Correto.
Questão trata da teoria da expectativa de Vroom.
Expectativa : a pessoa, com base na sua própria capacidade, analisa as possibilidades e toma a sua decisão se conseguirá ou não realizar o que lhe for proposto. Se acreditar que não consegue, cria-se uma grande desmotivação antes mesmo de começar a atividade.
Quem trabalha com metas conhece muito bem esse sentimento de expectativa, a alta administração precisa saber diferenciar as metas desafiadoras, que são possíveis de serem alcançadas das metas inalcançáveis, ou melhor, alcançáveis apenas na cabeça da cúpula administrativa, que são totalmente contraproducentes para os funcionários.
Se você é ou conhece alguém que trabalha no banco, pergunte qual é o sentimento que eles enfrentam quando o gerente chega de manhã com sorriso no rosto informando a todos que hoje é o dia da “campanha de seguros”.
Instrumentalidade: é o chamado pensamento “O que eu ganho com isso?”.
Dentro de uma empresa, caso um funcionário tenha a certeza de que se realizar as atividades que lhe foram propostas conseguirá uma promoção de emprego, então ele sentirá maior ânimo em realizá-las. É por isso que a meritocracia, quando bem implantada na empresa, produz ótimos resultados, com ela, os funcionários sabem que sendo produtivos, serão recompensados.
Valor: é a balança entre os prós e contras que alguém terá ao conquistar algo.
Ex: Se eu terminar o projeto Y, receberei uma promoção. O lado positivo é que, naturalmente terei um aumento salarial, dentre outros motivadores. Já o aumento da carga horária de trabalho, e o aumento de cobranças, serão vistos como pontos negativos. Naturalmente, se os valores positivos que receberei forem maiores que os negativos, então me sentirei motivado em realizar o que foi proposto.
Teoria da expectativa (ou expectância)
Sua ideia central é de que os funcionários ficarão motivados para um trabalho quando acreditarem que seu esforço gerará o desempenho esperado pela organização e que esse desempenho fará com que ele receba recompensas da organização, que servirão para a satisfação de suas metas pessoais.
As relações que influenciam a motivação do funcionário são:
1- Relação esforço - desempenho (expectância): trata - se da crença do funcionário de que seu esforço gerará o desempenho esperado e que esse resultado será percebido pela organização em sua avaliação de desempenho;
2- Relação desempenho - recompensa (Instrumentalidade): trata - se da crença de que ao atingir os objetivos fixados para si, o funcionário receberá recompensas da organização, como remuneração variável, bônus, folgas, etc;
3 - Relação recompensa - metas pessoais (Valência): trata - se do grau em que as recompensas que o funcionário reecebe da organização servem para que ele possa atingir suas próprias metas pessoais.