e me identifico com alguém, essa pessoa exerce poder sobre mim porque quero agradá-la. O poder de referência emana da admiração pelo outro e do desejo de se parecer com ele.

    O poder de referência possui uma extensão que Robbins (2005) coloca como um poder, neste caso, é o poder carismático. O líder carismático conquista seus seguidores porque consegue articular visões atraentes, corre riscos pessoais, demonstra sensibilidade pelo ambiente e pelas pessoas, além de ser capaz de comportamentos considerados não-convencionais.

    E - incorreta. Poder de Recompensa: o oposto do poder coercitivo é o poder de recompensa. Uma pessoa se submete à vontade ou às ordens de outra porque isso lhe trará algum benefício. Portanto, aquele que pode distribuir recompensas consideradas valiosas pelos outros tem pode r sobre eles. Essas recompensas podem ser financeiras — como o controle de comissões, aumentos de salários e bônus — ou não financeiras — como reconhecimento, promoções, tarefas mais interessantes, colegas amigáveis ou a escolha de turnos de trabalho ou áreas de vendas mais atraentes.

    Podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. p.303-305


ID
1196098
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a alternativa que indica a relação entre o valor do produto e(ou) serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo.

Alternativas
Comentários
  • A produtividade: É a relação entre o valor do produto e(ou) serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo!


ID
1196104
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma semana, os gastos, em reais, com a alimentação diária de um funcionário de uma empresa foram de 15, 13, 12, 10, 14 e 14. Nessa sequência, a moda e a mediana são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • MODA é o elemento de maior freqüência no conjunto. No caso seria o 14 pois há duas ocorrência e os demais números apenas uma. 


    MEDIANA: é o elemento central do conjunto. Primeiramente deve-se organizar os números em ordem crescente ou decrescente. 


    10 - 12 - 13 - 14 - 14 - 15


    Como há 6 elementos nesse conjunto (N é par) teremos no conjunto 2 elementos de posição central. Neste caso a mediana será a média aritmética dos elementos centrais. 

    A posição dos elementos centrais são: 

    1* elemento central: 6/2= 3* elemento (número 13)

    2* elemento central mais próximo= 3+1= 4* elemento (número 14)

    Portanto a MEDIANA  = (13+14)/2=13,5


    OBS: Caso  N fosse ímpar, temos no conjunto um elemento de posição central. N= (m+1)/2


ID
1196107
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conjunto de conhecimentos, comportamentos e atitudes de que uma pessoa necessita para ser eficaz em um vasto campo de atividades administrativas, em vários tipos de organizações, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Competência e habilidade são dois conceitos que estão relacionados. Ahabilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos, enquanto acompetência é mais ampla e consiste na junção e coordenação de conhecimentos, atitudes ehabilidades. Ou seja competência éo conhecimento, a habilidade e saber por em prática o conhecimento. Fica a dica. Bons estudos!

     

  • QUAL SERIA A ALTERNATIVA CERTA?

  • Alternativa E 

    Pois para ter competencia para realizaçao de uma atividade, requer conhecimento.


ID
1196110
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o método de desenvolvimento para pessoas fora do cargo.

Alternativas
Comentários
  • O método de desenvolvimento para pessoas fora do cargo: Tutoria l Letra: "A"

  • Fora do cargo: Tutoria, Mentoring e Aconselhamento


ID
1196113
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação ao planejamento de projetos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O caminho crítico é o conjunto de atividades cuja sequência representa o caminho mais longo de um projeto determinando assim  a menor duração possível para a sua realização, normalmente composta pelas atividades de menor folga.” (Peter).

    Um caminho crítico do Método do Caminho Crítico é normalmente caracterizado por uma folga total igual a zero no caminho crítico

    Fonte: http://spiderproject.com.br/caminho-critico-uma-definicao-oficial-pmbok/.

  • a) A atividade é a maior unidade de trabalho que consome tempo e recursos e que o gerente de projeto pode programar e controlar.

    Atividade: uma parte distinta e programada do trabalho executado no decorrer do projeto

    b)A folga de atividade é o período mínimo de tempo pelo qual uma atividade pode ser atrasada sem atrasar o projeto inteiro.

    Trecho não foi retirado do PMBOK, porém há bibliografias que citam: folga total - quantidade de tempo em que uma atividade pode ser atrasada sem atrasar o projeto;

    .

    c) O caminho crítico é a sequência de atividades entre o início e o fim de um projeto que leva o menor tempo para a conclusão deste.

    POLÊMICA! A meu ver o examinador fez uma confusão tremenda aqui: Segundo a definição do PMBOK: Caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível. Partindo disto, eu entendo menor duração = menor tempo, acredito que o examinador quis mencionar o tamanho mais longo, sei la, a meu ver a questão possui 2 gabaritos, embora a alternativa E esteja incontestavelmente correta; porém a alternativa C também está! ( Se cometi algum erro de interpretação por favor me mande mensagem!)

