SóProvas


ID
119788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.

Durante o psicodiagnóstico, o psicólogo deve reconhecer que a socialização das mulheres, que as conduz a assumir a responsabilidade pela vida socioafetiva da família, pode estar na origem de suas dificuldades de expressar raiva ou descontentamento.

Alternativas
Comentários
  • Essa questao refere-se à consideração da dimensão sócio-histórica no psicodiagnóstico!
  • Conforme nosso Código de Etica:

    Princípios Fundamentais

    III. O Psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade politica, econômica, social e cultural. 
  • Gostaria de indicações de literatura a respeito de gênero e psicodiagnóstico. Procurei em Silvia Lane mas não encontrei explicitamente uma explicação para esta questão. Caso alguém saiba de algum texto dela ou de outro autor que trate de gênero e psicodiagnóstico pediria que me enviasse por MP ou publicasse aqui.
    Obrigada!
  • No texto indicado por uma colega na questão seguinte, encontrei a resposta:A(o) profissional precisa estar preparada(o) para reconhecer que asmulheres   são socializadas para assumir a responsabilidade principalpela vida   sócio-afetiva da família e para afirmar valores ecomportamentos   característicos do desempenho desse papel, tais como ahabilidade de cuidar,   conectar e demonstrar emoções. Isto implica noreconhecimento da dificuldade   de lidar com expressões de raiva edescontentamento ou de necessidades e   desejos por parte da mulher; noreconhecimento dos dilemas e conflitos que   envolvem o gerar e o criarfilhos na sociedade contemporânea; no apoio para   possibilidades decrescimento da mulher fora do casamento e da família;2 Finalmente, a(o) profissional é convidada(o) a considerar oseguinte   princípio básico: nenhuma intervenção está livre de valoresassociados a   género e cada palavra e acção da(o) terapeuta terá umsignificado especial   para cada sexo. A prática clínica é portanto, umacto social, que não pode   ser separado das questões sociais que ocircundam.
    Fonte: http://www.lersemver.com/temasdiversos/A%20etica%20na%20avaliacao%20psicologica.txt

    I
    nteressante que não é uma fonte de artigo do scielo ou livro de renome.. fica difícil ter parâmetros para estudar,  né!  CESPE e suas pegadinhas desnecessárias, pois tem como fazer prova difícil cobrando de fontes mais acessíveis ao candidato!
  • "o psicólogo deve reconhecer que a socialização das mulheres......pode estar na origem de suas dificuldades de expressar raiva ou descontentamento."

    Favor indicar o autor desta frase, pois nunca vi esta fundamentação em nenhuma das abordagens psicológicas!!


  • será em relação a essa afirmação? "o psicólogo deve reconhecer que a socialização das mulheres, que as conduz a assumir a responsabilidade pela vida socioafetiva da família, pode estar na origem de suas dificuldades de expressar raiva ou descontentamento"? mas em com que base teórica?

    http://www.psicologianova.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Alyson-Barros-Psicologia-para-o-MPU-Aula-001.pdf

  • Ok, o Psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. Ou seja, como disse a colega C.S. "Essa questao refere-se à consideração da dimensão sócio-histórica no psicodiagnóstico!" Mas que linha, autor, teoria diz que: O psicólogo deve reconhecer que a socialização das mulheres, que as conduz a assumir a responsabilidade pela vida socioafetiva da família, pode estar na origem de suas dificuldades de expressar raiva ou descontentamento". Gente uma mulher não pode assumir a responsabilidade pela vida socioafetiva da família? E outra, ainda diz que a coitada da mulher pode ter dificuldades de expressar a raiva ou descontentamento? CESPE, que questão preconceituosa e machista. 

    Agora caso haja teorias sobre, gostaria muito de conhecer. 

  • Questão preconceituosa! Eu recorreria se tivesse feito este concurso. Nem a psicanálise com sua interpretação fazem uma menção tão ridícula.

  • Marquei como errado, porque diz "deve reconhecer..." achei que o certo seria "deve considerar"... reconhecer é muito preconceituoso mesmo, pois tira o direito de escolha que a pessoa teve de expressar sua raiva ou descontamento, apesar das condições sociais... enfim, acho que foi mal formulada a frase, o que fez a questão ser tão fraca e mal fundamentada. Mas entendo a banca, só que se tivesse fazendo esse concurso iria recorrer sim, porque ficou uma afirmação mal pontuada.

  • De acordo com o texto apresentado pela colega Briza, houve uma má interpretação do texto:

    "A(o) profissional precisa estar preparada(o) para reconhecer que as mulheres são socializadas para assumir a responsabilidade principal pela vida sócio-afetiva da família e para afirmar valores e comportamentos característicos do desempenho desse papel, ... Isto implica no reconhecimento da dificuldade de lidar com expressões de raiva e descontentamento ou de necessidades e desejos por parte da mulher; ...


    As mulheres são socializadas para assumir a responsabilidade da vida sócio-afetiva da família. A implicação dessa escolha (veja bem, é uma escolha) pode vir a dificultar a lida com expressões de raiva e descontentamento.


    Questão mal formulada.

  • Concordo com a colega acima.

  • Que questão preconceituosa, pessimamente formulada. "DEVE RECONHECER" é taxativo demais, não condiz com o código que orienta a CONSIDERAR questões sociais, etc