SóProvas


ID
1196476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho — como atividade produtiva ontológica —, constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão.

Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.


A clínica da atividade permite o restabelecimento da saúde mental por meio da transformação da organização do trabalho, embora a angustia vivenciada não seja facilmente removível, pois se encontra relacionada a outras esferas da vida.

Alternativas
Comentários
  • A Clínica da Atividade reafirma a importância de se criar métodos que permitam ao trabalhador desenvolver sua capacidade de agir, tornando-o o principal personagem na transformação de sua própria atividade. Ao falar do real da atividade, Yves Clot, traz algo inovador, e o que este autor apresenta é uma psicologia do desenvolvimento da ação, exercida dentro do próprio campo laboral. Esta é uma clínica da ação, da transformação, e que possibilita ao trabalhador desenvolver sua capacidade de agir sobre o meio laboral e sobre si.

  • Creio que o erro esteja em dizer que sempre a angústia vivenciada será dificilmente removida, uma vez que esta é uma especificidade de quando o adoecimento no trabalho foi desencadeado e aderida a patologias individuais. 


    "Mendes e Cruz (2004) entendem que na produção de sofrimento psíquico no ambiente organizacional, o trabalho pode participar desse adoecimento de dois modos: como colaborador e como desencadeador. No primeiro, o indivíduo está exposto a uma situação que colabora para o seu adoecimento. Quando esse cenário é transformado, a integridade física, psíquica e social é restabelecida. No segundo modo, o indivíduo possui características que, somadas às situações cotidianas de trabalho, o predispõe a determinados tipos de adoecimento. Nesse caso, mesmo que o contexto de trabalho seja transformado, a angústia não é facilmente removível, visto que existem conflitos em outras esferas de sua vida. "

    http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rpot/article/viewFile/8075/405