    .

    d) A folga total é o período em que a primeira data de término de uma atividade pode ser atrasada sem retardar a primeira data de início de qualquer atividade imediatamente seguinte.

    Conceito de folga livre;

    e) As atividades do caminho crítico têm folga zero. Correta *Gabarito da questão


ID
1196116
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a modalidade de licitação que é realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, e que é adequada para contratações de médio vulto.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    A tomada de preços é a modalidade entre interessados devidamente cadastrados ou que atendam às condições do edital até três dias antes da data de recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
    A tomada de preços é empregada para a contratação de objetos de vulto intermediário: até R$ 1.500.000,00, para obras e serviços de engenharia, e de R$ 650.000,00 para os demais objetos.
    Fonte: Manual de Direito Administrativo. Alexandre Mazza. 4ª Ed. 2014.
  • Gabarito letra a).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda + quaisquer interessados + oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação (maior lance ou oferta).

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns + será adotado o critério de menor preço.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei de Licitações (Lei 8.666/93).

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é antiga, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Então vejamos:

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 – Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 – Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa).

    Desta forma:                                                                  

    A. CERTO. Tomada de preços.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
1196119
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da lei que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Lei 9.784/99 - Art. 2º. A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    [...]

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;


  • A) A lei estabelece normas básicas acerca do processo administrativo somente no âmbito da administração federal direta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. ERRADA.

    Lei 9.784/99 - Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.


    C) É permitida à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. ERRADA.

    Lei 9.784/99 - Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    [...]

    Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.


    D) Um servidor ou uma autoridade pode atuar em processo administrativo desde que tenha interesse indireto na matéria. ERRADA.

    Lei 9.784/99 - Art. 9º São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser     adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.


    E) Caso já tenha sido protocolado o processo administrativo, não será possível ao interessado desistir do pedido. ERRADA

    Lei 9.784/99 - Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

  • D- art. 18, inc.I.

  • d) Um servidor ou uma autoridade pode atuar em processo administrativo desde que tenha interesse indireto na matéria.ERRADA

    Nao pode haver  interesse do servidor sob pena de violar o princ da impessoalidade


  • Letra D - Errada

     Lei 9.784/99 

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

      I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;


ID
1196122
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta dois fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme a Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "A"

    Art. 1º, CF - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • Bizu já antigo, mas vale para quem está começando: Os fundamentos são: SO - CI - DI - VA - PLU

    Soberania

    Cidadania

    Dignidade da Pessoa Humana

    Valor Social do trabalho e da livre iniciativa

    Pluralismo Político

    Bons estudos e até à nomeação.

  •  

    FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

     

     

    ---> É O PRIMEIRO ARTIGO DA CF

    ---> OS FUNDAMENTOS SÃO OS VALORES ESTRUTURANTES DE UM ESTADO

    ---> SÃO 5 :  SO - CI- DI- VA- PLU

     

     

    SOBERANIA

    CIDADANIA

    DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

    VALORES SOCIAIS DO TRABALHO

    PLURALISMO POLÍTICO

     

    #gratidao

  • Gabarito letra a).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

     

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

     

    * MNEMÔNICO PARA OS FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL = "SO CI DI VA PLU"

     

    I - a soberania; ("SO")

     

    II - a cidadania ("CI")

     

    III - a dignidade da pessoa humana; ("DI")

     

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; ("VA")

     

    V - o pluralismo político. ("PLU")

     

     

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

     

    * MNEMÔNICO PARA OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS = "CON GARRA ERRA POUCO"

     

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; ("CON")

     

    II - garantir o desenvolvimento nacional; ("GARRA")

     

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; ("ERRA")

     

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. ("POUCO")

     

     

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

     

    * MNEMÔNICO PARA OS PRINCÍPIOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS = "AINDA NÃO CONPREI RECOS"

     

    I - independência nacional; ("IN")

     

    II - prevalência dos direitos humanos; ("PRE")

     

    III - autodeterminação dos povos;("A")

     

    IV - não-intervenção; ("NÃO")

     

    V - igualdade entre os Estados; ("I")

     

    VI - defesa da paz; ("DA")

     

    VII - solução pacífica dos conflitos; ("S")

     

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; ("RE")

     

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; ("CO")

     

    X - concessão de asilo político. ("CON")

     

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômicapolíticasocial e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

     

    * MNEMÔNICO = "PESC"

     

    = POLÍTICA

     

    E = ECONÔMICA

     

    S = SOCIAL

     

    C = CULTURAL

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que represente dois fundamentos da República Federativa do Brasil. Vejamos:

    Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;   

    V - o pluralismo político.

    Mnemônico: SoCiDiVaPlu

    So – soberania.

    Ci – cidadania.

    Di – dignidade da pessoa humana.

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    Plu – pluralismo político.

    Art. 3º, CF. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    Mnemônico: Com Garra Erra Pouco

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; Com

    II - garantir o desenvolvimento nacional; Garra

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Erra

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pouco.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    Mnemônico: AInDa Não ComPreI ReCoS

    I - Independência nacional; In

    II - Prevalência dos direitos humanos; Pre

    III - Autodeterminação dos povos; A

    IV - Não-intervenção; Não

    V - Igualdade entre os Estados; I

    VI - Defesa da paz; D

    VII - Solução pacífica dos conflitos; S

    VIII - Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Re

    IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; Co

    X - Concessão de asilo político. Co

    Dito isso, vejamos as alternativas:

    A. CERTO. Soberania e pluralismo político.

    B. ERRADO. Promoção do bem-estar e erradicação da fome.

    C. ERRADO. Democracia e cidadania.

    D. ERRADO. Erradicação da miséria e pluralismo político.

    E. ERRADO. Igualdade entre os estados e dignidade da pessoa humana.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.

  • GABARITO A

    São fundamentos da republica federativa do Brasil: A SOBERANIA, A CIDADANIA, a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, os VALORES SOCIAIS DO TRABALHO E DA LIVRE INICIATIVA, o PLURALISMO POLÍTICO


ID
1196125
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o princípio orçamentário que tem por objetivo impedir a prática, muito comum no passado, da inclusão de dispositivos de natureza diversa de matéria orçamentária, ou seja, o princípio de que uma lei orçamentária só pode tratar de assuntos relacionados com a previsão da receita e a fixação das despesas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    O  princípio da exclusividade surgiu para evitar que o orçamento fosse utilizado para aprovação de matérias sem nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário, em virtude da celeridade do seu processo. Determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO). Por exemplo, o orçamento não pode conter matéria de Direito Penal. 


    Fonte: Sérgio Mendes (Estratégia Concursos)

  • GABARITO: LETRA B

    Exclusividade:

    A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira. Ou seja, dela deve ser excluído qualquer dispositivo estranha à estimativa de receita e à fixação de despesa. O objetivo deste princípio é evitar a presença de "caldas e rabilongos"

    Não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

    Este princípio encontra-se expresso no art. 165, § 8º da CF de 88: "A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa …"


ID
1196128
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a modalidade de tombamento feito a partir de um ofício do dirigente da unidade determinando a operação ou que é feito quando não é possível identificar a origem dos recursos de um bem que se encontre pelo menos há dois anos no acervo da unidade ou do órgão.

Alternativas
Comentários
  • A incorporação é a modalidade de tombamento feito a partir de um ofício do dirigente da unidade determinando a operação (este documento, por convenção, equivale ao documento de origem do bem). Um tombamento por incorporação ocorre quando não é possível identificar a origem dos recursos de um bem que se encontre pelo menos a dois exercícios (anos) no acervo da unidade ou órgão. 


ID
1196131
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade licitatória denominada pregão eletrônico é utilizada para

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.520 /2002:

    Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único.  Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.


    Lei 8.666/1993:

    Art. 22 § 5o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação

  • O examinador deseja saber quais tipos de bens podem ser adquiridos por intermédio do PREGÃO ELETRÔNICO, regulamentado pelo Decreto nº 5.450/05.

     A) INCORRETO. A modalidade de licitação utilizada para venda de bens móveis inservíveis é o leilão, e não o pregão. Consoante o art. 22, § 5 da Lei 8.666/93: “LEILÃO é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.” 

    B) INCORRETO. O pregão eletrônico não pode ser utilizado para contratar obras, nos termos do art. 6º do Decreto nº 5.450/05: “A licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, não se aplica às contratações de obras de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral.”

    C) INCORRETO. A modalidade de licitação utilizada para escolher trabalho técnico ou artístico é o concurso, e não o pregão. Consoante o art. 22, § 4 da Lei 8.666/93:CONCURSO é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.”

    De acordo com José dos Santos Carvalho Filho, “Quando faz um concurso, a Administração não pretende contratar com ninguém, ao menos em princípio. Quer apenas selecionar um projeto de cunho intelectual e a seu autor conceder um prêmio ou determinada remuneração. Com o cumprimento desse ônus pela Administração, a licitação fica encerrada.”

    D) INCORRETO. O pregão eletrônico não pode ser utilizado para alienar bens imóveis, nos termos do art. 6º do Decreto nº 5.450/05: “A licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, não se aplica às contratações de obras de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral.

    E) CORRETO. É A RESPOSTA, nos termos do art. 1º do Decreto nº 5.450/05: “A modalidade de licitação pregão, na forma eletrônica, de acordo com o disposto no § 1º do art. 2º da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, destina-se à aquisição de bens e serviços comuns, no âmbito da União, e submete-se ao regulamento estabelecido neste Decreto.”

    GABARITO: “E”


ID
1196134
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação às diferenças entre a administração pública burocrática e a gerencial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra "b".

    "O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico."

    Fonte: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,os-modelos-de-administracao-publica-patrimonialista-burocratica-e-gerencial,43523.html
  •  Resposta letra B:Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram  seus maiores objetivos